Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de novembro de 2013

FAÇA DOWNLOAD GRÁTIS DO LIVRO: "PLANTAR, CRIAR E CONSERVAR: UNINDO PRODUTIVIDADE E MEIO AMBIENTE"


Livro 'Plantar, Criar e Conservar: unindo produtividade e meio ambiente'

Livro ‘Plantar, Criar e Conservar: unindo produtividade e meio ambiente’ está disponível para download

Publicado em novembro 5, 2013 por 

Produzir alimentos, carne, madeira e fibras de maneira sustentável tornou-se uma necessidade e é um dos grandes desafios do setor agropecuário brasileiro. Uma publicação lançada pelo Instituto Socieambiental (ISA) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa mostra que é técnica e economicamente possível produzir sem destruir os recursos naturais. O livro “Plantar, Criar e Conservar: unindo produtividade e meio ambiente” reúne textos que apresentam de maneira simplificada e didática formas de se planejar uma propriedade adequando-a ambientalmente.
A publicação, disponível gratuitamente para download, foi organizada por Natália Guerin e Ingo Iserhagen e contou com apoio da Usaid. Os sete capítulos foram escritos por pesquisadores da Embrapa, técnicos do ISA e parceiros. Eles apresentam experiências acompanhadas pelas instituições em Mato Grosso. As ilustrações e imagens utilizadas ajudam na apreensão do conteúdo. Além disso, o livro traz sugestões de fontes complementares de conhecimento sobre os temas abordados.
Conteúdo

O primeiro capítulo de “Plantar, Criar e Conservar: unindo produtividade e meio ambiente” apresenta a legislação ambiental vigente e aborda os conceitos e regras para a adequação das propriedades. Na sequência, o leitor conhecerá técnicas de restauração ecológica de áreas de preservação permanente (APP) e reserva legal (RL), bem como formas de conservação do solo e dos recursos hídricos.
Nos capítulos seguintes o livro traz um passo a passo para a adoção de modelos de produção sustentáveis. Um deles é a integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) que permite a produção de diferentes produtos em uma mesma área, gerando maior produção por área, diversificação de produtos, melhor aproveitamento dos recursos naturais e maior segurança para o produtor. Neste capítulo, além de introduzir o sistema produtivo, são apresentados exemplos de fazendas que já adotam a iLPF em Mato Grosso.
A publicação também mostra as boas práticas em manejo de pastagem, que contribuem para aumento da produtividade da pecuária e para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Nos dois últimos capítulos, o livro traz informações sobre duas importantes alternativas de complementação de renda para o produtor e que vem ganhando destaque na produção agropecuária nacional: a apicultura e a piscicultura.
Como adquirir

O livro “Plantar, Criar e Conservar: unindo produtividade e meio ambiente” está disponível gratuitamente em formato digital. Interessados podem acessá-lo e fazer o download no site.
Texto de Gabriel Faria, da Embrapa Agrossilvipastoril, publicado pelo EcoDebate, 05/11/2013


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br