Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de novembro de 2008

PRESIDENTE OBAMA E OS RECURSOS HÍDRICOS


Recursos hídricos na visão de Obama

"O presidente eleito pensa que a tecnologia desempenhará um papel vital na proteção dos recursos hídricos: É “crítico que embarquemos em um programa concertado de pesquisa, desenvolvimento e testes de novas tecnologias que reduzam o uso da água”.

Alberto Palombo.
Especial para AguaOnline - 13/11/08

Depois de toda a euforia dos últimos dias que culminou com a eleição presidencial de Barack Obama, a ficha cai e a realidade é enfrentar os assuntos mais urgentes de seu governo. Em meio à crise financeira mundial, cuja origem remonta à especulação do mercado e práticas anti-éticas de financiamento imobiliário, existe outra crise a enfrentar, e os Estados Unidos desempenham nela um papel fundamental: o ambiente global e as mudanças climáticas.

É interessante notar que as respostas do Presidente Eleito Obama estabelecem paralelos entre a crise financeira e a ambiental, buscando promover reformas e práticas éticas.

Antes das eleições, um grupo de cidadãos chamado Science Debate 2008 organizou um debate presidencial sobre as ciências. Em questão de semanas, mais de 28 mil pesquisadores, engenheiros e outros cidadãos estado-unidenses interessados somaram-se à iniciativa, incluindo praticamente todas as organizações científicas, dezenas de ganhadores do Prêmio Nobel, líderes da indústria, funcionários eleitos, e reitores de mais de 100 universidades americanas.

Entre outros assuntos, os participantes contribuíram com 3.400 perguntas que queriam fazer aos candidatos presidenciais, sobre a ciência e o futuro da América e Science Debate 2008 as consolidou em 14 perguntas que os candidatos deveriam responder. As perguntas foram genéricas para permitir amplitude das respostas, mas ao mesmo tempo foram específicas o suficiente para guiar a discussão para os desafios mais prominentes e importantes que enfrentam os Estados Unidos.

As respostas do presidente eleito Barack Obama, relacionadas ao tema água e outros, encontram-se abaixo. Também é interessante notar que a palavra “água” está entre as 100 palavras mais frequentemente citadas pelo presidente eleito Obama.

Obama sobre a Crise Doméstica da Água

De acordo com a Science Debate 2008, 39 estados americanos experimentarão escassez de água na próxima década. O presidente eleito Obama pensa que o ponto de partida para as políticas hídricas é reorganizar a forma como os Estados Unidos usa o precioso recurso: “os preços e as políticas devem estabelecer-se de forma que se dêem a todos incentivos claros para usar a água eficientemente e evitar o desperdício. As regulações que afetam o uso da água em dispositivos e incentivos para mudar os jardins irrigados em paisagismo ‘que usem a água inteligentemente’ são alguns exemplos”.

Obama afirma que o governo tem a obrigação de dar assistência para o desenvolvimento de técnicas para o uso eficiente da água: “informação, capacitação e, em alguns casos, assistência econômica, devem estar disponíveis para os agricultores e negócios que necessitam adotar melhores práticas de eficiência hídrica”. Acrescenta que estabelecerá um plano nacional para assistir às “regiões de alto crescimento” no que se refere à gestão da água.

Finalmente, o presidente eleito pensa que a tecnologia desempenhará um papel vital na proteção dos recursos hídricos: É “crítico que embarquemos em um programa concertado de pesquisa, desenvolvimento e testes de novas tecnologias que reduzam o uso da água”.

Obama sobre as mudanças climáticas

Talvez o tema das mudanças climáticas seja o maior desafio que enfrenta a humanidade no século XXI. O governo atual (de Bush) nos Estados Unidas gastou a maior parte do tempo em negar as mudanças climáticas e, quando admitiu a realidade de ter de enfrentá-las, recusou-se a realizar ações mais significativas para mitigar seus efeitos. O presidente eleito Obama estabeleceu uma clara distinção entre suas perspectivas sobre as mudanças climáticas e aquelas do governo atual, dizendo que ele daria alta prioridade ao tema se fosse eleito.

“Não há mais lugar a dúvidas de que as atividades humanas estão influenciando o clima global e que devemos reagir rápida e efetivamente”, disse, e “os Estados Unidos devem apartar-se de posições tangenciais e realizar ações que deveriam ter sido tomadas já há algum tempo aqui nos EUA para reduzir suas próprias emissões de gases de efeito-estufa. Temos que assumir um papel de liderança no projeto de tecnologias que permitam beneficiarmo-nos de uma economia crescente e próspera”.

O presidente eleito se compromete a reduzir “80% das emissões de gases de efeito-estufa a níveis de 1990 para o ano 2050”, por meio de um sistema de limites e trocas (“cap-and-trade”), explicando que tal sistema “se fundamenta no poder dos mercados de reduzir emissões de forma efetiva e flexível com relação aos custos”.

Obama nota que, sendo as mudanças climáticas um tema global, requer uma ampla cooperação com a comunidade internacional, incluindo “contribuições de todos os rincões do mundo – particularmente de outros grandes emissores mundiais: China, Europa e Índia”.

O presidente eleito Obama planeja criar um Fórum Mundial da Energia com os membros do G8 e cinco adicionais: Brasil, China, Índia, México e África do Sul. Diz que este Fórum será formado pelas “nações de maior consumo energético do mundo desenvolvido e em desenvolvimento” e que “se concentrará exclusivamente em temas energéticos e ambientais globais”.

Este artigo foi elaborado com informações obtidas no Science Debate 2008, Associated Press y US Water News. Para obter o conteúdo original das respostas dos candidatos Obama e McCain, por favor entre no www.sciencedebate2008.com (disponível somente em inglês).

Alberto Palombo é engenheiro industrial e escritor amador sobre temas de água. É membro da Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH) e do Instituto Brasileiros de Estudos e Ações em Saneamento Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos (IBEASA). As opiniões e perspectivas expressas são as próprias e não representam a opinião da RIRH, IBEASA ou qualquer de seus clientes. E-mail: "apalombo@infohydro.com. Fonte: Cecy Oliveira - Aguonline


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br