Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de novembro de 2008

MINAS TERÁ CENTRO INTEGRADO DE CONVIVÊNCIA COM A SECA

Montes Claros (MG) - Governo estadual anuncia medidas para o enfrentamento da seca no semi-árido mineiro
Montes Claros terá centro especializado em projetos para convivência com a seca

Marco Antonio Soalheiro Enviado especial
Valter Campanato/ABrasil - 13/11/08

Montes Claros (MG) - Governo estadual anuncia medidas para o enfrentamento da seca no semi-árido mineiro Montes Claros (MG) - A maior cidade do Norte de Minas Gerais, Montes Claros, será a sede do futuro Centro Integrado de Convivência com a Seca, um projeto tocado em parceria pelo governo do estado e pela Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do município (Fundetec).

A idéia é construir um pólo de referência para estudos de tecnologias voltadas ao convívio sustentável com o clima semi-árido.A obra será erguida em um terreno de 5 mil metros quadrados no parque tecnológico do Distrito Industrial de Montes Claros.
Os primeiros recursos para a implementação do Centro foram incluídos no pacote de combate permanente à seca na região anunciado hoje (13) pelo governador em exercício Antonio Anastasia. Entre outras medidas, o pacote prevê a liberação imediata de R$ 1,4 milhão para a elaboração do plano diretor e do projeto executivo do centro, até março de 2009.

A estimativa é que a obra completa seja entregue em 2010.“Vai ser um prédio de cinco andares para atender esta estratégia nova do governo de tratar tecnicamente o problema das longas estiagens, que é crônico na região. Se as obras começarem em março do ano que vem, programamos mais um ano de prazo para o centro estar funcionando”, informou o presidente da Fundetec, Alexandre Pires.

Em entrevista à Agência Brasil, a titular da Secretaria Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), Elbe Brandão, que também coordena o Comitê Gestor da Convivência com a Seca, ressaltou a forma como o futuro centro de excelência poderá beneficiar os sertanejos mais vitimados pela estiagem anual.

O centro será composto de seis núcleos com enfoque em difusão de tecnologias, capacitação de recursos humanos, gestão de projetos e operacionalização de rede social. “Absolutamente este centro terá como olhar a inclusão econômica. Se nós trouxermos tecnologia e fizermos desse centro um ponto de difusão e popularização [das tecnologias], vamos fazer chegar ao homem do campo a planta adequada para a produção, se é biodiesel ou algodão, capacitar os filhos dele com formação técnica, diagnosticar com precisão aonde este produtor vive e quais as suas necessidades”, explicou Elbe.

Nos últimos dois anos a estiagem prolongada no Norte de Minas – com 15 meses sem chuva de um total de 23 - provocou a perda de pelo menos 190 mil cabeças de gado, a retração de lavouras e levou diversos municípios a decretarem situação de emergência.
O impacto da seca é agravado pelo fato dos municípios da área terem os menores Índices de Desenvolvimento Humano do estado.

Segundo a secretária, a estiagem, “não pegou de surpresa” o governo mineiro. “O caminhão-pipa não parou e desde janeiro vem acontecendo enquanto ação continuada. Hoje nós avançamos numa parceria com o Ministério Público para que nos ajude a construir critérios e ver o grande cenário da convivência com a seca também nas multas que ele arrecada”, argumentou Elbe, em alusão à assinatura de um termo de cooperação entre Sedvan e o Ministério Público.

A parceria prevê a priorização do atendimento à população rural e ações de desenvolvimento sustentável nas áreas atingidas pela seca implementadas com recursos provenientes de multas cobradas pelo MP.',''). Fonte: Agência Brasil

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br