Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de março de 2014

NÍVEL DO CANTAREIRA VOLTA A SUBIR E SABESP FABRICA BOMBAS PARA EXTRAIR ÁGUAS DO VOLUME MORTO

              Sistema Cantareira volta a subir - foto G1 - Globo.com


Após quedas, nível do Cantareira sobe pelo 2º dia consecutivo

Volume do sistema subiu 0,1% entre sábado (8) e domingo (9). Situação é crítica desde fevereiro por causa da falta de chuvas.
 
09/03/2014 10h32 - Atualizado em 09/03/2014 10h32

Do G1 São Paulo

O nível do sistema Cantareira voltou a ter uma leve melhora neste domingo (9) por causa das chuvas do fim de semana. Ele chegou a 16,1%, ainda crítico e um dos menores da história. Na sexta-feira (7), as represas do sistema atingiram o volume de 15,8%, o mais baixo já registrado, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

É o segundo dia que o nível sobe um pouco. Entre sexta-feira (7) e sábado (8), as represas tiveram 36,1 mm de chuva e o índice chegou a 16%. De sábado para domingo, foram 9,2 mm de chuva. Com isso, a pluviometria acumulada em março é de 92,8 mm. A média histórica para todo o mês é de 184,1 mm.

Recordes negativos
O Sistema Cantareira acumula uma sequência de recordes negativos desde 3 de fevereiro, quando atingiu 21,7%. Na ocasião, a Sabesp informou que o índice era o pior em 10 anos e decidiu oferecer desconto para economia de água. As chuvas recentes na região dos reservatórios do Cantareira não foram suficientes para estabilizar o sistema.

O governo do estado anunciou na semana passada que parte da água dos sistemas Alto Tietê e Guarapiranga será utilizada para compensar a queda na produção do Cantareira. Além disso, sofrera redução o volume diário de água retirado das repressas do sistema.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) diz que as medidas, aliada à intensificação na campanha pelo uso racional da água, serão suficientes para garantir o fornecimento e evitar racionamento.

Redução da vazão do Sistema
Por causa do baixo nível, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) determinaram uma redução da vazão do sistema Cantareira de 30 metros cúbicos por segundo para 27.9 metros cúbicos por segundo a partir da segunda-feira (10) para a região metropolitana de São Paulo.

A Sabesp informou, em nota, que seguirá a determinação da ANA e do DAEE de reduzir a retirada de água do Sistema Cantareira. A medida será adotada assim que a companhia for notificada e dentro das condições que forem estabelecidas, segundo a Sabesp.

A secretaria estadual de Saneamento e Recursos Hídricos afirma que, em 60 dias, a Sabesp estará pronta para utilizar o chamado "volume morto" dos reservatórios do Jacareí e Atibainha. O volume morto é um reservatório de 400 milhões de metros cúbicos no sistema Cantareira que nunca foi utilizado porque o sistema de bombeamento não chegava a essa profundidade.

A Sabesp diz que 17 bombas para a captação dessa água já estão sendo fabricadas. O investimento previsto é de R$ 80 milhões. Ainda segundo a empresa, as "obras civis" começam na próxima semana.

Saiba como economizar

Para economizar, a Sabesp recomenda que o consumidor adote algumas atitudes diárias. Veja abaixo:

- tome banhos rápidos e feche a torneira ao ensaboar;
- lave a louça de uma vez e feche a torneira ao ensaboar;
- não lave a calçada e o quintal, use a vassoura;
- ao lavar o carro, use um balde;
- acumule roupas para lavar na máquina de uma vez só;
- deixe a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer barba.

Outro fator que colabora para o desperdício de água são os vazamentos. A Sabesp disponibiliza um curso gratuito que ensina práticas simples para identificar possíveis problemas em instalações hidráulicas. O programa é aberto ao público em geral e é ministrado nos períodos da manhã e tarde.

Os participantes recebem uma cartilha explicativa ilustrada e um certificado de conclusão. Quem se interessar deve procurar a regional da Sabesp mais próxima de sua residência.

Fonte: http://www.cliptvnews.com.br/mma/amplia.php?id_noticia=44113

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br