Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de junho de 2010

PRÊMIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AMIGOS DO MAR


405 mil alunos de 16 Estados abrangidos por Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar


Em sua Sétima Edição, referente a 2010, o Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar está abrangendo um conjunto de 405 mil alunos de 1.357 escolas de 16 Estados brasileiros, nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Este é o universo de escolas que se inscreveram para participar da iniciativa do Instituto Arcor Brasil e Projeto Tamar-ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Com os números da Sétima Edição, já são 2,4 milhões de alunos atingidos pelo Prêmio Amigos do Mar, que em 2010 também passou a discutir o aquecimento global, um dos temas socioambientais mais cruciais do século 21.

Com 280 escolas, São Paulo é o Estado, em termos absolutos, com maior número de unidades escolares públicas participantes, seguido do Rio de Janeiro com 261 escolas. Em termos relativos, Maranhão tem o maior índice de adesão, com 28,8% de escolas participantes, ou 93 entre as 322 escolas convidadas a participar.


Em 2009 foram 402 mil alunos atingidos pela iniciativa, que envolveu 1.295 escolas também de 16 unidades da federação. No conjunto das sete edições, o Prêmio de Educação Ambiental é uma das mais abrangentes ações de educação socioambiental em curso no Brasil. Todo o material de divulgação alusivo à Sétima Edição foi confeccionado com papel certificado pelo FSC.

Também produzido com papel confeccionado foi o Guia do Professor “Nossas Águas Sempre Limpas”, que contém as aulas que servem de base para as atividades mediadas pelos educadores nas escolas. São essas aulas que fornecem a base para a produção, em duplas de alunos, dos desenhos que concorrem ao Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar. O Guia também está à disposição, para qualquer escola brasileira, pelo site www.amigosdomarnaescola.com.br.

Os trabalhos inscritos podem ser enviados para a comissão julgadora até o dia 20 de agosto.

O julgamento, pela comissão formada por artistas, arte-educadores e biólogos, acontecerá entre 13 e 17 de setembro. A divulgação dos finalistas e vencedores está prevista para o dia 30 de setembro. A premiação dos finalistas e vencedores será realizada de 3 de novembro a 3 de dezembro. As escolas vencedoras em cada categoria recebem a visita de biólogos do Projeto Tamar e ganham kits educativos, aprofundando o conhecimento dos alunos e comunidade educativa sobre a conservação das águas e das espécies marinhas.

Em 2010 são duas categorias em disputa: Categoria A – alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental (regulamentação nova em nove anos). Categoria B – alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental (regulamentação nova em nove anos). O Prêmio Amigos do Mar de 2010 terá, portanto, 10 escolas públicas premiadas, entre as unidades escolares inscritas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste e que enviarem os trabalhos.

Fonte: Instituto Arcor Brasil



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br