Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de novembro de 2008

PROJETO OASIS QUE GARANTE ÁGUA BOA PARA SP, NOVAMENTE PREMIADO

Área de Proteção Ambiental (APA) Capivari-Monos

Projeto Oásis é premiado pela quarta vez

Bacia Hidr. Alto Tietê - 13/11/2008

A iniciativa da Fundação O Boticário contribui para a conservação de um manancial estratégico, que garante o abastecimento de água para quase quatro milhões de habitantes da Grande São Paulo. A Fundação comemora a quarta vitória do Projeto Oásis. Agora, o reconhecimento é da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha por meio do Prêmio von Martius de Sustentabilidade, na categoria Natureza.

“Além da função principal e óbvia que é reconhecer e dar visibilidade a boas iniciativas, este prêmio pode inspirar e estimular novas iniciativas semelhantes. Nosso projeto inova premiando e gerando renda para quem conserva a natureza. É, portanto, excelente modelo a ser disseminado em um país onde há pouco incentivo à conservação”, afirma a diretora executiva da Fundação O Boticário, Maria de Lourdes Nunes, que participou da cerimônia de entrega no último dia 11, em Curitiba (PR).

Lançado no final de 2006, o Projeto Oásis é uma iniciativa que premia financeiramente proprietários particulares de terras que se comprometem a conservar integralmente áreas de remanescentes de Mata Atlântica, localizadas na bacia de Guarapiranga e nas Áreas de Proteção Ambiental Municipais Capivari-Monos e Bororé-Colônia, na Região Metropolitana de São Paulo.

Ao incentivar a proteção dessas áreas naturais, o Projeto Oásis contribui para a conservação de um manancial estratégico, que garante o abastecimento de água para quase quatro milhões de habitantes da Grande São Paulo.
Atualmente, o Projeto Oásis conta com 13 propriedades cadastradas, que juntas protegem 628,6 hectares de Mata Atlântica em São Paulo. Essa área abriga 42,5 mil metros de rios e 77 nascentes.

Quanto mais, melhor

A Fundação O Boticário também espera que o Projeto Oásis sirva de estímulo para governos e outras instituições investirem em iniciativas similares, ampliando assim as ações voltadas para a conservação da natureza no Brasil.

Para o secretário de Meio Ambiente de São Paulo, Xico Graziano, a parceria entre governos e a sociedade civil é imprescindível para que ações de conservação do meio ambiente tenham sucesso. “O Projeto Oásis ajuda a criar um elo de comprometimento do proprietário da área com a sua conservação. Esse é um de seus diferenciais, contribui para a conscientização das pessoas que moram perto de áreas de mananciais sobre a importância daquela área para a sobrevivência do próprio ser humano”, afirma.

Prêmio para quem sempre conservou

Para o proprietário Manoel Messias de Oliveira Filho, a iniciativa da Fundação O Boticário foi fundamental para que conseguisse manter suas terras sem a necessidade de se desfazer de partes dela. “Quando eu adquiri a área estava muito difícil para mantê-la, teria que me desfazer de alguns pedaços, mesmo cercá-la já era complicado. O projeto veio em boa hora, agora, já não penso mais em vender nada”, afirma.

Dono do Sítio dos Morros há cerca de 20 anos, Manoel conta que comprou a terra de uma família que tinha no extrativismo sua fonte de renda. Hoje, ele se diz feliz por poder desfrutar da floresta conservada. “Adoro tudo aquilo intacto, porque tem palmitos, animais, o ar é completamente diferente. Eu vivo perto do centro da cidade e quando estou no sítio, parece que estou em outro mundo, aquele frescor do mato. Uma vez, um colega meu foi comigo até lá e comentou que entendia por que as pessoas da região viviam tanto, afinal viviam em um paraíso”, conta entusiasmado.

Um ano de vitórias

Este ano, Projeto Oásis já conquistou quatro prêmios: o Prêmio Brasil Ambiental, na categoria “Gestão da Água”, promovido pela Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro e Espírito Santo; o Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria “Conservação de Recursos Naturais – Setor Privado”, oferecido pela Editora Expressão; e o Placa 2008, reconhecimento do Centro del Agua del Trópico Húmedo para América Latina y el Caribe (CATHALAC), na categoria “Comunidade”; e o Prêmio von Martius de Sustentabilidade, na categoria Natureza, promovido pela Câmara Brasil-Alemanha.

Quem também acredita nessa idéia

O Projeto Oásis tem patrocínio da Mitsubishi Corporation Foundation for the Américas; apoio institucional da Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo e da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo; e a colaboração do escritório Losso, Tomasetti & Leonardo Sociedade de Advogados Associados e da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (FABHAT). Fonte: (Envolverde/Assessoria)

© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

CONHEÇA MAIS SOBRE A APA


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br