Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de novembro de 2008

InN QUALITY INSTITUTE - BRASIL


InN Quality Brasil

HISTÓRICO


O estudo do ciclo de vida dos materiais, processos produtivos, destinação de resíduos, pós consumo, logística reversa, regulação do uso de recursos naturais, metas de qualidade e respeito ao consumidor e à sociedade, ganhou forte impulso, principalmente na Europa, a partir da década de 1970.

O InN Quality Institute foi fundado em 1972, por pesquisadores do Instituto Politécnico de Lauzanne e Zurich (Suiça), para o estudo e desenvolvimento dos conceitos de qualidade, produção sustentável, controle racional de embalagens, aproveitamento de resíduos para geração de energia e recuperação de ambientes degradados.

No mesmo período, a Suécia havia sediado a I Conferência das Nações Unidas “Meio Ambiente e o Desenvolvimento Humano” e o controle dos processos produtivos começa a ser determinante na avaliação de desempenho de empresas e instituições. A valorização de produtos com “denominação de origem controlada e/ou garantida”, ganha força e, na Itália - no final da década de 1980 - surge o “Instituto CERTIQUALITY”.

A 2ª Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente realizada, em 1992, no Brasil, marca a institucionalização do DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL como conceito global. Nela, representantes do InNQuality Institute atuam na elaboração da AGENDA 21, principal tratado internacional resultante dessa Conferência.

No final dos anos 90, nos EUA, surge o "ambiente Sarbanne Oxley" e o controle da qualidade - inclusive dos processos de gestão econômico-financeiros - surge com objetivo de garantir mais transparência e segurança aos investimentos. Nesse contexto as variáveis de sustentabilidade se ampliam, inclusive em relação às normatizações ISO como referência para a comercialização de produtos no mundo cada vez mais globalizado.

Em 1997, InNQuality Institute se transfere para Genebra, sede dos principais organmismos internacionais, e seus pesquisadores trabalham - em conjunto com a ONU, a construção de um modelo de certificação baseado em vetores sociais e ambientais, comprováveis junto às comunidades do entorno das unidades produtivas, dando origem ao conceito da CERTIFICAÇÃO SOCIAL.

Em 2003, dirigentes do InNQuality Institute integram o Conselho Internacional do 3º FÓRUM SOCIAL MUNDIAL, realizado em Porto Alegre – RS. Em 2008, o Instituto se reestrutura, passando a funcionar como colegiado e sua presidência passa a ser exercida pela associação de direito suíço, Global Water Embassy.

MISSÃO InN QUALITY

Como missão, o InNQuality Institute (Instituto de empreendimentos de qualidade) avalia empresas e instituições, a partir de condicionantes sócio-ambientais como referência para certificação de processos, serviços e produtos. Entre as principais condicionantes está a avaliação de impactos nas seguintes áreas:

- Biodiversidade, àgua e energia;

- Uso racional dos bens da natureza;

- Ambiente humano e condições de trabalho;

- Rastreabilidade (incluindo geração e destinação de resíduos);

- Apoio à educação, inclusão digital, cultura e tecnologia;

- Saúde sócio ambiental em sua área interna, entorno e sociedade em geral;

InN QUALITY 2008-2009


A partir da avaliação, por um Comitê Internacional sediado em Genebra, foram aprovados os critérios para certificação 2008-2009, a partir do Programa PARCEIROS DA PAZ E DA SUSTENTABILIDADE, desenvolvido pela International Global Water Coalition para as comemorações dos 60 anos da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS.

METODOLOGIA

Reconhecimento da comunidade em relação a ações, campanhas, projetos e programas, através da coleta e análise de informações em 3 níveis:

- Quantitativo (1º. Grau): Coleta de dados por MONITORES em atividades públicas, destacando os desafios para uma vida saudável para as presentes e futuras gerações. Os participantes da pesquisa dão notas às instituições e empresas, sendo aprovadas com média acima de 7,0, atendendo no mínimo a 70% das condicionantes.

- Qualitativo (2º. Grau): INSPETORES DE QUALIDADE aplicam a pesquisa junto a 10 % (dez por cento) do público atingido em 1º. Grau. Visa níveis mais aguçados de percepção coletiva quanto às práticas e o reconhecimento da sociedade em relação às unidades pesquisadas.

- Técnico (3º. Grau): AUDITORES visitam as unidades pesquisadas e seu entorno para aferir a potencialidade para certificação com base em critérios estabelecidos a partir de normas técnicas nacionais e internacionais aplicáveis.

PREMIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

A partir dos TERMOS DE REFERÊNCIA são aprovadas as PREMIAÇÕES, nos casos em que são atendidas - no mínimo - 90% das condicionantes na média das 3 etapas do processo. As CERTIFICAÇÕES são concedidas aos que alcançam média superior a 7.


INSTITUIÇÕES PREMIADAS

- Coordenadoria de Apoio Operacional das Promotorias do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do Paraná - PR

- Prefeitura Municipal de Indaiatuba – SP

- Associação dos Municípios do Lago de Furnas - MG

- AGESTAB - Distrito Industrial do Taboão - Mogi das Cruzes - SP


INSTITUIÇÕES CERTIFICADAS

- SAAE – Indaiatuba - SP

- Faculdade Max Planck – Indaiatuba – SP

- Prefeitura Municipal de Alfenas - MG


EMPRESAS PREMIADAS

- GRUPO SENPAR / TERRAS DE SÃO JOSÉ - Itu - SP

- TOYOTA DO BRASIL – Indaiatuba - SP

- RES-BRASIL - Tecnol. em Embalagens Degradáveis – Vinhedo - SP

- SANEPAR – PR

- CEMIG - MG

- GRUPO CURY CALIA (Metalúrgica Mital, Trio Design e Usina Caquitus) - SP

- NOKIA - AM

- LEO MADEIRAS - SP

- COMPANHIA DE ENERGIA DO ESTADO DO CEARÁ - CE

EMPRESAS CERTIFICADAS
Adorella Alimentos Ltda. – SP Bystronic Glass do Brasil – SP Café Ituano - SP Casco do Brasil Ltda. – SP Construtora Takaoka – SP Catarinense Soluções Ambientais – SC Edm Logos - Comunicação Corporativa – SC Essencis Soluções Ambientais – PR Ericsson Telecomunicações S/A – Indaiatuba – SP Interport - Tecnologia de Energias Limpas – SPJornal da Tarde – SP Jornal Mogi News – SP Jornal O Diário de Mogi – SP Metrô de São Paulo – SP Milani do Brasil Ltda.- SP Momento Ambiental – SC Rádio CBN – SP Starbucks Coffee – SP Starrett – SP Tetra Pak Embalagens – SP Todeschini - RS

DIVULGAÇÃO MUNDIAL

Credenciado - em Conferência Internacional - realizada em Paris de 25 a 30 de agosto de 2008, para a promoção - no Brasil - do modelo de certificação social desenvolvido pelo InNQuality Institute de Genebra – Suíça, foi instalado em SP o Comitê Editorial da InN-Q PRESS MAGAZINE, tendo o Instituto Coletivo das Águas que tem sede na região metropolitana de Curitiba no Estado do Paraná, para a divulgação dos resultados obtidos no período 2008-2009, onde diversas indicação apresentadas pela delegação brasileira, presente na Conferência, foram aprovadas e reconhecidas internacionalmente, entre centenas de instituições e empresas avaliadas.

Para tanto o projeto “InN-Q Press Magazine”, prevê edições especiais, para destacar marcas, produtos e serviços de qualidade com o efetivo exercício de responsabilidade sócio-ambiental corporativa, a partir do reconhecimento público do Programa PARCEIROS DA PAZ E DA SUSTENTABILIDADE que marca - em 2008 - os 60 anos da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, rumo ao FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2009.

PROJETO

Para potencializar ainda mais os produtos e serviços de instituições e empresas brasileiras premiadas e certificadas por uma instituição internacional sediada num país reconhecido mundialmente pela precisão, está sendo estruturado o “InNQ Press Magazine 2008-2009” em duas etapas.

Uma publicação bilíngüe (inglês/português), formato tablóide, páginas coloridas, circulação internacional no período de dezembro de 2008 e janeiro de 2009, quando ocorrem 2 eventos de proporções globais, excelentes para o posicionamento estratégico do país em relação à promoção da sustentabilidade no século 21, a saber:

1. Comemoração dos 60 anos da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, em dezembro de 2008 e;

2. Realização do Fórum Social Mundial com milhares de visitantes e centenas de instituições de cooperação internacional de todo o mundo, no período de 27 de janeiro a 1 de fevereiro de 2009 em Belém do Pará.

A primeira edição proporcionará aos apoiadores, sua promoção junto a colaboradores, fornecedores e clientes. A segunda será destinada a ampla distribuição no FÓRUM SOCIAL MUNDIAL, fortalecendo mundialmente sua imagem institucional.

CRONOGRAMA

- 11 de outubro de 2008 – Lançamento do projeto;
- 13 de outubro de 2008 – Encaminhamento a apoiadores;
- 15 de novembro de 2008 – Editoração e impressão;
- 10 de dezembro de 2008 – Solenidade de lançamento da 1a. edição dedicada aos 60 ANOS DA DECLARAÇÂO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS na Semana Internacional de Direitos Humanos;
- 15 de janeiro de 2009 – Lançamento nacional da edição dedicada ao FSM 2009;
- 27 de janeiro a 1 de fevereiro de 2009 – Ampla distribuição da publicação no Fórum Social Mundial

OBS - A tiragem da edição destina-se a apoiadores (para distribuição a colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade) e ao FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2009.




CONTACTS - inn-quality.com

Apoio e Divulgação
Instituto SOS Rios do Brasil
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br