Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de novembro de 2013

COMUNIDADE INTELIGENTE: DE LIXO NOS RIOS A ENFEITES DE NATAL (II) - GRAMADO (RS)

Turismo
Decoração de Natal nasce de garrafas PET
por Redação GramadoSite
em 01/11/2007
Turismo
Decoração de Natal nasce de garrafas PET
por Redação GramadoSite
em 01/11/2007
Turismo
Decoração de Natal nasce de garrafas PET
por Redação GramadoSite
em 01/11/2007

Lixo para uns, artigo de luxo para outros. As garrafas PET já ganharam as passarelas do mundo fashion, na onda da “moda ecologicamente correta”. Também são muito usadas na produção de móveis, como cadeiras, pufs e sofás.

Em Gramado, 1,5 milhão de garrafas do tipo PET - Politereftalato de Etila (aquelas garrafas plásticas de dois litros de refrigerantes ou água) têm um destino diferente. Recolhidas pela comunidade durante o ano todo, elas voltam às ruas no Natal, transformadas em objetos de decoração.


A idéia de reaproveitar garrafas PET surgiu no Natal Luz de 2003, quando foram produzidos os primeiros objetos: pingüins e enormes bolas que decoravam as árvores na Praça Major Nicoletti e na Praça das Comunicações.

Para incentivar o recolhimento foi criada uma campanha nas escolas da cidade na qual os estudantes que conseguem recolher o maior número de garrafas PET recebem bicicletas como prêmio. Na medida em que a arrecadação aumenta, a criatividade para a criação de novos artigos também cresce. Hoje é impossível dissociar o Natal de Gramado das garrafas PET.

A cada edição a comissão organizadora apresenta idéias e a equipe começa o trabalho de criação. Mas o grupo também tem liberdade para sugerir, inventar e assim os objetos vão nascendo. “A gente não vê a hora de colocar as peças nas ruas. A parte mais gratificante desse trabalho é quando conseguimos concluir aquilo que a gente quer, que é ver a cidade bonita”, revela a coordenadora.

Turismo
Decoração de Natal nasce de garrafas PET
por Redação GramadoSite
em 01/11/2007



TRANSFORMAÇÃO

Na decoração do Natal Luz de Gramado são utilizadas cerca de 1,5 milhão de garrafas PET. Uma parte delas é reaproveitada das edições anteriores. Cada garrafa fica na decoração em média três anos. Quando o material está muito danificado é encaminhado para o processo químico de reciclagem.

Mas o caminho percorrido pelas garrafas é longo. Elas chegam ao barracão do Natal Luz (instalado junto a Secretaria de Obras) sujas e descuidadas. Ali começa a grande transformação para torná-las guirlandas, flores, bolas, abajures, festões, lustres, pingentes e castiçais de tamanhos e formatos variados, nas cores verde, vermelho e dourado. Para cada objeto, a garrafa recebe um corte diferente. Depois ela segue para a máquina serrafita, onde o fundo é retirado. O processo seguinte é o da moldagem com fogo, que dá formas variadas para cada garrafa. A montagem leva arames e a pintura é feita com uma pistola compressora, que borrifa a tinta acrílica. A secagem é rápida, leva cerca de dez minutos.




Numa caminhada pela ruas de Gramado - seja à noite ou durante o dia - é possível conferir toda a beleza dos adornos feitos com garrafas PET. Esta graciosa decoração é resultado de um trabalho de consciência ecológica, onde todos estão voltados para o bem comum: neste caso, uma cidade muito mais bonita, preservada e enfeitada para o Natal. Aprecie!

Visite GRAMADO SITE e saiba mais

NATAL LUZ EM GRAMADO


SE A SUA CIDADE ESTÁ ENTRE AS COMUNIDADES INTELIGENTES QUE USAM AS GARRAFAS PETs PARA FAZER ENFEITES NATALINOS, ENVIE UM RELATO COM FOTOS E/OU VÍDEOS PARA DIVULGÁ-LA AQUI NO BLOG

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br