Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de novembro de 2008

FAMÍLIAS RIBEIRINHAS CAPACITADAS PARA CONSERVAR FLORESTAS E ORIENTAR TURISTAS

ALTER DO CHÃO - Vila turística localizada a 32 km de Santarém (PA), conhecida como Caribe Amazônico, o município tem cerca de 2.000 quilômetros de praias exóticas, algumas de fácil acesso e outras completamente desertas e isoladas, banhadas pelas águas claras do Tapajós.

Famílias ribeirinhas ajudam turista em busca do verde na floresta de Tapajós

Enquanto os visitantes têm a chance de conhecer a rotina dos moradores, os locais melhoram a renda

Folha SP - 13/11/08

Das 29 comunidades estabelecidas nos 6.000 km2 da Floresta Nacional do Tapajós, nove foram capacitadas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis; www.ibama.gov.br) para auxiliar os visitantes no turismo ecológico.

O programa começou em 2001 e ajuda na geração de renda das famílias e na conservação da floresta.
Para o viajante, a idéia é que ele conheça a rotina dessas comunidades -em sua maior parte, ribeirinhas. Entre os principais trabalhos dos locais estão a produção de peças de artesanato, produção de farinha e extração de látex.

As duas comunidades mais famosas são a de Maguari e de Jamaraquá. Uma fica a 15 minutos da outra. Nos trabalhos de ecoturismo da primeira, que tem mais de 50 famílias, os guias oferecem passeios entre árvores de grande porte.

Na segunda, as quase duas dezenas de famílias vivem principalmente da caça, da pesca e do ecoturismo. Os guias de Jamaraquá trabalham levando os turistas a passeios de canoa e flutuações em igarapés.

FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS
Av. Tapajós, 2.267, Laguinho
www.ibama.gov.br/flona-tapajos
Tel.: 0/xx/93/3523-2964


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br