Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de junho de 2010

RESENDE (RJ): Shows, Cinema e Artecologia na Semana do Meio Ambiente 2010!

Rio Paraíba do Sul, em Resende (RJ)



Oi, professor!
Atividades em Resende.
Abraços.

Raquel Almeida
- AGUA DONA DA VIDA



Prefeitura Municipal de Resende

Agência do Meio Ambiente do Município de Resende


Release Semana do Meio Ambiente 2010


A Prefeitura de Resende através da Agência do Meio Ambiente do Município de Resende – AMAR Realiza pelo segundo ano consecutivo a Semana do Meio Ambiente do Município de Resende. O evento que acontece no Parque das Águas e da início, as comemorações do dia Mundial do Meio Ambiente (05 de Junho).

A organização na AMAR fica a cargo da equipe de Educação Ambiental do Centro de Referência em Educação Ambiental de Resende – CREAR, que atua como um instrumento de gestão e interface junto aos demais Programas Ambientais da AMAR.

De 7 a 12 de junho a população vai poder curtir Cinema Ambiental, Shows, Mutirão de Limpeza do rio Paraíba do Sul, Visitas Orientadas ao Aterro Sanitário, a Estação de Tratamento de Esgoto, a cachoeira da Fumaça e ao Reflorestamento do morro da torre. Exposição de Fotografias e Artecologia no Parque das Águas. Uma das estratégias do Programa é realizar parcerias e envolver as escolas, universidades, ONGs, Associações de Moradores e de classe, por meio de alunos, professores dos Ensinos Fundamental, Médio, Superior, Grupo da Terceira Idade Ativa, Técnicos da Área Ambiental, entre outros munícipes, com vistas a ampliar a cidadania ambiental para a proteção e a sustentabilidade do meio ambiente. Em 2009, foram mobilizados nas atividades da Semana do Meio Ambiente cerca de 2.000 pessoas com acesso direto a Educação Ambiental, e para 2010 estima-se um número três vezes maior.



Prefeitura Municipal de Resende

Agência do Meio Ambiente do Município de Resende


FILMES DA MOSTRA DE CINEMA DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE


DIA 07 DE JUNHO MOSTRA GREENPEACE


Curta: O Mar é Nosso? (2008) Duração: 26’


Durante uma viagem encantadora pelos mares brasileiros, um pescador (vivido por Guilherme Santana) mostra os problemas causados pela ação do homem nos mares do Brasil, aponta soluções e convida a todos para um grande engajamento pela conservação marítima.


Longa: Mudanças do Clima, Mudanças de Vida Duração: 51’


Se você acha que aquecimento global é coisa de cinema ou que só acontecerá daqui a muitas gerações, chegou a hora de ver esse filme.

As mudanças climáticas estão mais perto do que você imagina!

Durante meses, equipes do Greenpeace viajaram por todo o Brasil, documentando os impactos das mudanças climáticas em diversas regiões. O resultado foi um filme com imagens impressionantes de seca, inundação e destruição, além de depoimentos emocionados de pessoas no Sul, na Amazônia e no nordeste que sofreram, sofre, e podem sofrer ainda mais com essas alterações do clima. O documentário traz também a opinião de cientistas sobre as causas do aquecimento global e que o governo e a população podem fazer para barrar já os impactos das mudanças climáticas.


DIA 08 DE JUNHO


Curta: Trilogia - Pense de Novo WWF (2007) Duração: 05’


Mundo (2007)

O aquecimento global não é um fenômeno natural, mas um problema criado pelos homens. Qualquer pequena tora de madeira, cada gota de óleo e gás que os seres humanos queimam são jogados na atmosfera e contribuem para as mudanças climáticas (30 segundos).


Desmatamento (2008)

O segundo vídeo da trilogia Pense de Novo aborda o maior problema brasileiro para as mudanças climáticas: o desmatamento. Ao serem cortadas e queimadas, as árvores liberam para a atmosfera o dióxido de carbono que havia nelas. É assim que acontece cerca de 75% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil, levando o país a ser o 4o. maior emissor do planeta (30 segundos).


Energia (2008)

Soluções para conter o aquecimento global na área de energia e novas tecnologias é o tema do último vídeo da trilogia Pense de Novo do WWF-Brasil. No mundo, o setor de energia é responsável por 37% de todas as emissões de gás carbônico, o que representa 23 bilhões de toneladas de CO2 lançadas por ano na atmosfera, ou seja, mais de 700 toneladas por segundo. Esse percentual coloca o setor de energia em primeiro lugar como emissor de gases de efeito estufa (30 segundos).


Campanha publicitária WWF Brasil (2007)

Produção: WWF Brasil/DM9DDB

Vídeo criado pela agência DM9DDB para o WWF-Brasil. O objetivo da campanha é conscientizar a população quanto ao fato de que pequenas ações isoladas, tanto positivas como negativas, podem dar início a um efeito cascata de proporções planetárias. Criação de Rodolfo Sampaio, Julio Andery e Arício Fortes (01 minuto).


Longa: A Última Hora (2007) de Leonardo Dicáprio

Causadas pela própria humanidade, enchentes, furacões e uma série de tragédias assolam o planeta cotidianamente. O documentário mostra como a Terra chegou nesse ponto: de que forma o ecossistema tem sido destruído e, principalmente, o que é possível fazer para reverter este quadro. Entrevistas com mais de 50 renomados cientistas, pensadores e líderes ajudam a esclarecer estas importantes questões e a indicar as alternativas ainda possíveis.


DIA 09 DE JUNHO MOSTRA WWF-BRASIL


Curtas da Expedição Mariuá - Jauaperi. (2009) Duração: 16’


Longa: Expedição Mariuá - Jauaperi (2009) Duração: 50’


A Expedição Mariuá-Jauaperi passou por duas regiões distintas: o Arquipélago

de Mariuá e a área prevista para a Reserva Extrativista Rio Branco-Jauaperi.
Durante as duas primeiras semanas de expedição, a equipe de técnicos e pesquisadores visitou o Arquipélago de Mariuá, que é considerado o maior arquipélago fluvial do mundo e um armazém de diversidade biológica.
Nas duas últimas semanas, a Expedição Mariuá-Jauaperi se concentrou nas comunidades que vivem na área em que está prevista a criação da Reserva Extrativista Rio Branco-Jauaperi.
O objetivo era reconhecer as demandas das populações locais, além da importância ecológica da região, para subsidiar as decisões de criação ou não da unidade de conservação.


SHOWS DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE


DIA 10 DE JUNHO NOITE (APÓS A MESSA TEMÁTICA) JAZZ/MPB

BERNARD FINES E JULIO BITTENCOURT TRIO


DIA 11 DE JUNHO NOITE (A PARTIR DAS 19h) POP/ROCK//HEAVY/BLUES

TRIBO DE SOLOS

NAVE MÃE

DANCING FLAME

PÉ DE JACA BLUES BAND


DIA 11 DE JUNHO DIA 10h CHORINHO/JAZZ/MPB

GRUPO NÓS NAS CORDAS

JULIO PORTES JAZZ TRIO

ENVIADO PELA COLABORADORA BIÓLOGA RAQUEL ALMEIDA - ÁGUA DONA DA VIDA - http://twitter.com/infoambiental


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando

quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br