Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de junho de 2010

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2010: "UM VÍDEO PARA VC VER E PENSAR"...

Dia do Meio Ambiente: Será que o planeta precisa ser salvo? George Carlin disse que não!

George Carlin foi um comediante, ator e autor norte-americano muito famoso por fazer um humor de crítica social, religiosa, e até ambiental. Ele era um cara muito inteligente, porém pela sua irreverência acabou preso em inúmeras vezes que levou o texto a palco. O @italogeo Ítalo de Paula geógrafo (www.criticasereflexoes.blogspot.com) havia me pedido para comentar o video faz algum tempo, achei pertinente postá-lo hoje 5 de Junho, dia do MEIO AMBIENTE. Aos ambientalistas mais ferrenhos que ainda não assistiram este show de Carlin, peço paciência, assistam até o final vale muito a pena, eu mesma assisti várias
, como se fosse um animal ruminante em seu processo de digestão.




Revoltado? A 1ª vista acho que grande parte ficaria, mas ele não está de todo errado, quando ele diz que o planeta vem sofrendo mudanças ao longo de sua existência está certo. Vários eventos ocorreram os quais mudaram drasticamente a paisagem da Terra, mudanças climáticas, Pangéia (placas tectônicas), meteoros, foram eventos naturais que ocorreram, depois que estes aconteceram cada um ao seu tempo, foram sobrevivendo por aqui somente aqueles que tinham as adaptações necessárias para sobreviver depois de tamanha mudança, as espécies que não possuiam estas características acabaram sendo extintas, assim se deu a evolução dos seres vivos.


O planeta não fica estático, ele vive em constante mudança, o problema é que em tempos atuais a nossa espécie está interferindo no processo natural e as acelerando, de modo que estamos alterando a paisagem e o clima mais depressa. Provavelmente isto aconteceria naturalmente e não tão depressa sem a nossa influência, é claro, não estou contando com um evento maior como o choque de um meteoro ou algo similar. O que não acho justo é que outras espécies que exercem sua função normamelnte em um ecossistema paguem com a extinção por conta de nossas ações, portanto, sou a favor de pesquisas para conservação da fauna e flora, preservação dos ecossistemas, porém, sou contra ao investimento pesado em espécies praticamentes já condenadas a extinção por falta de variabilidade genética ou por serem extremamente especialistas em sua alimentação por exemplo (comem somente um tipo de alimento). Digo isso porque gastasse milhões com elas e tal dinheiro poderia ser empregado na criação e manutenção de grandes áreas de Unidades de Conservação e assim proteger um número bem maior de espécies, não me considero insensível por isso.


Sim Carlin eu quero viver em um planeta limpo, atualmente já presenciamos pessoas sofrendo pela falta de água, poluição, seca, desmoronamentos, pela má distribuição da renda e tantas outras coisas. A idéia de que em um futuro próximo meus descendentes, pessoas que eu amo possam sofrer o caos ambiental me aflige, e eu gostaria de dar mais tempo de vida saudável a elas, antes que a mutante Terra nos pregue uma grande peça buscando seu próprio equilíbrio, garanto que deseja também isso onde quer que esteja agora.

Quando Carlin comenta sobre as doenças fazendo menção direta a Aids contempla uma estratégia inteligente da natureza em impedir a reprodução da espécie que a modifica Homo sapiens , em contrapartida a nossa INTELIGÊNCIA, vem buscando a cura ou pelo menos o tratamento para as enfermidades o que aumentou de forma significativa nossa esperança de vida. Digo sempre, TODO MUNDO QUER IR PRO CÉU, MAS NINGUÉM QUER MORRER! Tentamos ganhar a vida eterna, será que a capacidade de suporte do planeta aguenta nossa existência da maneira como o estamos usando?

O planeta irá continuar com a nossa presença ou não, viverá nele os seres que terão condições de ficar diante das mudanças impostas, se seremos eliminados ou não, não posso afirmar ao certo, porém em caso de sermos expurgados da Terra, deixaremos a marca de nossa inteligência, nós vamos, mas o plástico ficará, excelente observação de Carlin!!!


George Carlin faleceu em 2008, acho que do coração aos 71 anos, conforme seu desejo foi cremado e suas cinzas espalhadas sem qualquer serviço de homenagens publicas ou religiosas. Talvez ele não soubesse, mas ao ser cremado ele deu sua contribuição ao meio ambiente, uma pessoa com 70kg de massa, se transforma em 1 ou 2kg de cinzas, enquanto sob a terra a decomposição pode durar até dois anos e deixar 13kg de ossos para posteridade” CLIQUE AQUI↓ e saiba mais sobre o enterro ecológico.

Se você ainda está chateado com as declarações de Carlin sobre Salvar o Planeta, não fique, ele está certo, o planeta ficará bem, nós e que estamos F…piiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!! Lembre-se que Carlin é humano como eu e você, com defeitos e qualidades e capaz de deixar uma linda mensagem como está abaixo que nos serve de lição.
Fonte: Site Conscienciacomciência -

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!

ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br