Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de março de 2014

Rio Acre em Assis Brasil sobe mais de cinco metros em 24h

Rio atinge marca de 11,26 metros e fica a 4 cm da cota de alerta.

'É comum', diz comandante da Defesa Civil Estadual sobre subida rápida.

Rio Acre sobe cinco metros em menos de 24 horas, em Assis Brasil (Foto: Kebin Perez/Arquivo Pessoal)
Em menos de 24h, o nível do Rio Acre no município de Assis Brasil (AC) subiu 5,03 metros e começa a chamar a atenção da Defesa Civil Estadual. Nesta quarta-feira (5) ao meio dia, o rio estava com 11,26 metros faltando apenas 4 centímetros para atingir a cota de alerta (11,30m). A perspectiva é que ele continue a encher.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Gundim, um homem do Corpo de Bombeiros foi enviado ao município para avaliar a situação junto com a unidade da Defesa Civil no local.
O coronel ressalta ainda, que já existe um plano de contingência para o caso de enchente no município. Ainda falta 1,20 metro para atingir a cota de transbordamento que é de 12,50 metros, e ele acredita que esse índice deva ser atingido logo. "Há previsão para que continue enchendo, mas não sabemos a proporção", diz.

Gundim explica que o crescimento rápido no nível do rio é esperado para a região. "É comum, porque Assis Brasil fica muito próximo da nascente do Rio Acre. Lá, na mesma proporção que enche, vaza muito rápido também. Porque a calha do rio é muito rasa e qualquer chuva que dá interfere no nível do rio", conta.

Fonte: G1

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br