Projeto Aquabrasil busca prevenir e reduzir impactos ambientais da aqüicultura
Cristina Tordin - Embrapa Meio Ambiente
Cristina Tordin - Embrapa Meio Ambiente
A Embrapa Meio Ambiente em parceria com outras Unidades estão desenvolvendo um projeto em rede, denominado Aquabrasil, que visa estabelecer bases tecnológicas para o desenvolvimento sustentável da aqüicultura no Brasil.
Dividido em cinco projetos componentes, o de manejo e gestão ambiental da aqüicultura é liderado pela Embrapa Meio Ambiente. Visa gerar resultados que subsidiem com bases científicas e tecnológicas a elaboração de políticas públicas, estratégias de gestão e ações empresariais para as cadeias produtivas das espécies eleitas para o estudo.
Também que as Boas Práticas de Manejo - BPMs possam vir a fazer parte dos processos de prevenção e redução de impactos ambientais.“Essas definições serão importantes para otimizar os índices zootécnicos, ambientais e socioeconômicos da aqüicultura e também para o aproveitamento dos efluentes desta atividade”, explica o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Marcos Eliseu Losekann.Em setembro a equipe se reuniu em Jaguariúna para apresentar os resultados e as novas ações de pesquisa sobre avaliação ambiental da produção de camarões no Nordeste e da produção integrada de suínos e peixes no estado de Santa Catarina.
“Discutimos e acertamos a execução de alguns trabalhos relacionados à avaliação da biodiversidade de bactérias e resistência de antibióticos nas áreas de influência das fazendas de produção de camarões próximas a Recife, além de trabalhos sobre ecologia e avaliação de impactos ambientais nos manguezais”, informa Losekann.
A equipe irá analisar também a sustentabilidade dessa produção, com diferentes métodos analíticos para determinar os níveis de resíduos de metais e agrotóxicos na água, nos sedimentos e nos camarões, além do desenvolvimento de testes para avaliar os resíduos de hormônios em peixes cultivados no sistema integrado com suínos em Santa Catarina.
Instituto SOS Rios do Brasil
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br