Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de novembro de 2008

POLUIÇÃO NO RIO AREÕES (MT) CAUSA MORTANDADE DE PEIXES

Foto: André Gut Gut - Trilheiris Online - Rio Areões MT
Frigorífico causa desastre ambiental em rio de Mato Grosso

De acordo com Nilton Padovan, promotor do Ministério Público Estadual de Mato Grosso que investiga o caso, esta já é a terceira vez em que peixes morreram por causa de dejetos lançados pelo frigorífico Independência. “Esta última foi a mais grave”, informa. Segundo o promotor, a análise da água comprova que a mortandade começou logo após o ponto em que o córrego proveniente do frigorífico deságua no Areões. O frigorífico poderá ser interditado judicialmente.


Arraias, cascudos, matrinxãs, pacus e dezenas de ouras espécies de animais aquáticos de um trecho do rio Areões, de Nova Xavantina (MT), morreram na última semana por causa da poluição das águas causada por um frigorífico da região. A denúncia foi feita por e-mail ao Globo Amazônia pela internauta Beatriz Kemerich, cujos pais moram na região, e também foi checada em campo por fiscais do Ibama, que verificaram o crime ambiental.

O problema começou na última sexta-feira (7), quando fazendeiros das margens do Rio Areões perceberam que centenas de peixes mortos começaram a aparecer boiando na água. Eles acionaram técnicos da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), que analisaram a água e verificaram o baixo índice de oxigênio.

Nesta quarta-feira (12), fiscais do Ibama foram ao local e descobriram que a poluição havia sido causada por resíduos lançados pelo Frigorífico Independência, que fica nas margens de um afluente do Areões. A empresa foi interditada e multada em R$ 2 milhões.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o frigorífico informou que uma equipe técnica está no local realizando análises. A empresa diz que só se pronunciará sobre o caso após a conclusão desses estudos.

De acordo com Nilton Padovan, promotor do Ministério Público Estadual de Mato Grosso que investiga o caso, esta já é a terceira vez em que peixes morreram por causa de dejetos lançados pelo frigorífico. “Esta última foi a mais grave”, informa. Segundo o promotor, a análise da água comprova que a mortandade começou logo após o ponto em que o córrego proveniente do frigorífico deságua no Areões.

Por temer que novos acidentes aconteçam, o promotor estuda a possibilidade de entrar com uma ação civil pública pedindo a interdição judicial da empresa. “(Se isso acontecer, o frigorífico) ficaria interditado até que eles mostrassem que estão em condições de operar sem interferir no meio ambiente”, afirma.

Falta de oxigênio - Os estudos feitos nos laboratórios da Unemat mostram que a quantidade de oxigênio dissolvido na água estaria cerca de 20 vezes inferior ao padrão esperado. “Estava com 0,34 mg/litro, quando deve ser entre 5 a 8”, informa João Lima Filho, bolsista do laboratório de Ictiologia e Liminologia da universidade. “Temos toneladas de peixes mortos em uma grande extensão do rio Areões. A mortandade atingiu desde pequenos lambaris até pintados de um metro de tamanho”, relata. (Fonte: G1/AMBIENTE BRASIL)


FAÇA COMO A INTERNAUTA BEATRIZ KEMERICH, QUE AO VERIFICAR UM CRIME AMBIENTAL, NÃO TEVE DÚVIDA: DENUNCIOU PARA A GLOBO AMAZÔNIA, QUE ACIONOU O IBAMA.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Parabéns a Breatriz e a atitute maravilhosa que ela teve!!!

    ResponderExcluir
  2. NOTA DE ESCLARECIMENTO
    O Independência S.A. informa que, assim como a comunidade e as autoridades ambientais competentes, foi surpreendido com o ocorrido no rio Areões, no município de Nova Xavantina (MT).
    A empresa tem consciência da sua responsabilidade e dos impactos ambientais potenciais causados pelas operações de suas unidades, e atua pro-ativamente na mitigação dos mesmos, por meio de seus Sistemas de Controle Ambiental.
    Possuímos um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pautado na norma ISO 14.001, que tem por objetivo fornecer procedimentos para que todos os sistemas de controle existentes sejam operados e mantidos adequadamente. Atualmente, temos quatro unidades certificadas em conformidade com a ISO 14.001 e estamos trabalhando para a certificação de todas as outras. Dentro deste sistema, está o Projeto Efluente Zero, objetivando o fechamento do ciclo de consumo de água em nossas unidades, para que toda água utilizada retorne ao meio ambiente da melhor forma possível.
    É necessário ressaltar que, de acordo com a política adotada em todas as plantas da empresa, o Independência direciona grande parte de seus esforços e investimentos à aquisição de todos os mecanismos que se mostrem necessários para a preservação do meio ambiente, buscando sempre conciliar a sua atividade produtiva a sustentabilidade ambiental.
    Gostaríamos de esclarecer que a unidade de Nova Xavantina (MT) sempre trabalhou e trabalha em conformidade ao SGA, possuindo procedimentos de irrigação dos efluentes tratados em solo próprio, devendo em breve iniciar seu projeto da ferti-irrigação, com todo o monitoramento e sem despejo no Rio Cachoeira, corpo hídrico interno ao empreendimento, e afluente do Areões, cujo entroncamento encontra-se fora da propriedade da empresa, a cerca de 3,5 km.
    Cabe elucidar que o Córrego Cachoeira é um corpo hídrico de médio porte e para o lançamento de efluentes no mesmo foi realizado estudo por meio do qual verificou-se a sua capacidade em receber este despejo sem que houvesse qualquer dano a sua qualidade.
    O lançamento de efluentes que era realizado no Córrego Cachoeira, antes do início do procedimento de irrigação do solo com os efluentes tratados, foi estudado e foi verificado que o Córrego Cachoeira tem capacidade de recebimento dos efluentes tratados, sem qualquer alteração em sua qualidade inicial, ainda que o volume mínimo de água no rio, ocasionado pela diminuição das chuvas durante o período de estiagem, o que ocorre naturalmente durante o ano, estivesse abaixo do ideal.
    Salientamos que a mortandade de peixes no Rio Areões não tem qualquer ligação com a empresa, face à distância entre o ponto de lançamento e o encontro do rio com o córrego e, principalmente, por não haver lançamento de efluentes no período em que tal ocorrência foi verificada.
    Diante do ocorrido, movimentamos todo o quadro técnico ambiental para a cidade de Nova Xavantina (MT) a fim de averiguar e esclarecer a responsabilidade da empresa nos eventos da região.
    Nossa intenção é apurar a lamentável ocorrência, aplicando todos os nossos esforços para apontar os verdadeiros responsáveis, registrando, aqui, também o compromisso de transparência e fidelidade que norteiam a empresa e que possibilitará a todos os que tenham um real interesse ambiental em nossas atividades acompanharem de forma técnica e racional, permitindo, assim, a construção um país claro, transparente e limpo, em todos os sentidos.
    Atenciosamente,
    Independência S.A.
    www.independencia.com.br

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br