Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de novembro de 2013

PROLAGOS INAUGURA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE REÚSO EM BÚZIOS (RJ)


Prolagos_ETAR_Buzios_Convite-01
Prolagos opera pioneira Estação de Tratamento de Água de Reuso do Estado do Rio em Búzios
ETAR tem capacidade de produzir mais de dois milhões de litros de água por mês

São Pedro da Aldeia (RJ), 06.11.2013. O Estado do Rio de Janeiro conta com a primeira Estação de Tratamento de Água de Reuso (ETAR) no setor do saneamento básico com nível terciário, que representa o estágio máximo de tratamento de esgoto. Desenvolvida pela Prolagos – Concessionária de Água e Esgoto do Grupo Equipav –, a estação, que funciona em fase de pré-operação, está localizada na cidade de Armação dos Búzios, um dos principais destinos turísticos do Brasil, e possui capacidade para produzir mais de 2 milhões de litros de água de reuso por mês. A inauguração oficial está prevista para o dia 11 de novembro, às 10h. 

Parte da água produzida pela estação já atende, diariamente, ao Campo de Golfe de Búzios.  São cerca de 40 mil litros de água de reuso por dia, utilizados para a irrigação da grama diferenciada, que requer uso de água com alto nível de potabilidade. O local será palco dos treinos da modalidade esportiva para os jogos olímpicos de 2016.

A Estação de Tratamento de Reuso, além de sustentável, gera outros benefícios ambientais, como a diminuição do consumo dos recursos hídricos naturais e a redução do volume do efluente (esgoto tratado) lançado no meio ambiente. Conforme legislação ambiental, a água de reuso deve ser utilizada na irrigação de jardins, em indústrias e outros fins secundários,  ou seja, não pode ser destinada para o consumo humano. O investimento para a implantação da Estação de Água de Reuso foi deliberado pela Agenersa (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro)

Na ETAR, o efluente (esgoto tratado) que vem da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Búzios é submetido a um polimento, que consiste em três etapas: filtração, ultrafiltração e osmose reversa - para remover as impurezas.  

Tecnologia avançada no tratamento dos efluentes

Com tecnologia pioneira no Estado do Rio de Janeiro, a ETAR recebe os efluentes da ETE Búzios, que no primeiro estágio de tratamento passa por filtros de areia, que fazem a remoção inicial dos resíduos.

No segundo estágio, a ETAR realiza a o polimento dos efluentes com uso da tecnologia avançada das membranas de filtração, muito comum nos países europeus e da América do Norte. Nesta etapa, chamada de ultrafiltração, as membranas com poros, cujo tamanho é 100 mil vezes menor que um milímetro, remove sólidos suspensos, algumas bactérias e vírus.          

O processo do tratamento é finalizado com a osmose reversa, último estágio de filtração por membranas. Nesta fase, ao atravessar os microporos, cujo tamanho é de um milhão de vezes menor que um milímetro, são removidos os sólidos dissolvidos, como sais, outros vírus e bactérias, que não foram retirados na etapa anterior. Após estes processos, se obtém água doce com características similares à água potável.

Serviço
Evento: Inauguração da Estação de Tratamento de Água de Reuso (ETAR)
Data: 11/11/2013, às 10h.
Local: Estrada Cabo Frio-Búzios, s/nº, bairro São José – Búzios.


PARABÉNS À "PROLAGOS" PELA INAUGURAÇÃO DA PRIMEIRA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE REUSO (ETAR) NO SETOR DE SANEAMENTO BÁSICO NO NÍVEL TERCIÁRIO.   QUE OUTRAS CONCESSIONÁRIAS SIGAM SEU EXEMPLO NO BRASIL!

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br