Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de novembro de 2013

BARRAGEM DE SANTA MARIA DA SERRA, NO RIO PIRACICABA PERMITIRÁ AMPLIAR HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ EM 55 KM


O EIA-RIMA prevê a utilização da área para várias aplicações

O Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, órgão ligado a Secretaria Estadual de Logística e Transportes, protocolou nesta sexta-feira, 01,  na Cetesb, o EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental/ Relatório de Impacto no Meio Ambiente) para a obra de aparelhamento múltiplo de Santa Maria da Serra, no rio Piracicaba. 

A construção desta barragem permitirá ampliar a navegação da hidrovia Tietê-Paraná em 55 quilômetros até os distritos de Artemis e Anhembi, na região de Piracicaba, em São Paulo, que proporcionará um aumento de 200 km de Conchas até Salto no Rio Tietê. 
 
As obras da barragem de Santa Maria da Serra deverão estar concluídas em 2016. Ao ser finalizada, terá capacidade para transportar 18 milhões de toneladas de produtos até Artemis. 
 
O EIA-RIMA prevê a utilização da área para várias aplicações: entretenimento, lazer, turismo e transporte de cargas. O estudo foi elaborado pelo consórcio Themag/Ebei/Vetec/Umah, grupo vencedor responsável também pela atualização do projeto básico e a licitação do projeto-executivo. 
 
O início das obras da barragem de Santa Maria da Serra está previsto para o segundo semestre de 2014. Os trabalhos desta etapa estão orçados em R$ 17.754.701,86, com prazo de execução de 20 meses. 
 
HIDROVIA - A obra da barragem de Santa Maria da Serra terá uma estação de geração de energia elétrica e vai permitir a ampliação de um ramal da Hidrovia Tietê-Paraná até Ártemis, onde está prevista a construção de um terminal portuário. O sistema hidroviário Tietê- Paraná possui 2.400 quilômetros de vias navegáveis de Piracicaba e Conchas (ambos em São Paulo) até Goiás e Minas Gerais (ao norte) e Mato Grosso do Sul, Paraná e Paraguai (ao sul). Liga cinco dos maiores estados produtores de soja do País e é considerada a Hidrovia do Mercosul. No trecho paulista a hidrovia conta com 800 quilômetros de vias navegáveis, 10 reservatórios, 10 barragens, 23 pontes, 19 estaleiros e 30 terminais intermodais de cargas.Fonte: http://www.folhadesaopedro.com.br
 

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br