Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de junho de 2010

Sistema permite verificar em qual cômodo da casa o consumo de água é maior




Em qual parte da casa o consumo de água é maior? Será nos banheiros, na cozinha ou na área de serviço?

Por Danielle Jordan / Ambientebrasil

Para fazer o diagnóstico do consumo a Companhia de Saneamento de São Paulo, Sabesp, e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, IPT, desenvolveram um projeto que permite localizar onde o morador consome mais água. Com essa informação, as ações de conscientização da companhia poderão ser mais focadas.

Parte do projeto foi apresentado no 6º Congresso Internacional de Perdas de Água, realizado esta semana, em São Paulo. “Esse conhecimento possibilitará à Sabesp elaborar um plano de contingência ou campanhas de comunicação para conscientização sobre uso racional da água e instalação de equipamentos economizadores.”, explicou o gestor do Programa de Uso Racional da Água, Pura, da Sabesp.

Foram instalados medidores de consumo no cavalete e em cada ponto de entrada de água, incluindo torneiras, bacias sanitárias, etc, em 40 residências, o que possibilitou a análise de cada cômodo da casa.

As conclusões apontaram que com relação à vazão noturna, entre 3 e 4 horas, as pessoas também consomem água em atividades domésticas. O que se imaginava como sendo vazamento noturno, é verdade, consumo.

As pesquisas terão continuidade e mais residências devem ter medidores instalados.
*Com informações da Sabesp.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br