Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de fevereiro de 2010

BARRAGENS SUBTERRÂNEAS E CISTERNA-CALÇADÃO DISCUTIDAS EM OFICINA DA (P1+2), EM SURUBIM (PE)


Oficina discutiu qualidade da construção da cisterna-calçadão e da barragem subterrânea
Gleiceni Nogueira – ASACom
02/02/2010

Aconteceu na quarta-feira (03), em Surubim-PE, a Oficina Qualidade das Implementações promovida pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA). O evento seguiu até sexta-feira (05) e contou com a presença dos coordenadores e animadores das Unidades Gestoras Territoriais (UGTs,) pedreiros, equipe técnica do Programa e convidados.

O objetivo foi refletir sobre o processo de construção da barragem subterrânea e da cisterna-calçadão, buscando aperfeiçoar a edificação das implementações, bem como promover a troca de conhecimentos entre as UGTs. O evento visou ainda, propiciar um diálogo entre técnicos e pesquisadores, favorecendo a construção de novos saberes em torno das tecnologias de convivência com o Semiárido.

Na manhã do primeiro dia (03), os participantes se dividiram por estado para analisar os dados levantados pelas UGTs relativos à cisterna-calçadão: material utilizado, forma e tempo de construção, quantidade de água usada, dificuldades e propostas para melhorar o trabalho. À tarde, o professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Paulo Roberto Lopes Lima, fez considerações sobre os aspectos construtivos da implementação.

No segundo dia (04), foram realizadas visitas de campo a quatro famílias da comunidade Cipoais, no município de Belo Jardim, a 20 km de Surubim, que possuem cisterna-calçadão. Após essa atividade, os participantes fizeram planejamento de ações para melhorar a qualidade da tecnologia.

A oficina se encerrou no dia 05 com uma discussão sobre a barragem subterrânea. No período da manhã, as UGTs fizeram um relato sobre a construção dessa tecnologia, a partir das suas experiências. Em seguida, o engenheiro agrônomo e doutorando pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Alexandre de Oliveira Lima, fez uma apresentação sobre a construção da barragem subterrânea. O produto final da oficina foi a elaboração de um instrumento de monitoramento das implementações.

O Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) tem como objetivo promover a segurança e a soberania alimentar das famílias agricultoras do Semiárido, através do acesso e do manejo sustentáveis da terra e da água para produção de alimentos. Atualmente, o Programa trabalha com quatro tecnologias sociais: cisterna-calçadão, barragem subterrânea, tanque de pedra e bomba d’água popular.Fonte: Asa Brasil


OBJETIVOS

01. Fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural sustentável no Semi-árido, promovendo a segurança alimentar e a geração de renda das famílias;

02. Valorizar os saberes tradicionais, incenti-vando a troca de experiências entre agricultores/as;

03. Implementar tecnologias sociais de manejo sustentável da terra e da água.


CISTERNA CALÇADÃO: Água para producão



BARRAGEM SUBTERRÂNEA: Oásis no Sertão



TANQUE DE PEDRA: Outra Alternativa



QUINTAL PRODUTIVO: Autonomia Alimentar e Geração de Renda

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br