Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de novembro de 2008

LANÇADA A POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DA PESCA E AQUICULTURA


Nova política busca aumentar consumo e produção de pescado

Marcello Casal JR/Da Agência Brasil -05/11/08

Brasília - O secretário especial de Aqüicultura e Pesca, ministro Altamir Gregolin, lança a Política de Desenvolvimento Territorial da Pesca e Aqüicultura, que tem o objetivo de estruturar o desenvolvimento do setor de acordo com a identidade de cada território Brasília - A Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) lançou hoje (5) a Política de Desenvolvimento Territorial da Pesca e Aqüicultura.

Com o objetivo de desenvolver ações que atendam as demandas dos pescadores, a nova política vai trabalhar com pesquisas de campo em 174 territórios em todo o país, para que, com base nesses estudos, sejam desenvolvidos mais projetos para o setor.
Entre os resultados esperados após a implantação da política territorial estão a expansão da produção em 35%, entre 2008 e 2011; a geração de um milhão de empregos diretos e indiretos no setor; e o aumento do consumo de 7 quilos para 9 quilos por habitante/ano.

Segundo o ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, para introduzir mais pescado no cardápio do brasileiro, a idéia é aumentar a oferta desses produtos e garantir um preço mais acessível ao consumidor. “Nós queremos que o pescado passe a ser competitivo com outras carnes, como a carne bovina e a carne de frango.”De acordo com o ministro, a política é uma forma de desenvolver o potencial brasileiro para a atividade pesqueira.

“Nós temos condições de sermos um dos maiores produtores de pescado, e estamos criando condições para que se desenvolva esse potencial e que no futuro o Brasil possa figurar entre os principais produtores de pescado do mundo.”A iniciativa faz parte do Plano Mais Pesca e Aqüicultura.

Inicialmente 50 territórios serão atendidos ainda este ano. Para a pescadora do Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, Josefa Ferreira da Silva, a política é um começo, mas a questão do meio ambiente também tem que ser trabalhada. “Se houvesse a despoluição dos rios, com certeza nós teríamos mais pescados.”Outra reivindicação dos pescadores é que a Seap seja mais atuante na questão da profissionalização dos pescadores.

Segundo Josefa, em Pernambuco existem 30 mil pescadores, mas apenas 12 mil têm registro.“Sem a carteira, nós perdemos os direitos adquiridos com a pesca artesanal, pois não temos a documentação para receber o INSS”, afirma a pescadora que ganha cerca de R$ 200 por mês.

A secretaria tem 650 mil pescadores cadastrados em todo o Brasil, de acordo com o coordenador-geral da Pesca Artesanal, João Dias. Segundo ele, Pernambuco pode ser um caso atípico. “Se houver algum problema, a Seap está disposta a reavaliar o cadastramento. Fonte: Agencia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br