Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de novembro de 2008

ANGRA DOS REIS (RJ) RECOLHE 120 MIL PETs PARA ENFEITAR SEU NATAL

Resultado do trabalho de 150 artesãos, durante três meses em ANGRA DOS REIS - RJ

Árvores de garrafas pet - natal 2007

Tanta dedicação foi gratificada com a conclusão das dez árvores de natal que estão distribuídas pelo município: Garatucaia, Trevo da Monsuaba, Jacuecanga, Camorim Pequeno, Trevo da entrada da cidade, Centro, Trevo do DNIT, Trevo do Belém, Bracuí e Frade.
Árvores de Natal feitas de embalagens pet, micro lâmpadas e ornamentação natalina embelezaram o Município em 2007.
Cento e vinte mil garrafas pet ganharam forma e cor na mão de 150 artesãos que durante três meses confeccionaram enfeites natalinos como guirlandas, flores, estrela, luas e até um Papai Noel. Tudo foi aproveitado até as tampinhas das embalagens.

Tanta dedicação foi gratificada com a conclusão das dez árvores de natal que estão distribuídas pelo município: Garatucaia, Trevo da Monsuaba, Jacuecanga, Camorim Pequeno, Trevo da entrada da cidade, Centro, Trevo do DNIT, Trevo do Belém, Bracuí e Frade. Foram formados dez grupos para confeccionar as árvores.

A terça-feira, 18, colocou fim a ansiedade das pessoas que arregaçaram as mangas e trabalharam arduamente para levar até o final o projeto de reutilização das embalagens, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Todas as dez árvores de Natal foram montadas em seus lugares e depois iluminadas com micro lâmpadas e holofotes que dão destaque a obra de arte que inicialmente teria 4 metros de diâmetro por 4 de altura. Mas devido à produção tamanha das peças artesanais, elas tiveram sua altura aumentada em dois metros. Mesmo a luz do dia elas brilham por si só.

- A integração entre as comunidades foi o saldo positivo deste trabalho gratificante para todos nós, que começou com o mutirão para o recolhimento das garrafas, passando pela fabricação das peças até a montagem final. Todos participaram com muita vontade. Além do cunho social, o projeto também passa pela preservação do meio ambiente, - salientou Elizabeth Brito, secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

As moradoras da Grande Japuíba, entre elas, Adelaide Creta Duarte de Carvalho de 88 anos e suas filhas Maria de Carvalho Hipólito e Tereza Duarte de Carvalho, participaram da montagem da árvore de arame e ferro revestidos com flores vermelhas. As três como as companheiras, acompanharam passo a passo a montagem do artefato.

- Foi muito bom fazer este trabalho. É com satisfação que vemos que valeu a pena nos unir e mostrar que podemos transformar o que seria lixo em peças úteis e bonitas para todos, - falaram as filhas ladeadas pela mãe que se emocionou um dia antes quando o trabalho foi concluído no salão comunitários onde o grupo com 15 pessoas trabalhou durante três meses.
Ao final da montagem os grupos estão participando do concurso, onde uma comissão julgadora escolherá as quatro primeiras árvores. Todos os dez grupos serão premiados, mas os quatro primeiros colocados ganharão passagens para Gramado, Rio Grande do Sul, com estadias e alimentação pagas pelo projeto.

O projeto que começou este ano e visa além do aprendizado na confecção das árvores, fomentar a cultura e a formação educacional para preservação do meio ambiente, não vai parar. O material que sobrar das coletas que são rotineiras, será utilizado na confecção de peças ornamentais através de um sistema cooperativo firmado entre a Prefeitura e uma empresa. Paralelamente será realizado um bazar para os artesãos venderem as peças produzidas. Quem quiser doar material poderá fazê-lo na Regional Administrativa do seu bairro.

Os bairros de Garatucaia, passando pelo Centro da cidade, ao Perequê, inclusive a Ilha Grande, também ganharam um clima bastante especial com a decoração iluminada de figuras tradicionais do Natal. Papai Noel, estrelas e anjos decoram as ruas oferecendo ao angrense e ao visitante um ambiente bonito e acolhedor tão comum nesta época do ano. As árvores frondosas e conservadas foram ladeadas com micro lâmpadas, oferecendo uma visão magnífica de sua silhueta. Algumas, propositalmente, ganharam enfeites natalinos e se destacaram num universo de luz e cor.

Prédios históricos como o da Prefeitura e o da Casa de Cultura, ganharam também ornamentação. Foram utilizados para a iluminação e decoração de Natal 800 mil micro lâmpadas brancas e 100 mil coloridas; 420 figuras natalinas variadas e 600 estrelas luminosas; cinco mil metros de mangueira luminosa foram usados nos prédios.

APRENDA A FAZER ARTE NATALINA COM EMBALAGENS PET

ESPECIAL:
Criatividade é o segredo da decoração com garrafas PET

Gramado já era referência em Natal, mas depois que começou a transformar garrafas PET em enfeites para as ruas, a fama parece ter aumentado. Todos querem saber como se faz. Muitos tentam, à sua maneira, transformar lixo em beleza, seguindo o exemplo do Natal Luz. VEJA OS BASTIDORES DA DECORAÇÃO


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br