Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de junho de 2010

SEMANA DO MEIO AMBIENTE DA DUKE ENERGY - RIO PARANAPANEMA

Estação de Hidrobiologia da Duke Energy


Duke Energy: 10 anos de parceria com o meio ambiente


Desde 1999 no Brasil, quando assumiu a concessão de oito usinas no rio Paranapanema, a Duke Energy International Geração Paranapanema, uma das maiores geradoras privadas de energia do país, tem como um de seus principais compromissos o de manter a sua operação de forma sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a consequente promoção da qualidade de vida na região do Paranapanema. E, durante todo esse período, os desafios, bem como os avanços, foram enormes. Conheça alguns:

peixes para repovoamento do Paranapanema

Manejo Pesqueiro - Repovoamento de reservatórios

Desde 1999, a empresa mantém um programa de repovoamento de reservatórios com espécies de peixes nativas do rio Paranapanema. Até hoje, mais de 16 milhões de alevinos foram soltos no rio.


O trabalho de pesquisa e reprodução de peixes é realizado na Estação de Hidrobiologia e Aquicultura de Salto Grande, em um convênio firmado entre a Duke Energy e a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). Com uma área de 22 mil m2, o local abriga laboratórios para análises da água e reprodução de peixes, tanques de larvicultura e 53 tanques de alevinagem e estocagem de matrizes.


Reflorestamento

Em 2009, a Duke Energy reflorestou 262 hectares com espécies florestais nativas, o que a levou a acumular, no final do período, 6.419 hectares reflorestados com espécies nativas do Paranapanema, ao longo de seus reservatórios. As iniciativas de reflorestamento foram responsáveis pela manutenção de 190 postos de trabalho, ocupados por profissionais das localidades envolvidas. Em complemento ao programa de reflorestamento, a Duke Energy também mantém mais 2.800 hectares de mata nativa.


Em complemento, a empresa mantém um programa de Promoção Florestal que é sucesso junto aos proprietários rurais da região, tendo distribuído mais de 2 milhões de mudas de árvores para recuperação florestal em áreas particulares de terceiros.


Corredor Florestal

A Duke Energy concluiu, em 2009, a fase de plantio de um corredor florestal com 15 quilômetros de extensão por 200 metros de largura, que liga o Parque Estadual Morro do Diabo à Estação Ecológica Mico-Leão-Preto, no Pontal do Paranapanema (SP). Este corredor, que agora se encontra em fase de consolidação, possibilitará a interação entre as populações de mico-leão-preto presentes nas duas áreas, entre diversas outras espécies de animais típicos da região, como as onças. Símbolo do Parque, o mico-leão-preto está entre os primatas ameaçados de extinção e chegou a ser dado como extinto em 1905, sendo redescoberto nas matas do Morro do Diabo, na década de 1970.


Manutenção de Áreas de Conservação Ambiental

A empresa também implantou, no reservatório de Taquaruçu, Áreas de Conservação Ambiental em 2.800 hectares e fez o reflorestamento de mais de mil hectares com alta diversidade de espécies florestais, servindo como ‘ilhas’ de diversidade aos fragmentos remanescentes da região. De acordo com Miguel Conrado Filho, Gerente Geral da área de Meio Ambiente, “o mais relevante é que essas áreas reflorestadas ultrapassam os 408 hectares de remanescentes florestais que havia antes do enchimento do reservatório”.

Vista dos tanques de alevinagem_Estação de Hidrobiologia e Aquicultura



Educação Ambiental

No âmbito dos programas de educação ambiental junto às comunidades, em 2009, a Duke Energy realizou atividades para mais de 7.300 participantes de toda a Bacia do Paranapanema, pela execução e patrocínio de eventos diversos, palestras, programas de visitação, entre outros. Segundo a gerente-geral de Relações Institucionais, Ana Amélia Gomes, “essas ações educativas são de grande importância para a empresa porque atingem, em geral, importantes porta-vozes das questões ambientais: as crianças. Os conceitos aprendidos são levados para o seu dia a dia. Envolvem a família e a comunidade de um modo geral, além de crescerem já compreendendo a importância da preservação do meio ambiente”.


Em reconhecimento aos programas desenvolvidos, a Duke Energy vem conseguindo a renovação de suas licenças por períodos superiores aos concedidos pelos órgãos ambientais às concessionárias de hidrelétricas. É o caso de Capivara, que obteve licença por seis anos, contra os quatro normalmente concedidos às usinas. A empresa também é destaque no Benchmarking Sociambiental, com programas contemplados em três anos consecutivos: 2007, 2008 e 2009.


Sobre a Duke Energy Geração Paranapanema

A Duke Energy Geração Paranapanema S.A. é subsidiária da Duke Energy Corp, uma das maiores companhias do setor energético dos Estados Unidos. Com 293 colaboradores, atua na produção e comercialização de energia elétrica por meio da administração de oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do rio Paranapanema: Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Capivara, Taquaruçu, Rosana, Canoas I e Canoas II (estas últimas operadas em consórcio com a Companhia Brasileira de Alumínio – CBA). Com capacidade total instalada de 2307 MW, a companhia é considerada uma das maiores geradoras privadas do país, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) respondendo, aproximadamente, por 2,3% da energia total produzida no país.


Informações à imprensa :

Heloísa Miguel (18) 3908-7422 (18) 9751-2735
heloisamiguel@gmail.com


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando

quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br