Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de novembro de 2013

GAÚCHOS DE QUATRO CIDADES PROTEGEM SUAS ÁGUAS DE MEDICAMENTOS VENCIDOS...



Preservômetro – um índice que permite ao consumidor acompanhar quanto foi recolhido e quais os benefícios dessa coleta para o meio ambiente.

UMA EXCELENTE IDEIA PARA SER SEGUIDA:

Droga Raia recolhe 1 tonelada de medicamentos vencidos

"Cada quilo de medicamento descartado de maneira incorreta pode contaminar 450 mil de litros de água"

Moradores de Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo e Porto Alegre coletaram, desde o início do programa Descarte Consciente, em dezembro de 2011, mais de uma tonelada de resíduos pela rede Droga Raia.

O programa tem como objetivo estimular a prática do descarte correto de medicamentos vencidos ou em desuso reduzindo o seu impacto no meio ambiente e na saúde pública. Para descartar, basta levar o item a uma das lojas da Droga Raia e realizar o descarte na estação, que conta com três coletores: um para pomadas e comprimidos, outro para líquidos e sprays e o terceiro para caixas e bulas, que devem ser rasgadas antes do descarte.

Desde sua implementação, em novembro de 2010, o programa coletou mais de 39 toneladas de medicamentos em 231 estações coletoras posicionadas em 90 municípios e sete Estados do País, onde a Droga Raia está presente. De acordo com Cleber Bernardes, farmacêutico responsável pelo Programa Descarte Consciente e vice-coordenador da Comissão Assessora de Resíduos e Gestão Ambiental do CRF - SP, “a iniciativa visa a estimular a população a praticar o descarte correto de medicamentos, a fim de reduzir o impacto no meio ambiente e na saúde pública”.

Cada quilo de medicamento descartado de maneira incorreta pode contaminar 450 mil de litros de água, além do risco de consumo indevido por pessoas que eventualmente tenham acesso ao produto descartado.

As estações de recolhimento geram informações online sobre o volume total de resíduos acumulados. Os dados registrados serão usados para a elaboração do preservômetro – um índice que permite ao consumidor acompanhar quanto foi recolhido e quais os benefícios dessa coleta para o meio ambiente.

Para acompanhar quanto está sendo coletado basta acessar o site 


www.descarteconsciente.com.br

Fonte:  http://www.aguaonline.com.br/

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br