Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de junho de 2010

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2010 "EVENTO 10º SOS RIO PARAÍBA DO SUL - TAUBATÉ (SP)

Rio Paraíba do Sul (vale paraíba paulista)

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – TAUBATÉ – SP



Tema: 10º S.O.S. RIO PARAÍBA – Lema: 3Rs (Reduzir – Reutilizar – Reciclar)

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

09:00 h - Abertura Oficial do 10º S.O.S. Rio Paraíba, pelo Pe. Moacir Pedrini, homenagem a mãe dos amigos da natureza e colaboradora do meio ambiente Sra. Regina Mariano da Silva Filippini (in memorian.).


Após leitura do texto da importância de preservar os rios e as nossas nascentes, para a sobrevivência das espécies e a vida do planeta


09:30 h –Homenagem dos Amigos da Natureza - homenagem aos carroceiros, coletores de lixo, varredores e recicladores.


Foram escolhidos 15 colaboradores para serem homenageados, receberão o Certificado e uma medalha e, serão escolhidas mais 15 pessoas envolvidas em projetos, trabalhos em prol ao meio ambiente, estes também receberão medalhas.


10:00 h – Homenagem da Comunidade São Luiz Gonzaga ao evento: 3Rs (Reduzir-Reutilzar-Reciclar).


Teatro organizado pelo Voluntário Mateus ( 20 min.)
10:20 h – Toque da Sirene – 1 min. em memória a Sra. Regina Mariano da Silva Filippini, e após este 1 min., será chamado um representante e, juntamente com o Pe. Moacir entregará a placa ao amigo Ângelo Filippini, pelos seus trabalhos, projetos e reconhecimento do Senado Federal por ter sido escolhido como um dos autores de um dos 150 melhores projetos legislativos do país, em comemoração aos 20 anos da constituição brasileira. .

10:30 h – Benção da Água, ao lado do Bosque Comunitário, pelo Pe. Moacir Francisco Pedrini, também será feita, uma comparação da água do rio Paraíba do Sul, com a água tratada pelo sistema de tratamento da Sabesp.


10:50 h – Plantio de árvore nativa, pelo Amigo Gabino, padrinho do Bosque Comunitário e crianças como símbolo dos 10 anos do S.O.S. Rio Paraíba e Comunidade Participativa.
11:00 h – Agradecimento as famílias presentes, a todos que contribuíram com o evento.

SHOWS E SEUS HORÁRIOS PARA APRESENTAÇÕES

11:00 h - Ginástica Rítmica (Responsável Renata);
11:30 h - Canta CELITO (Cancioneiro);
11:45 h – Dança do Ventre (Responsável Gislene);
12:00 h – Apresentação do Karatê (Responsável Fábio Oliveira);
12:15 h – Dança Flamingo (Responsável Oásis Stúdio de dança);
12:30 h – Roda de Capoeira (Responsável Mestre Ciriaco);
13:00 h – Show com FORROBAXÉ, Alziro Costa e Tito (Encerramento).

EXPOSIÇÕES e ENTRETENIMENTO


ESPAÇOS DA RUA. José Augusto de Paula (Trecho Sede) = Exposição sobre meio ambiente, cartazes, orientação do tempo da decomposição do lixo no meio ambiente. Exposição de artesanato dos feitos com materiais recicláveis. Desenhos das escolas sobre o tema 3Rs. Exposição dos trabalhos da NUCAM. Exposição da Polícia Florestal. Vendas de produtos reaproveitados. Gruta do Milagre (Orientação as crianças sobre entorpecentes e outros vícios). Saúde e higiene bucal.


ESPAÇO DO EJA – JARAGUÁ – Cine Meio-Ambiente (Exibição do filme educativo para as crianças).


ESPAÇO DA QUADRA DE FUTSAL - Colocação de 5 brinquedos com monitores para atender as crianças de 02 a 10 anos de idade, a quadra também terá a exposição interna no alambrado de faixas dos patrocinadores e colaboradores do evento. Obs: As crianças que adentrarem à quadra, para brincar nos brinquedos deverão antes passar pela Avaliação bucal e pelo Cine-Meio Ambiente, após receberem em um de seus braços, os dois carimbos terão passaporte livre para brincar quantas vezes quiserem nos brinquedos, respeitando a sua vez na fila.

QUIOSQUE - Utilizado somente para shows e entregue da homenagem.


CAMPO DE FUTEBOL - Caso confirme a chegada da exposição do helicóptero do BAVEX, o campo será aberto para a exposição e conhecimento da aeronave.


ESPAÇO MARIA DO CARMO RIBEIRO -(Atrás do Campo de Futebol) - Será utilizado para a exposição de Veículos Off-Road e Moto-Clube do Jaraguá.


BOSQUE COMUNITÁRIO Criado Pela Comunidade– Visita para o conhecimento do público.

CENTRO COMUNITÁRIO - Será utilizado para a distribuição de frutas (forma de incentivar a educação alimentar das crianças, no incentivo de uma vida saudável; e em uma segunda etapa serão distribuídos refrigerantes e bolo para todos os presentes.


CANTINA DO CLUBE - Funcionará normalmente, sendo reforçado com mais 10 jogos de mesa, para dar condições de atenderem aos presentes.


PARQUINHO (PLAY-GROUND) – Espaço para uso de pintura de face das crianças.

EQUIPE RESPONSÁVEL pelas ATIVIDADES e ATENDIMENTO ao PÚBLICO
PROTOCOLO (Autoridades Cívis, militares e outras) = Célia Aparecida Rosa;
PORTAL DE ENTRADA DO EVENTO = Mércia Bonna, João Cobrinha, Tonhão e Ronaldinho;
APOIO AOS EXPOSITORES = Wilson Grasso e Nilton da Silva;
DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS = Pe. Moacir, Volnei e Didi;
SEGURANÇA e FISCALIZAÇÃO DO LOCAL = VAP e VIP do JARAGUÁ;
BRINQUEDOS NA QUADRA = Equipe de locação oferecida pela Prefeitura de Tremembé;
MONTAGEM DE PAINÉIS, CARTAZES E COLOCAÇÃO DE FAIXAS = Bêne, Mércia e Ronaldinho;
FOTOGRÁFIA e FILMAGEM = Olímpio Dias e Fernando;
SONORIZAÇÃO = Tito e Alziro Costa (Microfone sem fio);
MICROFONE = Frater Marcelo;
TELÃO = Jubal eventos ou Banda Kuka Livre;
APOIO A EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS MANUAIS (Rua) = Sra. Dora;
EQUIPE PARA CONFECÇÃO DA MESA DE FRUTAS = Marcos, Noêmia, Rita, José Elias e outros;
EQUIPE PARA MONTAGEM DO BOLO = Helena, Isaura, Benê (Flôr do Vale), Ditinha, Terezinha do Volnei e outros;
ACOLHIDA AOS CONVIDADOS = Ângelo Filippini e Carlos Botossi;
ACOLHIDA AS AUTORIDADES MILITARES (CONSEGS) = Benedito Carlos e Pedro Maurício da Silva.

HOMENAGEADA IN MEMÓRIA

A Sra. Regina Mariano da Silva Filippini, falecida dia 5 de maio foi uma das idealizadoras e fundadoras do GECA, uma instituição de conscientização ambiental, lutou para a preservação do nosso meio ambiente, e com apoio da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Vila São Geraldo.


Sua dedicação a frente deste trabalho em prol do meio ambiente, ganhou projeção importante nas realizações dos S.O.S. Rio Paraíba, cada qual com um lema, para que as instituições escolares, Ongs., e outras entidades preocupadas com o planeta, pudessem expor seus trabalhos e ideais, e foi com muita luta e perseverança, diante de tantos acontecimentos catastróficos ocorridos pelo mundo, foi se somando as forças, sensibilizando as autoridades civis, políticas e militares, quanto a vida do planeta, em que dependemos da água para a nossa sobrevivência e vida ”.


Cuidar das nascentes, rios e principalmente ter a responsabilidade de dar um destino para o lixo que produzimos, sendo que nós mesmos somos os responsáveis por esta situação, e as ações para salvar o planeta depende da união de todos nós.

10 ª S.O.S. Rio Paraíba = Lema Três Rs ( Reduzir – Reutilizar – Reciclar), a escolha deste lema em reunião realizada pelas Comunidades ecumênicas, paróquias e líderes das Associações, demonstra a preocupação da Sociedade com o Lixo Orgânico (lixo úmido), Lixo Reciclável (lixo seco) e seu destino.

DIA 05 DE JUNHO DE 2010 - BAIRRO DO JARAGUÁ - TAUBATÉ (SP)


Enviado pelo colaborador Prof. Dr. Dionísio Leite da Costa - Panathlon Club Taubaté



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Parabéns, que estas ações se multiplique pelo país, e sirva de exemplos para as escolas, instituições, ongs e associações. O país precisa de menas palavras e mais ações concretas, sem promessas. Vamos defender o meio ambiente e dar um destino ao lixo que produzimos. Salve o nosso planeta.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br