Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de junho de 2010

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2010: CONHEÇA OS MANGUEZAIS DA BAIXADA SANTISTA (SP)


MANGUEZAL

A palavra “mangue” tem dois significados básicos. Este nome é utilizado para espécies de árvores e arbustos que crescem em terrenos salinos periodicamente inundados pela maré, o que representa um conjunto de 12 famílias e mais de 50 espécies de plantas em todo o mundo. O mesmo termo é utilizado para designar o ambiente costeiro onde estas plantas ocorrem e o conjunto de seres vivos que nele vive (o ecossistema). Neste curso preferimos chamar o ecossistema de “manguezal” e as árvores que dele fazem parte de “mangue”.


Manguezais são definidos como ecossistemas de transição entre o meio marinho e o meio terrestre que se estabelecem em áreas sob ação das marés. Por serem dominados por espécies de plantas que atingem o porte de arbustos ou árvores, os manguezais são por vezes chamados de florestas de beira-mar, enquanto em algumas regiões do país são chamados de mangais.


A beleza exótica dos manguezais pode ser apreciada nas regiões tropicais e temperadas de todo o mundo, com maior desenvolvimento nas regiões tropicais. No litoral brasileiro encontramos os manguezais desde o Amapá até a região de Laguna, em Santa Catarina. O único manguezal oceânico do Atlântico Sul localiza-se na ilha de Fernando de Noronha.


De maneira geral, todas as espécies de mangues apresentam adaptações para sobreviver em terrenos inundados e de solos lamacentos com pouco oxigênio. Todos também apresentam adaptações para sobreviver às águas salgadas.


Conheça mais sobre os Manguezais da Baixada Santista - CLIQUE

A FLORA - A FAUNA - INVERTEBRADOS - PEIXES - MAMÍFEROS - RÉPTEIS - ANFÍBIOS - AVES - GALERIA DE FOTOS DOS MANGUEZAIS SANTISTA


Colaboração enviada por:
Renata Antunes da Cruz
Depto de Ecoturismo - Caiçara Expedições
Guia de Ecoturismo - Ministério do Turismo
Bióloga - CRB 33270/01-D


Venha curtir o feriado de Corpus Christi com a Caiçara Expedições participando deste roteiro espetacular:

muita natureza, educação ambiental, tranquilidade e exercício físico!
Tudo isso remando a bordo de canoas canadenses no manguezal das cidades de São Vicente e Praia Grande/SP.

Próximas saídas programadas: 04-06-10 (Sexta) e 05-06-10 (Sábado)

Valor: R$ 30,00 por pessoa.
* Mínimo de quatro pessoas

Maiores informações e reservas:

contato@caicaraexpedicoes.com

Tel/fax: (13) 3466-6905, (13) 8113-4819
www.caicaraexpedicoes.com


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br