Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de novembro de 2013

A 2a. TRANSPOSIÇÃO DO RIO PARAÍBA DO SUL ESTÁ MOVIMENTANDO AMBIENTALISTAS E AUTORIDADES


05/11/2013 


Transposição do Rio Paraíba do Sul é 




discutida em Volta Redonda, RJ


Ambientalistas alegam que obra pode causar impactos ambientais.
Projeto é visto como alternativa para suprir abastecimento de São Paulo.


Ambientalistas, autoridades e lideranças da região Sul do Rio de Janeiro se reuniram nesta terça-feira (5) em Volta Redonda, RJ. Eles discutiram alternativas para um projeto do governo do Estado de São Paulo que pretende captar água do Rio Paraíba do Sul para abastecer a região metropolitana da capital paulista. O estudo estipula a retirada média de até 1,45 metros cúbicos de água por segundo do reservatório de Jacareí (SP) e de cerca de 4,69 metros cúbicos de Guararema (SP). "Vai criar um impacto muito grande para o estado do Rio de Janeiro, porque quem abastece sobretudo a cidade do Rio de Janeiro é o Rio Paraíba do Sul, na primeira transposição que é feita em Barra do Piraí [RJ]", disse o secretário do Movimento Ética na Política, José Maria da Silva.
Ambientalistas argumentam que a retirada pode causar impactos ambientais no Sul do Rio de Janeiro. Eles alegam que o abastecimento será prejudicado, já que seria reduzida a quantidade de água que chega à região. "Isso vai ser crítico, muito crítico. Considerando que está aumentando a população, está aumentando as indústrias, no último estágio do pré-sal, com certeza [a água] vai faltar", enumerou o ambientalista João Thomaz da Costa.
Segundo especialistas, a transposição vai diminuir o leito do rio. Além disso, a topografia acidentada poderia contribuir para o problema. O risco afetaria outras localidades como parte do Vale do Paraíba Paulista, a capital do Rio de Janeiro e algumas cidades do Sul de Minas Gerais.

Alternativa é recorrer ao Ministério Público, diz José Maria
O projeto foi criado em 2008, mas com a manifestação contrária de governantes e movimentos sociais, ficou adormecido durante um período. Segundo o secretário do Movimento Ética na Política, existem outros projetos que poderiam suprir as necessidades de São Paulo sem afetar os estados vizinhos.
"Retirar uma carta para que o Ceivap [Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul] tome uma medida juntamente com o Ministério Público e outros orgãos da federação para evitar que este projeto venha prejudicar toda comunidade do Vale do Paraíba", sugeriu José Maria da Silva.
G1




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. 0 pior de tudo é que o povo que será prejudicado não está nem aí para o problema. Quando estiver faltando água nas residências já será tarde demais. Acorda gente!
    Tania Aquino - Volta Redonda/RJ

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br