Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de novembro de 2008

FOZ DO IGUAÇU (PR) SEDIA O "FÓRUM DE ÁGUA DAS AMÉRICAS"


Fórum de Águas das Américas acontece no final deste mês em Foz do Iguaçu (PR)
Evento antecede o Fórum Mundial da Água, a ser realizado na Turquia, em 2009

Mônica Pinto / AmbienteBrasil -EXCLUSIVO - 10/11/08
Um bilhão de pessoas não tem acesso à água potável. Dois bilhões e meio convivem com a mais absoluta falta de saneamento básico. A conseqüência deste cenário é, obviamente, trágica: oito milhões de mortos por ano, a metade crianças.

Conservar um recurso natural indispensável à vida, fazendo-o alvo de uma gestão 100% sustentável, deve ser o foco de preocupações e investimentos em uma escala planetária. Felizmente, ainda que de forma tardia, gestores públicos de todo o mundo começam a sistematizar ações e iniciativas que contemplam essa necessidade.

O Brasil será uma espécie de sede do cuidado com as águas no final deste mês. Entre os dias 23 e 27, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), na tríplice fronteira, acontecem nada menos que quatro eventos cujo escopo é a conservação dos recursos hídricos.

O Fórum de Águas das Américas vai reunir autoridades, especialistas e delegados do continente. Dentre suas principais propostas, está a de consolidar um documento unificado, a ser exposto no 5º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Istambul, Turquia, em março do ano que vem. Este trabalho pretende agregar os encaminhamentos oriundos dos quatro encontros sub-regionais, realizados nas Américas do Norte, do Sul e Central e no Caribe.

O Fórum Sul-americano aconteceu em setembro passado, na capital do Uruguai, Montevidéu. Voltando à Foz do Iguaçu, no mesmo período, será realizado o Encontro do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata, que integra os cinco países por ela banhados (Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai) em ações voltadas à sustentabilidade, especialmente no campo da educação ambiental, constituindo-se num espaço de diálogo entre suas diversas culturas, de modo a unir e valorizar conhecimentos científicos, tradicionais e populares (saiba mais na reportagem EXCLUSIVO: Cinco países se unem pela Educação Ambiental na Bacia do Prata).

“Para o Brasil, é uma oportunidade ímpar de, por meio das instituições relacionadas ao tema, divulgar políticas públicas e ações de sustentabilidade ora em curso, principalmente as vinculadas aos cuidados com os recursos hídricos”, disse a AmbienteBrasil o secretário executivo do Centro pelo Brasil, Marcelo Alves de Sousa.

Um dos projetos nesse sentido a debater e expor suas ações é o Cultivando Água Boa, que, na ocasião, promove seu quinto encontro. Programa socioambiental desenvolvido pela Itaipu Binacional desde 2003, nos 29 municípios da Bacia Hidrográfica do Paraná 3 (BP3), região de influência da usina hidrelétrica naquele estado, seu objetivo oficial é “sensibilizar, conscientizar, educar e mobilizar a comunidade regional para a correção dos passivos ambientais, com vistas ao desenvolvimento sustentável”.

Segundo Marcelo Alves, o Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata e o Programa Cultivando Água Boa são as principais ações que motivaram a Agência Nacional de Águas (Ana), responsável pela organização e realização do Fórum no Brasil, a promovê-lo na cidade de Foz do Iguaçu.Na seqüência do Fórum de Águas das Américas e do V Encontro Cultivando Água Boa, ocorrerá a reunião dos Governadores do Conselho Mundial da Água, entidade criada a partir da visão corporativa de profissionais da área de recursos hídricos, congregados na Associação Internacional de Recursos Hídricos, com forte participação de representantes dos diversos segmentos de mercado e com apoio de agências das Nações Unidas e de países desenvolvidos.

Apoio do:
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br