Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de março de 2014

HOMENAGEM ÀS MULHERES QUE DEFENDEM O MEIO AMBIENTE E EM ESPECIAL NOSSAS ÁGUAS









Mulheres que defendem o meio ambiente


Neste sábado, 8 de março, comemoramos a história de lutas das mulheres pela igualdade de direitos e uma vida digna. Mas queremos aproveitar a data para lembrar que muitas mulheres também estão presentes em uma outra luta: a defesa do meio ambiente.

Selecionamos algumas mulheres que fazem a diferença quando o assunto é meio ambiente. São mulheres que trabalham com projetos incríveis, como Monica Picavêa (na foto acima), que levou sustentabilidade a favelas, mulheres que compartilharam um Prêmio Nobel da Paz pelo trabalho no IPCC, como Thelma Krug e Suzana Kahn Ribeiro, entre outras. 

Claro que, quando fazemos uma lista, cometemos muitas injustiças – quantas mulheres não estão representadas aqui! Se você acha que faltou homenagear alguém, deixe seu comentário abaixo.



Maria Tereza Jorge Pádua
A engenheira agrônoma Maria Tereza Pádua é um dos nomes mais importantes quando se fala de meio ambiente no Brasil. Ela fundou a ONG Funatura, uma das primeiras ONGs ambientais do país, ainda no período de transição da ditadura para a democracia no Brasil. Atuou no IBDF, o instituto que cuidava da política ambiental antes da criação do Ministério do Meio Ambiente, e foi presidente do Ibama. Sob sua gestão, o Brasil criou um grande número de Unidades de Conservação. Atualmente, faz parte do Conselho da Fundação Boticário de Proteção à Natureza e da comissão mundial de Parques Nacionais da UICN. E, além de tudo isso, Maria Tereza ainda é uma flor: a orquídea Laelia purpurata Maria Tereza foi batizada em sua homenagem.
“Em geral, nos países mais desenvolvidos, onde se tem mais educação, cumprem-se mais as normas ambientais”
Maria Tereza Pádua, em declaração à reportagem de ÉPOCA.






Marina Silva
De origem humilde, Marina só se alfabetizou aos 16 anos. Começou sua trajetória de defesa do meio ambiente ainda no Acre, ao lado de Chico Mendes, lutando pela defesa do desenvolvimento sustentável quando poucos sabiam o que isso significava. Em sua carreira política, foi vereadora, deputada federal, senadora e ministra do Meio Ambiente entre 2003 e 2008, e colocou o tema ambiental em discussão nacional quando concorreu a presidência da República, em 2010. Marina também é reconhecida no exterior – em 2008, foi considerada pela jornal britâncio The Guardian como uma das 50 pessoas que poderiam salvar o mundo.
Suzana Kahn Ribeiro
Até 2007, o Brasil tinha uma atuação dúbia nas instâncias internacionais sobre mudanças climáticas, e se recusava a ter meta de redução de emissões. Isso mudou, e hoje o país tem papel de destaque nas negociações por um acordo climático. A grande responsável por colocar o Brasil nessa trilha é Suzana Kahn Ribeiro. Ela trabalhou à frente da Secretaria de Mudanças Climáticas, no ministério do Meio Ambiente, e conseguiu negociar com outros setores do governo a criação de um plano de metas voluntárias de redução das emissões brasileiras até 2020. Em 2010, Suzana foi eleita por ÉPOCA como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil, mas o principal prêmio veio em 2007: ela é uma das brasileiras que integra o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão que ganhou o Nobel da Paz.
“Se o Brasil, hoje, é um dos líderes mundiais nas questões climáticas, essa posição tem muito a ver com o trabalho de Suzana”




Monica Picavêa
A paranaense Monica Picavêa foi buscar melhorar o meio ambiente em um lugar que poucas pessoas se preocupam: não só no meio urbano, mas em um dos bairros mais pobres de São Paulo. Mônica implementou o projeto Transition Towns (ou Cidades em Transição), criado pelo inglês Rob Hopkins, na Brasilândia. O Transitions Towns está presente em mais de 30 países, mais em nenhum foi implementado em um bairro pobre. O objetivo do projeto é transformar ambientes urbanos em cidades sustentáveis. Os resultados são positivos: os terrenos baldios de antes agora abrigam hortas comunitárias, as nascentes de rios estão sendo revitalizadas, e as mulheres se organizam em cooperativas de costura e confeitaria para gerar renda.
Thelma Krug
Outra mulher brasileira que faz parte do IPCC, e que também foi premiada pelo Nobel da Paz em 2007, Thelma Krug merece destaque pelo seu trabalho sobre mudanças climáticas. Thelma trabalhou no Inpe, instituto que é referência em monitoramento do desmatamento da Amazônia por satélite e, no Ministério do Meio Ambiente, foi secretaria de Mudança do Clima e Qualidade Ambiental, onde criou as diretrizes brasileiras que iriam resultar no Plano Nacional de Mudanças Climáticas.
“Thelma Krug elevou a um novo patamar sua participação nos debates internacional e nacional sobre mudança do clima”
Luiz Gylvan Meira Filho, em declaração a ÉPOCA.

(REVISTA ÉPOCA - BRUNO CALIXTO - EDITORA GLOBO - MAR 2012)





 Bia Hetzel, fotógrafa e ambientalista que transformou suas fotos de baleias e golfinhos em livros infantis
Bia Hetzel nasceu no Rio de Janeiro, mas se diz paratiense de coração. Escritora, fotógrafa, editora, ambientalista e pesquisadora, passou parte dos últimos 20 anos navegando pelas baías de Paraty e da Ilha Grande, pesquisando espécies de golfinhos e baleias da região.  A autora tem mais de 15 livros publicados e uma premiada produção voltada para crianças e jovens. Sua paixão pelo meio ambiente e pela pesquisa resultou em seus dois últimos livros para adultos, um sobre o Museu Nacional e outro sobre a pré-história do Brasil.





Vânia Moreira, com um trabalho inovador de preservação nas áreas de faxinais, no Paraná. Presidente do Instituto Guardiões da Natureza ING - Depois de assumir o Conselho Estadual do meio Ambiente na sua volta Vânia Mara Moreira do Santos falou de uma grande conquista principalmente para o pequeno produtor e que também vai beneficiar o grande agricultor. Já no dia 18/01 foi publicado uma lei onde o agricultor agora vai poder trabalhar a área da Reserva Legal. Esta área é onde o agricultor tem que deixar uma faixa de mata que de 20% de toda a área trabalhada. Para isso a pessoa terá que fazer uma verbação e onde terá que procurar um engenheiro florestal ou ate ING e depois vai se fazer um plano de trabalho que vai ser enviado ao IAP e com isso pronto ai vai poder tanto plantar e derrubar dentro da área da Reserva Legal, onde ate poderá plantar eucalipto, bragatinga, mais madeiras como pinus já não pode ser plantado. Serão varias opções onde vai aumentar a intenção do agricultor preservar e assim poder também ter um lucro falou Vânia presidente do ING (Instituto dos Guardiões da Natureza) e também segurar mais o agricultor na sua localidade e de não sair pro grandes centros.




  
Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza - PROJETO OASIS SPA Fundação Grupo Boticário identificou na Região Metropolitana de São Paulo, na região da Bacia da Guarapiranga, as sub-bacias prioritárias para conservação por serem as que mais contribuem para a produção hídrica. A Fundação lançou o Projeto Oásis e iniciou a divulgação para atrair proprietários que conservaram suas áreas naturais para participar da iniciativa. 






Brenda Brito
Brenda Brito - Pesquisadora Adjunta. Advogada (UFPA). Mestre em Ciência do Direito - JSM (Universidade Stanford, EUA). Doutoranda em Ciência do Direito - JSD (Universidade Stanford, EUA).
Brenda é natural de Belém-PA e ingressou no Imazon como estagiária em 2003. Desde então, já ocupou função de Pesquisadora Assistente (2004-2008) e Vice-Secretária Executiva (2005-2007). Atualmente coordena o programa de Mudanças Climáticas e colabora no Programa de Direito e Sustentabilidade. Até abril de 2011 possuía 23 publicações relacionadas à aplicação de leis ambientais, gestão fundiária e mecanismos de redução de desmatamento e degradação florestal (REDD+) na Amazônia, áreas de pesquisa em que atua no Imazon. Seu hobby atual é se aventurar no mundo da fotografia amadora em viagens de campo. Atualmente Brenda realiza doutorado em Stanford University (EUA).




A secretária-geral do WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito, a “Ciça”, propôs seu desafio pela Hora do Planeta 2013. Ela irá plantar 50 mudas de palmito nas praças do bairro onde mora, em São Paulo, se 500 pessoas se afiliarem ao WWF-Brasil.

Ela explica a importância das pessoas aderirem ao movimento mundial de apagar as luzes. “Com um gesto simples como esse - apagar as luzes por uma hora - podemos mostrar a todo mundo que queremos mais, queremos melhor, e podemos fazer a diferença”, diz Maria Cecília.



 
Adriana Ramos, do Instituto Socioambiental,  

secretária executiva adjunta do Instituto 

Socioambiental, estudou Comunicação Social 

e atua no campo das políticas socioambientais 

há 18 anos. Coordena o grupo de trabalho de 

florestas do Fórum Brasileiro de ONGs e 

Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS) e é 

secretária executiva do Fórum Amazônia 

Sustentável.Representa o FBOMS no Comitê Orientador do 

Fundo Amazônia e é membro do Conselho Diretor do IEB–

Instituto Internacional de Educação do Brasil e do ICV–Instituto 

Centro Vida.



  

Suzana Padua, do Instituto IPÊ, Fundou, em 1992, o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), em Nazaré Paulista (SP), para a preservação do meio ambiente. A ong reúne biólogos, engenheiros, veterinários e educadores que se dedicam a pesquisas científicas e a educação ambiental. O grupo também atua na preservação de espécies ameaçadas e na conscientização de comunidades sobre os efeitos da devastação florestal
Suzana continua na presidência do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), que completou 20 anos, e implementou seus projetos em diversas regiões, como em Buri (SP), na preservação do mico-leão-preto, e no Pará, atenta à biodiversidade em terras privadas. Ganhou prêmios, dentre eles o Prêmio Mulheres mais Influentes do Brasil na categoria Ecologia, da Revista Forbes, e o Prêmio Tecnologia Social Fundação Banco do Brasil, ambos em 2005. Em 2012, o IPÊ oferece um MBA em parceria com a FIA/FEA – USP.



                  Leandra Gonçalves, do Greenpeace, 






  • Coordenadora Programa Costa Atlântica na SOS Mata Atlântica
  • coordenadora de campanha na Greenpeace
  • Bióloga na Centro de Estudos para a Conservação 
  • Marinha






Miriam Prochnow da Apremavi -  Morei e trabalhei como professora em Ibirama por 7 anos, onde ajudei a criar a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida – Apremavi, que tem sedes em Rio do Sul e Atalanta. Trabalhei também no Ministério do Meio Ambiente onde coordenei o Núcleo Mata Atlântica. Há 23 anos trabalho com desenvolvimento sustentável junto a Apremavi e por isso conheço de perto a realidade da nossa região e do nosso Estado.
Fui coordenadora da Rede de ONGs da Mata Atlântica por 16 anos, tendo sido a coordenadora geral por três anos.  A Rede congrega mais de 340 organizações ambientalistas do Brasil. Trabalho também como secretária executiva do Diálogo Florestal, uma organização que reúne empresas do setor florestal e ONGs do Brasil. Faço parte do conselho internacional do Diálogo Florestal, representando o Brasil.



Dorinha Melo, da Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste, e tantas mais! Dorinha, que é mestre em florestas urbanas, e Rita, sergipana, ex-integrante e militante do Movimento dos Sem Terra (MST) em Alagoas, se uniram em torno da mesma causa, a preservação do corredor biológico da Mata Atlântica na Região Nordeste, trabalho que incluiconscientização, educação e noções de gestão ambiental, rural e financeira nos assentamentos Dom Hélder e Che Guevara, vizinhos da Reserva Ecológica de Murici, uma área de 6.100 hectares e, segundo os biólogos da Amane, de diversidade única no planeta. A união de Dorinha e Rita não só mudou a realidade econômica e social do local como também instituiu o comando feminino nas tomadas de decisões. Hoje, também fazem parte do projeto ONGs como a Conservação Internacional (CI), o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan) e a multinacional Monsanto. 




Maria Dolores Feitosa que preside uma ong, Fundação Bernardo Feitosa - Criada pelo ambientalista Joaquim Feitosa e pela mulher Dolores, que até hoje a mantém funcionando, a Fundação Bernardo Feitosa acumula reconhecimento local e nacional - Ao longo de vinte anos de atuação a instituição teve seu trabalho nacionalmente reconhecido. O Museu Regional dos Inhamuns, do qual a FBF é mantenedora, tem sua sede no antigo prédio onde funcionava a Casa de Câmara e Cadeia municipal inaugurada em 1903, e possui um acervo de aproximadamente 3 mil peças que contam a história do Ceará desde os povos indígenas aos colonizadores, fósseis de animais pré-históricos e artefatos de cozinha dos primeiros moradores da região.



Márcia Hirota  - A Mata Atlântica é um dos biomas mais destruídos do Brasil, e hoje só resta pouco mais de 10% desse bioma. Mas se essa pequena parcela de floresta ainda existe, isso se deve ao trabalho da Fundação SOS Mata Atlântica, e sua coordenadora, Marcia Hirota. Marcia é diretora da SOS Mata Atlântica, uma das mais respeitadas ONGs na área. Seu trabalho nos alerta para o perigo de se perder o pouco que resta desse bioma. Além disso, ela também coordena o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, em parceria com o Inpe. Um trabalho fundamental, que mostra o quanto o bioma já foi desmatado, mapeia as áreas de florestas remanescentes, e é base para qualquer política de preservação no bioma.
Saiba mais: É possível evitar?



Malu Ribeiro - FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA - REDE DAS ÁGUAS 






      Izabella Teixeira - MINISTRA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE - Nascida em Brasília, Izabella Teixeira se formou em Biologia pela UnB. É mestre em Planejamento Energético e doutora em Planejamento  Ambiental pela COPPE/UFRJ.

Funcionária contratada do IBAMA desde 1985 , exerceu cargos de direção no Instituto, bem como no MMA e no Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Exerceu a condução e a gerência executiva de projetos e programas ambientais de cooperação internacional (PPG-7, PNMA, PDBG, PMACI, dentre outros). É professora de MBA e de cursos ambientais em diferentes universidades (UFRJ escola politécnica) e é especialista em avaliação ambiental estratégica. Foi subsecretária da Secretaria do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro de 2007 a 2008 e secretária-executiva do MMAde 2008 a 2010.

MULHER INFLUENTE

Deputado federal Antônio Roberto (PV-MG)

Antes que mulher, sou pássaro
Na viagem incontida de voar liberdade.
Antes que mulher, sou árvore
Criando raízes, agasalhando frutos, alimentação.
Antes que mulher, sou luta
No caminhar dos direitos
Pisar o chão, quebrar correntes.
Antes que mulher, sou história,
Guardiã das sementes, perpetuação.
Antes que mulher, sou conquista
Igualdade, trabalho, espalhação de vida.
Antes que mulher, sou flor
Na companhia feminina
Do arco-íris.
Antes que mulher
Muito antes que mulher,

Sou GENTE.




MULHERES QUE SE DESTACAM NA PRESERVAÇÃO DAS ÁGUAS DO BRASIL

No mês de março comemoramos importantes datas, como o “DIA INTERNACIONAL DA MULHER” e em seguida o “DIA MUNDIAL DA ÁGUA”. Nosso blog irá destacar até o final do mes, as mulheres atuantes e PROATIVAS em defesa das águas do Brasil.

Os diversos colaboradores e amigos, que atuam em vários segmentos ligados aos recursos hídricos foram convidados a indicar as mulheres que pelos motivos acima merecem ser reconhecidas. Algumas indicações já chegaram ao Blog e outras ainda serão enviadas nos próximos dias.

Indique você também mulheres que atuam em sua região em defesa dos recursos hídricos, enviando seus nomes, entidades onde atuam e seus e-mails para que possamos também homenageá-las.

DESTAQUES 

A) RIO GRANDE DO SUL:


CECY OLIVEIRA jornalista, Editora da Revista Digital Aguaonline que é uma publicação do Instituto Brasileiro de Estudos e Ações em Saneamento Ambiental (IBEASA) com sede à Rua Nova York, 316 – CEP 90550-070 – Porto Alegre – RS.


VIVIANE NABINGER - é a secretária executiva do Comitê Sinos praticamente desde o início das atividades. E-mail:vnabinger@terra.com.br (51) 9806.2627 - 3590.8508

NANCI GIUGNO - Engenheira Civil, METROPLAN. Especialista em Avaliação de Impacto Ambiental, Planejamento Metropolitano e Gerenciamento de Bacias Hidrográficas. Mestre em Planejamento Urbano e Regional. Foi presidente do Comitê do Lago Guaíba e coordenadora da Comissão Técnica do Comitê Gravataí. E-mail: nanci@metroplan.rs.gov.br.

- HELOISA HELENA PINHEIRO FIORI - bióloga. Atual presidente do Instituto Brasileiro de Estudos e Ações em Saneamento Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos (Ibeasa). Esta ONG é que dá suporte à Aguaonline. Quando presidiu a ABES-RS foi uma das incentivadoras de criação dos Comitês de Bacia do RGS ainda antes da Lei gaúcha (1994) e da Lei Nacional(1997). - 51.99643551.

MARIA LÚCIA COELHO DA SILVA - ex-presidente da ABES-RS. Integrou o GT que formulou a Lei de Recursos Hidricos do RGS. -51.98067716.

- ADA PICLLI - secretária executiva do Comitê Gravataí há vários anos. - 32866012.

LÚCIA MULLER SCHIMIDT - presidente do Comitê do Rio Pardo E-mail: lucia.schimidt@brturbo.com.br

ANDREA VON GROLL - premiada e homenageada pela UNESCO em 2008: A pesquisadora brasileira do RGSul, recebeu uma das 15 bolsas de estudo concedidas anualmente pela parceria UNESCO/ L’Oréal a estudantes de pós-doutorado de todo o mundo que produzem conhecimento nas ciências da vida. Celebração dos 10 anos do prêmio “As Mulheres e a Ciência”.
Equipe do Projeto Ambiental Arroio Araçá: Nosso Rio Guri – Canoas – RS

Profª Maria Inês Pacheco - Professora Articuladora do Projeto
Talina Fraga Romano Escola de Educação Infantil Cofrinho de Mel
Magda Beatriz Cargnin – Escola Estadual Gomes Jardim
Tatiana Lopes Stein -Escola Estadual Margot Giacomazzi
Marli Inês Rigo - Escola Estadual Margot Giacomazzi 
Andrea De Boni Joukoski - Escola Estadual Margot Giacomazzi
Elizabete Oliveira de Paula Fettuccia - Escola Muncipal. João Paulo I
Giani da Silva Nunes - Colégio Espírito Santo
Elinara Paschoal Lopes - Unidade de Ensino Paz - ULBRA
Maria Helena Flores - Secretaria Municipal de Educação
Maria Helena Canto - Projeto Peixe Dourado
Luciana Alfonsin - Casa de Caridade Pai Thomé
Fernanda Luchina - Casa de Caridade Pai Thomé
Adoli Basso - Paróquia Imaculada Conceição
Mara Arino - Associação Residencial Hércules
Sandra Bergamin Conter - Pastoral da Saúde
Ivonete Chiden Pereira - escritora
Natália Soares - Pastoral da Ecologia
Isabel Genelício - Quilombo Chácara das Rosas

PRESIDENTES DE COMITÊS DE GERENCIAMENTO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DO RS

Lúcia Müller Schmidt Comitê Pardo
Cléria Bitencorte Meller - Comitê Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo
Leda Famer - Comitê Tramandaí
Zuleica Souza dos Santos - Comitê Ijuí

B) BRASÍLIA:

Maria Manuela Moreira - uma grande mulher, batalhadora, criadora do SIAPREH, sistema que faz o monitoramento dos avanços da implementação do Sistema Nacinoal de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH): Maria Manuela Moreira.

Vanda Resende - diretora executiva da ONG União Planetária, que veicula informações relevantes sobre água no planeta. Um exemplo de mulher que venceu enfermidades e que se alimenta de uma maneira exemplar. Silenciosa, inteligente e perspicaz.


As mulheres Titulares, Gerentes e Assessoras da ANA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS:

MULHERES DA ANA
AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS
Área de Planejamento
Gisela Damm Forattini(61) 2109-5420Diretoragisela@ana.gov.br
Maria do Socorro Lima Castello Branco(61) 2109-5175Assessoramaria.branco@ana.gov.br
Área de Regulação




Aline Machado da Matta(61) 2109-5190Assessoraaline.matta@ana.gov.br
Eliana Adjuto Botelho(61) 2109-5106Assessoraeliana.a.botelho@ana.gov.br

Secretaria-Geral - SGE
Mayui Vieira Guimarães Scafura(61) 2109-5432Secretária-Geralmayui@ana.gov.br

Assessoria de Comunicação Social - ASCOM
Claudia Dianni(61) 2109-5103/ 9138-4898Assessora de Comunicação Socialclaudia.dianni@ana.gov.br

Superintendência de Gestão da Rede Hidrometeorológia - SGH




Eurides de Oliveira(61) 2109-5290Superintendente Adjuntoeurides@ana.gov.br
Superintendência de Fiscalização - SFI
Flávia Gomes de Barros(61) 2109-5362Superintendente
- flavia.barros@ana.gov.br



MINISTÉRIO DO MEIO

 AMBIENTE



Izabella Mônica Vieira Teixeira ( gm@mma.gov.br)
MINISTRA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE


Marília Marreco Cerqueira ( marilia.cerqueira@mma.gov.br)

Chefe de Gabinete da Ministra 


ASSESSORES ESPECIAIS DO GABINETE DA MINISTRA

Andrea Coelho de Figueiredo ( andrea.figueiredo@mma.gov.br)

Assessora

Regina Elena Crespo Gualda regina.gualda@mma.gov.br)
Assessora Especial 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (ASCOM)
Luciana Abade Silveira ( luciana.abade@mma.gov.br)
Assessora Especial Responsável

Camilla Campos Valadares ( camilla.valadares@mma.gov.br)
Chefe

ASSESSORIA PARLAMENTAR (ASPAR)
Izabella Ribeiro de Castro Xavier ( izabella.ribeiro@mma.gov.br")
Chefe

CONSULTORIA JURÍDICA (CONJUR)

Coordenação Geral de Atos, Contratos e Ajustes
Tânia Mara Arrais Monteiro ( tania.monteiro@mma.gov.br)
Coordenadora-Geral 

Secretaria de Recursos Hídricos e 

Ambiente Urbano

CHEFE DE GABINETE DA SRHU

Adriana Cristina Duarte de Almeida  Vasconcelos ( adriana.vasconcelos@mma.gov.br)

Chefe de Gabinete

Gerente de Projeto 

Claudia Monique Frank De 

Albuquerque ( claudia.albuquerque@mma.gov.br)

DEPARTAMENTO DE AMBIENTE URBANO (DAU)

Zilda Maria Faria Veloso  ( zilda.veloso@mma.gov.br)

Diretor

Gerente de Projeto

Sabrina Gimenez de 

Andrade ( sabrina.andrade@mma.gov.br )

C) RIO DE JANEIRO:

MARILENE RAMOS - PRESIDENTE - INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE (INEA) - 
Marilene Ramos é engenheira civil e doutora em Engenharia do Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ. Em junho de 2008 assumiu o cargo de Secretária do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro. Como ênfase da sua atuação pode-se destacar o lançamento do Pacto pelo Saneamento e a instalação do Instituto Estadual do Ambiente, que passou a presidir no início do ano de 2011.

DENISE MARÇAL RAMBALDI - Vice-presidente do inea - rj
Participou da criação e do desenvolvimento da Associação Mico-Leão-Dourado
Engenheira Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, Bacharel em Direito pela Universidade Grande Rio e Mestre em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense. Tem dedicado sua carreira à proteção e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica desde a década de 80, quando foi contratada pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais e atuou como Diretora do Parque Estadual de Ibitipoca e contribuiu com o planejamento do Parque Estadual do Rio Doce, ambos em Minas Gerais.

ANA CRISTINA RANGEL HENNEY - Diretora de Licenciamento Ambiental DO INEA RJ - Graduada em Química Industrial pela Universidade Nuno Lisboa (1979), em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (1983) e Engenharia Sanitária pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984). Especialista em Sistemas de Destinação de Resíduos Industriais Perigosos, na República Federal da Alemanha 

Berta Becker - 

Raquel Almeida - Volta Redonda, RJmailto:rcalmeida@gmail.com BLOG "ÁGUA DONA DA VIDA"
http://aguadonadavida.blogspot.com/


Vera Lúcia Teixeira
 - ONG "O Nosso Vale! A Nossa Vida"mailto:veluciateixeira@yahoo.com.br


Rita Souza - ONG EDUCA Mata Atlânticamailto:educa.matatlantica@gmail.com

Fátima Casarin - já esteve em várias instituições que trabalham com RH Coordenação da Secretaria Executiva - CERHI. Conselho Estadual de Recursos Hídricos (RJ)http://www.serla.rj.gov.br/cerhi/membros.asp

Ana Paula Politano Sant’ana - Vice-Diretora Projeto Piabanha - http://www.projetopiabanha.org.br/

Drª Gecy Cândida da Silva - advogada, escritora, poetisa, membro de várias Entidades literárias no Rio de Janeiro e no Brasil, Diretora do Departamento de Meio Ambiente do nosso InBrasCI e que durante a vida inteira, por conta própria, batalhou pela preservação de nossos rios; qualquer homenagem a ela será sempre pequena em relação à tanto que ela já labutou pela preservação de nossas águas e outras questões ambientais mais.

D) SÃO PAULO:


PROFª AMYRA EL KHALILI - idealizadora da oficina "Dança pela água em missão de PAZ!" realizada com mulheres de diversas comunidades brasileiras. É também economista, fundadora e idealizadora do Projeto BECE (Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais) e fundadora do Movimento Mulheres pela P@Z!


MALU RIBEIRO - Fundação SOS Mata Atlântica - jornalista, coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica

ROSE ATUATI - Organizadora e Diretora do Instituto Águas da Prata – IAP – Campos do Jordão – SP e da ONG Juvenil “MINGAU” – participa de várias organizações da sociedade civil como representante nas comissões em Brasília

ADRIANA PRESTES – Educadora Ambiental do Instituto Águas da Prata – realiza projetos de Educação Ambiental no CBH-SM e nas escolas de Campos do Jordão em parceria com o INPE nas técnicas de sensoriamento remoto.

ROSA MARIA MANCINI - Coordenadora de Recursos Hídricos - Secretaria de Meio Ambiente - SMA - Organizadora e ex- Secretaria Executiva do CBH-Litoral Norte de São Paulo




DILMA SELI PENA
Presidente da SABESP (SP) - EX-Secretária Estadual de Saneamento e Energia de S. Paulo - Entre diversos e importantes cargos ocupados, foi diretora da Agência Nacional de Águas, na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. É presidente do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Saneamento. Dilma Pena tem vários artigos, textos e livros publicados nas áreas de saneamento, recursos hídricos, energia e planejamento.

MARIA EMÍLIA BOTELHO
Secretária Executiva do Comitê de Bacias Hidrográficas Alto Tietê - SP Assesora de Gabinete da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de S. Paulo

SURAYA DAMAS OLIVEIRA MODAELLI 
Secretária Executiva Adjunta do Comitê de Bacias Hidrográficas do Médio Paranapanema e também do CBH Aguapeí e Peixe
Secretária Executiva do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas e Secretária Executiva do Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas
Engenheira Cívil - Depto. de Águas e Energia Elétrica - DAEE

MARLI APARECIDA REIS MACIEL LEITE Secretária Executiva – CBH-Paraíba do Sul, Engenheira Civil, Engenheira VI Resp. p/ Diretoria da BPB, Depto. de Águas e Energia Elétrica - DAEE 




PROFa. CLARICE VILLAC - educadora da cidade de Campinas (SP), poetisa, escritora, tradutora, blogueira e ambientalista, participa da equipe do Blog SOSRiosBr como produtora de conteúdos e editora voluntária






PROFa. IVANA DE NEGRI -
Piracicabana, professora, integrante da Academia Piracicabana de Letras (cadeira no 33), do Centro Literário de Piracicaba (CLIP) e do Grupo Oficina Literária de Piracicaba (GOLP).
 Possui mais de 70 premiações em diversos concursos literários de vários estados brasileiros.Tem obras publicadas em mais de 30 antologias de contos, crônicas e poesias.Escreve a página literária semanal “Prosa e Verso” há 13 anos na Tribuna Piracicabana.
Escritora, poetisa, blogueira, defensora dos animais, ambientalista, blogueira, participa da equipe do Blog SOSRiosBr como produtora de conteúdos e editora voluntária

E) SANTA CATARINA:

LÚCIA GOMES VIEIRA DELLAGNELO - Secretária-adjunta de Meio Ambiente de SC -  natural de Florianópolis, é mestre em Educação Internacional e doutora em Educação e Desenvolvimento Humano pela Universidade de Harvard (EUA). Foi fundadora do Instituto Comunitário Grande Florianópolis - Icom e, atualmente, preside o conselho desta instituição.

ANA ECHEVENGUÁ - advogada ambientalista, coordenadora do programa Eco&Ação, presidente da ong Ambiental Acqua Bios e da Academia Livre das Águas, e-mail: ana@ecoeacao.com.br, website:http://www.ecoeacao.com.br/

F) MINAS GERAIS:

PATRÍCIA BOSSON - Representante do setor usuário em Câmaras Técnicas do CNRH

PATRÍCIA SARTINI E MARIA MARGARIDA FERREIRA - Autoras do livro Gente Cuidando das Águas, facilitadores do Movimento de Cidadania pelas Águas em MG.




 
G - GOIÁS

HELENA BERNARDES - Defensora das Nascentes do Rio Piracanjuba - 

SOS NASCENTES

Nascentes do Rio Piracanjuba - 8 km do DAIA, Anápolis-GO








AJUDE-NOS A LOCALIZAR E 

HOMENAGEAR OUTRAS 

MULHERES BRASILEIRAS QUE 

DEFENDEM NOSSAS ÁGUAS !

   (Email: sosriosdobrasil@yahoo.com.br)

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br