MPF vai investigar excesso de urânio em poços artesianos de município baiano
Da Agência Brasil
Brasília - O Ministério Público Federal vai investigar a denúncia de contaminação dos poços artesianos que abastecem a população de Caetité (BA) feita pela organização não-governamental Greenpeace. A entidade coletou algumas amostras de água que indicaram nível de urânio acima do permitido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O relatório com os dados foi divulgado pela organização no dia 16 de outubro.
“O Ministério Público vai investigar agora se esse nível de urânio acima do permitido é em razão da atividade das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) ou se é característico da própria região, que é naturalmente radioativa”, explica a desembargadora do Ministério Público Federal na Bahia Flávia Galvão Arruti em entrevista hoje (11) ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.
O Ministério Púbico Federal realizou uma audiência pública em Caetité, cidade a 700 quilômetros de Salvador, na última sexta-feira (7) para ouvir a comunidade local sobre a questão.
“O Ministério Público anunciou diversas medidas que iria adotar, entre elas a realização de uma auditoria independente, com peritos que serão designados pelo Ministério Público Federal, com a participação da população, da INB e da Comissão de Energia Nuclear”. A finalidade é verificar se a INB tem ou não responsabilidade na contaminação.
Para a desembargadora, o Greenpeace fez um excelente trabalho. “[O movimento] foi o catalizador dessas informações. Apesar de já existir um procedimento administrativo no Ministério Público investigando a INB, é a primeira vez que chega uma denúncia sobre elevado índice de urânio em Caetité.” (Fonte: Agência Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br