Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de junho de 2010

DIA MUNDIAL CONTRA A DESERTIFICAÇÃO: "DEPUTADO MINEIRO (RN) PRODUZ CD ROM SOBRE COMBATE À DESERTIFICAÇÃO"


O Mandato do deputado Fernando Mineiro lança, esta semana, a 8ª edição de seu CD-ROM do Meio Ambiente.

Este ano, a mídia lembra a "Década das Nações Unidas para os Desertos e a Luta Contra a Desertificação - 2010 - 2020".

A publicação traz informações sobre vários temas, tais como legislação ambiental e da água, saneamento, mudanças climáticas, educação ambiental, integração do Rio São Francisco.

O CD será distribuído para estudantes, pesquisadores e membros de ONGs que trabalham a questão ambiental, para que estes tenham facilidade de acesso e conhecimento sobre a temática.

Qualquer interessado, entretanto, pode solicitá-lo no Gabinete do deputado Fernando Mineiro ou por meio de seu site. Todo o conteúdo também será disponibilizado online, no hotsite da Legislação Ambiental.


Desertificação

Como Ponto Focal Parlamentar da Comissão de Políticas de Combate à Desertificação no RN, o deputado estadual Fernando Mineiro tem acompanhado de perto esse fenômeno.

A Desertificação é definida como processo de destruição do potencial produtivo da terra nas regiões de clima árido, semi-árido e sub-úmido seco. O problema vem sendo detectado desde os anos 30, nos Estados Unidos.

No Brasil, existem quatro áreas, que são chamadas núcleos de Desertificação, onde é intensa a degradação. Elas somam 18,7 mil km² e se localizam nos municípios de Gilbués, no Piauí; Seridó, no Rio Grande do Norte; Irauçuba, no Ceará e Cabrobó, em Pernambuco.

Fonte: Assessoria do Mandato

Desde o ano de 2002, o Mandato do Deputado Fernando Mineiro publica CD-Rom com a Legislação Ambiental, durante a Semana Estadual de Meio Ambiente - SEMA, sempre realizada no mês de junho. Aqui, neste espaço, disponibilizamos o seu conteúdo, que reúne em uma única publicação as normas ambientais para que pesquisadores, ambientalistas, estudantes, jornalistas e o público em geral tenham uma maior facilidade de acesso e conhecimento dos preceitos essenciais à intervenção no meio ambiente.

A temática escolhida este ano para a SEMA foi o Aquecimento Global e as Mudanças Climáticas e aqui procuramos apresentar esse tema de forma didática e de fácil compreensão para o público em geral. Produzimos uma cartilha sobre Mudanças Climáticas, um glossário para entender os termos e expressões utilizados nos relatórios do IPCC e uma série de perguntas, e suas respectivas respostas, para entender melhor a nossa realidade ambiental e as conseqüências do aquecimento global.

Além de conter a Legislação Ambiental atualizada e revisada, este ano, o CD-Rom traz informações sobre os recursos hídricos do Nordeste, quando apresenta o ATLAS NORDESTE, produzido pela Agência Nacional das Águas – ANA. Este documento diagnostica e propõe ações mitigadoras para a resolução de problemas hídricos da nossa região e, em especial, o Rio Grande do Norte.

Outro assunto abordado aqui é o processo de desertificação em nosso Estado. Este debate é acompanhado por Mineiro, que é o ponto focal legislativo do Rio Grande do Norte na Comissão de Combate à Desertificação. Também abordamos o projeto de Integração do Rio São Francisco, trazendo o Relatório de Impacto Ambiental e as perguntas mais frequentes sobre o assunto.



ESPECIAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Panorama da Desertificação no RN

ESTUDOS

Conheça aqui alguns dos principais estudos sobre a desertificação no Rio
Grande do Norte.


ARTIGOS

Selecionamos alguns artigos e textos que dão uma dimensão do fenômeno
da desertificação no Brasil e no mundo.

NOTÍCIAS

Acesse as notícias mais relevantes sobre este assunto, produzidas por
órgãos governamentais e jornais locais.


NOSSOS PARABÉNS AO DEPUTADO FERNANDO MINEIRO (QUE CONHECEMOS HOJE PELA INTERNET) PELO SEU TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COMBATE À DESERTIFICAÇÃO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE! QUE SEU EXEMPLO SEJA SEGUIDO POR OUTROS PARLAMENARES BRASILEIROS!

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br