Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de novembro de 2008

VENCENDO A ESCASSEZ DE ÁGUA NO DISTRITO FEDERAL

Ponte JK sobre o Lago Paranoá em Brasília - DF

Parcerias para vencer o problema da escassez de água no Distrito Federal

12/11/2008
A Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal (ADASA) e o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal – Brasília Ambiental (IBRAM) formaram uma parceria para levar um trabalho de gestão para todo o Distrito Federal e os outros Estados que compõem a região hidrográfica do rio Paranaíba: Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
O objetivo dos dois institutos é o de ajudar na formação de Comitês nos estados por onde o rio Paranaíba passa.

“No DF nós temos três das grandes regiões hidrográficas do Brasil, Tocantins Araguaia, São Francisco e Paranoá. No caso do Paranoá é o rio Paranaíba, que sua parte mais ao norte fica dentro do Distrito Federal. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba já foi criado e instalado nas quatro unidades da Federação que o compõem: DF, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Como este é um comitê de integração, é necessário que sejam criados e instalados também os comitês dos afluentes do Rio Paranaíba dentro do Distrito Federal principalmente, e esse, é o nosso objetivo” – explica Andrei Mora do IBRAN

Segundo Roger Souza do ADASA, para concretizar esses objetivos os institutos irão utilizar a experiência da implementação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba como exemplo.
“A partir da experiência adquirida nesse processo de criação do Comitê do Rio Paranaíba, estamos fazendo o sentido inverso: do macro para o micro, ou seja, trazer essa experiência para o nosso comitê que já foi criado há algum tempo e agora foi implantado.

Nós percebemos que precisamos do papel da Agência Nacional das Águas (ANA), que no Distrito Federal a ADASA faria esse papel que é o de fazer uma mobilização social, de custear o comitê até que ele possa se manter sozinho. Nosso trabalho visou replicar os trabalhos que a Agência Nacional de Águas (ANA) está fazendo na área Federal dentro do Distrito Federal” – diz Souza.
Um dado bastante preocupante foi levantado por Andrei Moura, à possibilidade da escassez da água na Capital da República. O Distrito Federal tem a terceira pior disponibilidade hídrica do Brasil, só ganha do Estado de Pernambuco e da Paraíba. Revelando a extrema importância dos comitês para a região.

“No território do DF nós temos uma situação de proximidade a escassez hídrica, pelo fato de termos dois milhões e meio de habitantes sobre uma região de nascentes, isso nos faz muito frágeis, muito sensíveis as degradações ambientais que vão atingir os mananciais de água. Por este motivo devemos tomar todas as providências para a manutenção de uma água de boa qualidade” – conclui Mora. Fonte: X Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br