Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de novembro de 2008

REPRESAS BILLINGS E GUARAPIRANGA POLUÍDAS POR ESGOTOS SEM TRATAMENTO

Invasão e esgoto poluem represas, diz Sabesp

A invasão de áreas de mananciais e a falta de tratamento de esgoto nos municípios que ficam à beira das represas Guarapiranga e Billings são os principais fatores de poluição dessas águas, segundo a Sabesp e a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia).

A Prefeitura de São Paulo estima que cerca de 2 milhões de pessoas vivam em ocupações irregulares nas áreas de bacia das represas. Nenhuma delas tem tratamento de esgoto e os dejetos produzidos são despejados diretamente nas águas, por ligações clandestinas.

De acordo com a última Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), essa é a realidade de 20% dos moradores da região metropolitana de São Paulo. Em Guarulhos, por exemplo, 100% do esgoto produzido não passa por tratamento - (FSP, 8/11, Cotidiano, p.C4.) - Fonte: Manchetes Ambientais ISA

Secretaria diz que faz obras para controlar poluição

A Secretaria Municipal da Habitação de São Paulo afirmou sexta-feira que o Programa Mananciais realiza obras de urbanização e construção de unidades habitacionais na área da Billings para "melhorar e controlar a poluição dos aqüíferos que abastecem a capital".

"Prefeitura, governo do Estado e Sabesp, por meio do Programa Mananciais, constroem as redes de coleta de esgoto ao longo dos córregos.
Essa rede é levada para um tronco coletor, que, por sua vez, leva seu conteúdo para a estação elevatória de esgotos, em Barueri, onde as águas passam por tratamento", informou a pasta - (FSP, 8/11, Cotidiano, p.C4.) Fonte: Manchetes Ambientais ISA

O Problema das invasões - Inst. de Pesca (SP)
A invasão de áreas de mananciais e a falta de tratamento de esgoto nos municípios que ficam à beira das represas Guarapiranga e Billings são os principais fatores de poluição dessas águas, segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia). A Prefeitura de São Paulo estima que cerca de 2 milhões de pessoas vivam em ocupações irregulares nas áreas de bacia das represas. LEIA MAIS

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Já se sabe que não pode haver invasão nas áreas de várzea que o esgoto tem que ser tratado. Porque isso não acontece .
    Se não há dinheiro,o que eu duvído, é necessário fazer de forma gradual, porém contínua, usando a criatividade. Se pelo menos uma casa for removida, já é menos um esgoto. remove-las todos sairiam ganhando, inclusive a própria família uma vez que já é sabido que 80% dos casos das doenças infantis é proveniente da água, segundo a OMS(Organização Mundial da Saúde).

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br