Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de junho de 2010

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2010: ELES SAIARAM EM DEFESA DO SEU AMEAÇADO LAGO ORION



O "LAGO ORION", manancial do Condomínio Aldeia da Serra, em São Paulo está ameaçado pela especulação imobiliária, podendo até ser destruído para implantação de novas unidades residenciais.


Ao invés de ficar lamentando o problema, os moradores daquela região, que têm no Lago Orion as importantes nascentes das águas que utilizam em suas residencias, resolveram dar as mãos e sairam em defesa do mesmo.


Muitas medidas e providências foram tomadas e diversas idéias colocadas em prática. O Dr. Nacir Sales (DR. NEGOCIAÇÃO TV) utilizou o seu programa de televisão para incentivar as pessoas a lutar em defesa do Lago e com sua equipe conseguiu importantes apoios para o grande evento "ABRACE O LAGO ORION", que reuniu cerca de 2.500 pessoas, dia 15 de maio último.


A sua filha SOFIA teve uma idéia fantástica, que colocou em prática com seus amigos da Aldeia da Serra: o "abaixo-assinado das patinhas", onde coletaram centenas de patas de animais de estimação em defesa do belo local, onde as crianças gostam de brincar com seus animais , e que desejam ver preservadas. (Veja: SouSofia.com.br)


QUE SIRVA DE EXEMPLO E INCENTIVO, PARA QUE OUTRAS COMUNIDADES POSSAM TAMBÉM DEFENDER SEUS RIOS E LAGOS:

Veja como foi o "ABRACE O LAGO ORION" :

Dan Robson, o Guardião das Águas entrevista Sofia Sales

(SouSofia.com.br)



Dan Robson, o Guardião das Águas, que representou a SOS MATA ATLÂNTICA foi quem deu o sinal, com a Bandeira Nacional, para a execução do Hino Nacional e o efetivo ABRAÇO O LAGO.
Mas antes… interagiu com as crianças (Maria Vitória, Manoela e Maria Julia, do Abrace o Lago).
CORRENTE HUMANA PROTEGE O MANANCIAL DO LAGO ÓRION

Uma multidão, inteligente, consciente e responsável: elo humano de proteção ao Manancial Lago Orion, contra a o crescimento urbano não sustentável.
Na prática, a Aldeia da Serra agradece, com seu abraço protetivo, cada banho, cada gole d’agua… Uma tremenda vitória da razão e da emoção sobre a especulação imobiliária.
Um outro brasileiro, Chico da Silva, também migrou do Acre para o litoral e de Fortaleza se fez famoso mundialmente. Por isso o Dr. Negociação presenteou Dan Robson com a tela “O PEIXE” de Chico da Silva.

Dan Robson atravessou o Brasil do Sul ao Norte, do Chui ao Oiapoque, do Rio Grande do Sul ao Amapá, a pé. Morou 2 meses em uma caverna, monitorado por cientistas de 2 Universidades. Navegou 500 Km pelo Rio Tietê e pedalou pela Transamazônica, do Acre ao Oceano Atlântico.

Muitas entidades estiveram presentes, dentre as quais a OAB, o CIESP/Sorocaba, ACM, AISAM, ALEC, SOCIEDADE AMIGOS DA ALDEIA DA SERRA, ECOS DA SERRA, REVISTA CONSTRUTORES, FOLHA DE ALPHAVILLE, REVISTA RA, SOS MATA ATLÂNTICA e muitas outras.

À SABESP e à Soldatopo Containers nossos agradecimentos por nos ajudarem a montar o centro de atendimento ao idoso e o centro de imprensa.

O planejado Plantio de Espécies Representativas do Bioma Original da Mata Atlântica não foi realizado porque não autorizado (pedido da Sociedade Amigos da Aldeia da Serra ainda não apreciado) pela Secretaria de Meio Ambiente de Barueri.

Assim, a ação socio/ambiental/educativa, representada pelo prantio de dezenas de mudas para recompor a mata ciliar na presença de centenas de crianças e de 2.500 pessoas não foi autorizado a tempo do evento, o plantio feito foi então simbólico.

É o primeiro caso no Brasil que se tem notícia onde ausente a autorização adminstrativa para plantar árvores… Mas, a presença em massa da população no ato eco-cívico foi a maior autoridade presente ao evento.


VEJA A GALERIA DE FOTOS DO "ABRACE O LAGO ORION" - CLIQUE

VEJA OS DOIS VÍDEOS SOBRE O ABRACE O LAGO
- CLIQUE


Pela importância da ATITUDE PROATIVA do Dr. Nacir Sales, sua filha Sofia, da Equipe do Dr. Negociação TV, dos moradores da Aldeia da Serra , o Blog SOS RIOS DO BRASIL fez diversas postagens sobre o evento e procurou colaborar do melhor modo possível, para o seu sucesso e continuará apoiando toda e qualquer atividade que venham a realizar , para preservar o belo e importante "LAGO ORION".

Prof. Jarmuth Andrade


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Professor Jarmuth, as postagens do Instituto SOS Rios do Brasil foram fundamentais para o sucesso do Abrace o Lago. Nossos sinceros agradecimentos pelo apóio do amigo. O Dr. Negociação Tv está sempre ao seu dispor para repercutir as boas causas do Instituto SOS Rios do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Elvio Luiz Lorieri06 junho, 2010 20:08

    Atitudes como esta é que vão salvar nosso planeta
    Nossos filhos, netos, bisnetos,...., merecem que
    deixemos um mundo melhor para eles. Parabens a todos que abraçaram o Lago Orion, ao Dr. Nacir Sales, sua filha Sofia, Programa Dr. Negociação, imprensa, entidades, enfim ao Povo Unido de Aldeia da Serra. Vamos seguir em frente, esta luta vamos ganhar.
    Elvio@soldatopo.com.br

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br