Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de novembro de 2013

CONDIÇÕES DE NAVEGAÇÃO NOS RIOS MADEIRA E TOCANTINS SERÃO DEBATIDAS EM SIMPÓSIO

Hidrovia Rio Madeira - Foto: http://www.portalrondonia.com

Simpósio vai discutir viabilidade de navegação nos rios Madeira e Tocantins

EM 07 DE NOVEMBRO DE 2013 
Evento em Brasília apresentará as condições de navegação. Simpósio acontecerá na próxima terça-feira, 12.
Desenvolver a matriz hidroviária no Brasil é uma necessidade urgente. Para dar sequência na discussão deste tema, será realizado em Brasília, na próxima terça (12), o II Simpósio de Hidrovias Brasileiras, que vai discutir a importância deste modal de transporte para o país, as condições de navegação na hidrovia do Rio Madeira e hidrovia do Tocantins. Esta edição do simpósio é realizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), e conta com o apoio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Movimento Pró-Logística.
 
A hidrovia é o caminho mais barato para o escoamento da produção agrícola do país, mesmo assim, de acordo com a Antaq, as hidrovias transportam apenas 4% das cargas nacionais. O país tem 63 mil quilômetros de rios. Destes, 43 mil são navegáveis, mas 27,5 mil ainda não têm sido efetivamente utilizados.
 
O simpósio será dividido em dois grandes painéis, que vão discutir as condições de navegação das hidrovias dos Rios Madeira e Tocantins. De acordo com a Aprosoja, o controle da água das hidrelétricas Santo Antônio e Jiral, em Porto Velho (RO), tem dificultado a navegação no Rio Madeira. 
 
Neste ano, a hidrovia do Rio Madeira deve transportar cerca  quatro milhões de toneladas, esse número poderia ser maior se não fosse a oscilação do volume de água no tempo da seca.
 
Outra opção de economia no escoamento da safra de grãos é a utilização da hidrovia do Rio Tocantins. A região do Vale do Araguaia e o estado do Pará seriam diretamente beneficiados com esta saída para os portos do norte. Para viabilizar esse procedimento, será preciso realizar o derrocamento (remoção das pedras para viabilizar a navegação) do Pedral do Lourenço, assunto que será discutido neste simpósio.
 
O simpósio começa às 9h, e será realizado na Antaq, em Brasília.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br