Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de junho de 2010






Denise Gurgel



Atitudes ecológicas para crianças




Falar sobre ecologia e sobre o que é correto para vivermos melhor está na moda. Mas podemos fugir de ficar apenas no discurso e realmente incluir atitudes ecológicas no nosso cotidiano, servindo de exemplo para as crianças que convivem conosco.




Ensinar os pequenos a cuidar do meio ambiente e reciclar é incentivar desde cedo à interação com a natureza e adotar atitudes simples no cotidiano que podem fazer grande diferença no futuro.
Na prática é simples, que ver? É muito comum os pais deixarem os filhos no chuveiro minutos a fio. Ao contrário, devemos ensinar as crianças que água é valiosa. Ao invés da brincadeira rolar solta debaixo do chuveiro, que tal levar uma bacia para o banheiro e encher de água e brinquedos? Garanto que o banho será muito mais gostoso e lúdico.




Viver num mundo ecologicamente perfeito ainda está distante da nossa realidade. Mas dá para diminuir o impacto ambiental da nossa existência, despertando e ensinando atitudes básicas em casa, como separar o lixo úmido do seco, reutilizar água, usar a iluminação das janelas e não deixar a luz acesa no quarto quando sair, desligar a televisão, cuidar do jardim, plantar uma horta caseira e cuidar dos animais. São formas simples e acessíveis para ensinar que podemos viver de forma sustentável.




Sustentabilidade é suprir as necessidades da geração atual sem afetar as gerações futuras. E para isso três palavras com a letra "R" são importantes: reduzir, reutilizar e reciclar.




Reduzir talvez seja a mais difícil, pois implica numa mudança de hábitos da família, educando o consumo e recusando produtos que não sejam ecológicos. Podemos ensinar as crianças a optarem por produtos ecologicamente corretos, como por exemplo, cadernos com folhas recicladas. No começo talvez não seja fácil, mas juntos vocês podem reinventar uma bela capa para o caderno com o personagem preferido do pequeno.




Reutilizar significa questionar se aquilo que o pequeno tem é necessário, pois se não for poderá ser doado para outra criança. Uma forma é arrumar a bagunça do armário de roupas e brinquedos. Quantas coisas são guardadas e com o tempo perdem a utilidade e poderiam ser úteis para outros? Além de ajudar a reutilizar, a criança também aprende a valorizar o que possui. Na escola essa atitude também poderá ser incentivada, como trocar livros no início do ano letivo para que eles tenham uma vida útil maior.




O terceiro "R", reciclar, poderá ser o mais prazeroso para a família! Alguns materiais podem ir para a coleta seletiva e pequenos objetos podem se transformar em brinquedos. Assim, estimularemos e oferecemos oportunidade para a criatividade da criança e, de quebra, os pais interagem mais com os filhos, ficando mais próximos.




Teatro sobre ecologia em SP: http://www.criancaecologica.sp.gov.br/teatrocriancaecologica/turne.htm
Vídeo sobre meio ambiente em animação: http://www.youtube.com/watch?v=UKLrqVFHS5w



Fonte:
Blog com dicas para reciclar e criar brinquedos: http://dedinhos-lambuzados.blogspot.com/search/label/brincadeira




BLOG SOS RIOS DO BRASIL



Divulgando, Promovendo e Valorizando



quem defende as águas do Brasil!





ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br