Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de março de 2014

Somos feitos de água


O ser humano resiste até quarenta dias sem comida, mas não sobrevive três dias sem água. Nossa constituição física é formada, na sua quase totalidade, por líquidos.
A Terra, um organismo vivo, também é constituída em sua maior parte por líquidos, em suas diferentes formas: rios, lagos e oceanos.
O temido aquecimento global vem aos poucos minando as fontes, minguando os rios e fazendo secar as lagoas. Enquanto uns desperdiçam água potável, outros perecem por falta dela.
As guerras, no futuro, não serão por disputa de terras e nem por petróleo, e sim pela água que, escassa, se tornará cada vez mais preciosa, pois dela dependem todos os seres vivos. As nações que detiverem os maiores redutos aquíferos terão o controle do planeta.
O “acordo de Paz” entre as nações será o “acordo da água”. Para aniquilar o inimigo serão visados os poços de água. Os tanques, os aquedutos, serão bombardeados para enfraquecer o inimigo.
Sem água não há agricultura, sem agricultura não há alimento para o gado que morrerá de fome e sede. O homem, sem água, sem agricultura e sem animais, também sucumbirá.
As novas regras do jogo serão: destruam os recursos hídricos e obterão a vitória.
Do Fórum Mundial de Davos, na Suíça, resultou um relatório alertando que o mundo corre o grave risco de sofrer a falta de água doce em menos de vinte anos. Afirma que a escassez de água poderá fazer com que Índia e EUA percam a quase totalidade de suas colheitas. O relatório calcula que no atual ritmo de derretimento, em razão do aquecimento global, as geleiras do Himalaia e do Tibet terão desaparecido até 2100 e setenta grandes rios do mundo secarão. Sem contar que para ser o “frigorífico” do mundo, o Brasil vai acabando com suas florestas e com os mananciais de água potável para manter as criações de gado.
O impacto ambiental é imenso. Se nada for feito desde já, as previsões sinistras se concretizarão.
A cultura do desperdício ainda impera e a grande maioria dos seres humanos não está nem aí para o uso racional da água. Uns poucos já acordaram para a gravidade do problema e é nessas pessoas que depositamos esperanças de reverter ou segurar a situação para que o caos mundial não se instale.
Temo só em pensar na profecia do Grande Chefe Índio, ao sentenciar com toda sabedoria herdada de sábios antepassados: “Quando o último rio secar, a última árvore for derrubada e o último animal  abatido, o homem verá que não pode se alimentar de dinheiro, e então será tarde demais e a única água que restará serão as lágrimas amargas de arrependimento”.
Que a espécie humana coloque as mãos na consciência.
Políticos, governantes, professores, pais,  formadores de opinião, cidadãos, crianças, todos trabalhem em conjunto para que nossos descendentes herdem um mundo habitável.

O planeta Terra pede água.

(texto de Ivana Maria França de Negri)

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br