Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de junho de 2010

APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA NAS RESIDÊNCIAS - ATITUDES PROATIVAS


Santa Cruz do Sul

02/06/2010

Água da chuva é alternativa no dia a dia das residênciasEm tempos de instabilidade climática, um dos fatores que mais preocupa a população são os períodos de estiagem. Para contornar o problema, muitas pessoas usam a criatividade, garantindo o abastecimento em casa e ainda fazendo economia. Atualmente, as cisternas são cada vez mais utilizadas para aproveitar a água da chuva no dia a dia. Além de praticidade em casa, o método é mais um aliado em benefício do meio ambiente.


O taxista Linos Ruhoff descobriu há três anos que poderia fazer algo para sua família e, em contrapartida, ainda ajudar a natureza. Ele coleta a água da chuva através de calhas ao redor da casa, para abastecer seus reservatórios. No total, são quatro caixas d’água, duas de mil litros e duas de dois mil litros de capacidade. A água é utilizada no vaso sanitário, no tanque de lavar roupas, na lavagem dos carros e na irrigação da horta. Quando as caixas transbordam, todo o excedente cai direto no gramado do pátio. “Usamos a água da Corsan apenas para o consumo e para tomar banho”, explica.


Aos 53 anos, Linos comemora os resultados alcançados por seu projeto de sustentabilidade. Atualmente, ele reduziu o consumo da residência praticamente pela metade. “Não há motivo para usar água tratada no vaso sanitário se há outras alternativas.” Segundo calcula, em uma casa com três moradores – como a sua –, são utilizados até 70 litros de água por dia somente em descargas.


O professor Pardal do meio ambiente também investe em outras “engenhocas”, como ele próprio define suas invenções. Com aproximadamente mil garrafas pet, construiu uma espécie de estufa para sua horta. No local, ele cultiva tomate, cenoura, repolho, pimentão e beterraba. Toda produção é irrigada com a água coletada da chuva. Além disso, a adubação é totalmente orgânica e aproveita, inclusive, o lixo orgânico separado na cozinha. “São coisas simples que as pessoas podem fazer em casa. Cada um pode fazer a sua parte para ajudar o meio ambiente”, conclui.


ÁGUA LIMPA

O aposentado Jairo José Halmenschlager, de 61 anos, também resolveu aproveitar a água da chuva para o consumo de sua família. Segundo conta, no início eram apenas dois tonéis de 200 litros cada, cujo estoque era utilizado na irrigação das folhagens. Depois, o projeto ganhou força com a instalação de um reservatório de três mil litros. Com capacidade de armazenamento reforçada, a família utiliza a água no tanque, na máquina de lavar roupas e nos três banheiros da casa, tanto nos chuveiros quanto nos vasos sanitários.



Segundo explica, toda água recolhida através das calhas da residência passa por um sistema de filtros especiais. Além disso, o aposentado aprendeu a fazer o tratamento dos recursos hídricos estocados. Em dois copos de vidro, ele mostra que não há diferença visual entre a água da chuva e a proveniente da Corsan. A partir de sua iniciativa, a família conseguiu uma economia mensal de cerca de R$ 60,00. Halmenschlager garante que o processo é simples, prático, eficiente e economicamente viável.
Fonte: Site GAZ



BLOG SOS RIOS DO BRASIL

Divulgando, Promovendo e Valorizando

quem defende as águas do Brasil!


ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br