Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de novembro de 2008

PESQUISA DA COPPE/UFRJ REVELA REDUÇÃO DE PEIXES

Foto: Marcos Tristão - O Globo Pesca predatória ameaça reserva em Arraial

"Há pelo menos quatro meses Joaquim não conseguia nada ali, uma escassez que ameaça a pesca artesanal na única Reserva Extrativista Marinha do estado"

O Globo - 08/11/08

Pesquisa da Coppe/UFRJ revela que o uso desordenado dos recursos naturais vem provocando a redução do número de espécies de peixes capturadas nos últimos anos na costa de Arraial do Cabo (RJ).

De 89 espécies capturadas em 1993, pesquisadores conseguiram registrar apenas 48 em 2007. Ainda de acordo com a pesquisa, entre 1992 a 2006, houve uma redução de 50% da produção pesqueira no município.

Os pescadores culpam os barcos que chegam de longe, do Sul, de Santos e de Macaé, com a chamada três malhas (rede de espera ou predatória) que não deixa o peixe chegar na costa, uma prática proibida que ameaça a sobrevivência de 300 pescadores artesanais da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo - LEIA : O Globo, 9/11, Rio, p.26. (Fonte: Manchetes Ambientais ISA)

Pescadores artesanais enfrentam exclusão social e competição desleal

Preconceito, exclusão social, salários baixos e pressão da pesca industrial, embora essa atividade seja proibida na Reserva Exrativista Marinha de Arraial do Cabo. Esses são alguns dos problemas enfrentados pelos pescadores cabistas, de acordo com Jutta Gutberlet, uma das coordenadoras da linha de pesquisa Gestão Socioambiental da Resex-Mar, a linha 3 do Projeto Ressurgência.

Em entrevista a seguir, Jutta, que é docente da Universidade de Vitória, no Canadá, relata as atividades já realizadas pela linha 3 e o que ainda será feito para se alterar o atual quadro de exclusão dos principais atores sociais da Resex-Mar de Arraial. VEJA A ENTREVISTA

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br