Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de junho de 2010

EM SÃO PAULO O 6º CONGRESSO INTERNACIONAL DE PERDAS DE ÁGUA - 06 A 09 JUN 2010 - ABES/SABESP


Sabesp recepciona 6º Congresso Internacional de Perdas de Água

"Temos o prazer de anunciar que a SABESP, a Companhia de Água e Saneamento do Estado de São Paulo, no Brasil será a organizadora da Conferência IWA Perda de Água, que será realizada em São Paulo, do dia 06 a 09 de junho de 2010. (Na foto, o Presidente Gesner Oliveira)


Acontece entre os dias 6 e 9 de junho a sexta edição do Congresso Internacional de Perdas de Água, sediado este ano na cidade de São Paulo e organizado pela Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental). A recepção do evento está a cargo da Sabesp.

O congresso é realizado a cada dois anos pela Associação Internacional de Água (IWA, na sigla em inglês) e tem como objetivo apresentar e colocar em discussão as recentes estratégias e técnicas internacionais de gestão para redução de perdas de água.


Nesta edição do evento, em São Paulo, estarão em foco os aspectos complexos que envolvem a detecção e a redução das perdas de água em grandes centros urbanos – situação agravada pela escassez de água, como é o caso da capital paulista. Além disso, o congresso também promoverá aproximação entre a IWA e as empresas de saneamento brasileiras e latino-americanas.


Alguns dos pontos que serão abordados no congresso são: métodos para detecção e redução de vazamentos; estratégias da IWA para redução de perda de água; controle de pressão; técnicas de gestão para redução de perdas em países desenvolvidos e em desenvolvimento; investigação de vazamento para redução de perdas aparentes, entre outros.


Ao todo, 500 participantes de 34 países estarão presentes ao evento (confira a lista completa abaixo). O congresso acontece no Hotel Macksoud Plaza, em São Paulo, e tem início com coquetel no dia 6 de junho (domingo), às 19h. Nos demais dias serão apresentados 90 trabalhos técnicos de diversas partes do mundo sobre o tema.


A programação completa e outras informações do evento podem ser obtidas no site www.waterloss2010.com.


Programa Corporativo da Sabesp

Nos últimos anos a Sabesp vem intensificando as ações dentro de seu Programa Corporativo de Redução de Perdas. Esse empenho já deu resultados: de 2006 a 2009, a empresa obteve redução de 174 bilhões de litros de água, o que é suficiente para abastecer por um ano 1,7 milhão de pessoas – correspondente à soma de habitantes de Campinas e Osasco. No período, o índice de perdas caiu de 32% para 26%. Só no ano passado a Sabesp investiu R$ 261 milhões no programa.


Atualmente, o índice de perdas da Sabesp está hoje em 25,7%.

As boas práticas da companhia paulista também resultaram em acordos de cooperação nacionais e internacionais para transferência de tecnologia. O primeiro contrato foi firmado com a Casal, companhia do Estado de Alagoas. A Sabesp também venceu sua primeira licitação internacional, no Panamá, e vai prestar consultoria para uso racional da água e para gestão comercial e operacional.


A expectativa da Sabesp é que, até 2019, o índice de perdas esteja reduzido a 13%, compatível com índices internacionais.


Países participantes do Congresso

África do Sul, Argentina, Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Chipre, Colômbia, Coréia do Sul, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Gana, Grécia, Holanda, Índia, Israel, Itália, Macedônia, Marrocos, Nova Zelândia, Palestina, Portugal, Quatar, Reino Unido, República Checa, Suécia, Suíça, Turquia, Uruguai.

Agende-se

6º Congresso Internacional de Perdas de Água
6 a 9 de junho
Hotel Macksoud Plaza, São Paulo, SP
Endereço: Alameda Campinas, 150, Bela Vista.


Saiba mais:

www.iwahq.org
www.waterloss2010.com



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br