Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de novembro de 2013

PESCADORES DO MATO GROSSO SÃO BENEFICIADOS COM SEGURO DEFESO


Crédito: Ilustração















8,5 mil pescadores devem ser beneficiados com seguro defeso em Mato Grosso

EM 07 DE NOVEMBRO DE 2013 AS 09H45
Desde outubro, aproximadamente, 5,5 mil requerimentos já foram solicitados por pescadores no Estado. O número representa cerca de 64,70% do total previsto pelo órgão.

A Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso (SRTE-MT) lança a campanha do seguro defeso aos pescadores durante a época da piracema. A estimativa é de que pelo menos 8,5 mil trabalhadores sejam beneficiados pelo seguro. Desde outubro, aproximadamente, 5,5 mil requerimentos já foram solicitados por pescadores no Estado. O número representa cerca de 64,70% do total previsto pelo órgão.
 
Criado para auxiliar pescadores, que durante os meses em que prevalece a piracema não podem pescar nos rios de Mato Grosso, o seguro desemprego é uma assistência financeira temporária. No Estado, a piracema começou no dia 1º de novembro na bacia do rio Araguaia, e nesta terça-feira (05) nas bacias do rio Amazonas e Paraguai. A proibição para pescar nestes rios vai até o dia 28 de fevereiro de 2014.
 
Desde o último dia 07 de outubro, os trabalhos de triagem e recepção dos requerimentos do benefício tiveram início em diversas colônias de pescadores de municípios do interior de Mato Grosso. A previsão de pagamento da primeira parcela do seguro é no dia 5 de dezembro, para trabalhadores das bacias do rio Amazonas e Paraguai, e dia 1º de dezembro para aqueles do rio Araguaia. Até 2014, outras três parcelas ainda serão pagas aos pescadores.
 
Além de incluir os beneficiados no seguro, a SRTE-MT está atuando também na divulgação de informações a respeito do programa, com a distribuição de cartilhas nas colônias de pescadores. Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso, Valdiney Antônio de Arruda, explica que a cartilha traz todos os dados necessários para que os trabalhadores tenham conhecimento de seus direitos sobre o seguro. 
 
“Respondemos as principais dúvidas dos pescadores com informações atuais. Na cartilha eles terão acesso às novidades deste ano e do próximo sobre o seguro, além das datas de início e fim dos pagamentos. Outro item da cartilha é o calendário de visitas às colônias de pescadores. Com isso, eles saberão quando a SRTE estará passando pelos locais”, acrescenta Arruda.
 
Distribuídas nas colônias de pescadores em todo o Estado, as cartilhas estarão disponíveis também na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso (SRTE-MT), localizada no bairro Porto, em Cuiabá. Fonte: http://www.expressomt.com.br/matogrosso

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br