Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de fevereiro de 2010

CEMIG SOLTA MAIS DE MEIO MILHÃO DE PEIXES EM 52 MUNICÍPIOS MINEIROS

A Cemig realiza peixamento no rio Jequitinhonha.

CEMIG abre temporada de peixamento

Da Agência Minas

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) realizou a soltura de mais de meio milhão de peixes, equivalente a uma biomassa de 17 toneladas, nas regiões Sul e Norte de Minas, Triângulo, Alto Paranaíba, Campos dos Vertentes e Vale do Jequitinhonha, em ações de preservação e educação ambiental. A soltura aconteceu em 101 peixamentos, em 52 municípios mineiros, que fazem parte das bacias dos rios Grande, Paranaíba, Pardo e Jequitinhonha. A maior parte dos eventos teve a participação de representantes das comunidades locais, em um trabalho para sensibilizar a população sobre a importância de preservar os ecossistemas.

O Norte de Minas e no Vale do Jequitinhonha receberam um volume recorde de peixes, produzido em parceria com a Escola Agrotécnica Federal de Salinas, totalizando mais de 2,3 toneladas de biomassa e 133 mil alevinos. Só no Jequitinhonha, cerca de 1,5 tonelada supera em mais de quatro vezes a quantidade do ano anterior. A bacia do rio Pardo foi repovoada com 800 quilos de peixes.

A Estação Ambiental da Cemig de Volta Grande, em Conceição das Alagoas, Triângulo Mineiro, foi responsável pela produção de 7,6 toneladas de peixes. Enquanto a Estação Ambiental de Itutinga, no Sul de Minas, forneceu o maior número de alevinos para soltura no Alto Rio Grande; 234 mil. A curimba, peixe mais capturado por pescadores em rios mineiros, foi o destaque dentre as espécies produzidas em cativeiro. Quase 400 mil espécimes foram utilizadas nas ações de repovoamento, sendo 340 mil nas bacias dos rios Paranaíba e Grande.

A iniciativa também favorece a geração de renda nessas regiões, pois parte da produção é realizada em parceria com produtores rurais que recebem insumos, pós-larvas e assistência técnica. Em contrapartida a Cemig recebe metade da produção, enquanto a outra metade é comercializada pelo produtor.

Temporada 2010 – Em fevereiro começa a soltura de alevinos de espécies nativas em outras bacias. No próximo dia 4, a Cemig realiza um peixamento no reservatório da Barragem de Calhauzinho, em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. Na bacia do Rio Grande, o primeiro evento acontece no dia 23, no rio das Mortes, em Barbacena, numa parceria com a ONG Rio Limpo.

A produção de alevinos da bacia do São Francisco, realizada em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), acontecerá a partir do segundo semestre, após a reforma na Estação de Hidrobiologia e Piscicultura de Três Marias. As obras englobam melhorias nos canais, drenos, laboratórios e viveiros.

- A temporada de peixamentos de 2010 começou no Norte de Minas, dentro do Programa Peixe Vivo, criado para preservar a ictiofauna nas bacias hidrográficas onde a empresa tem usinas. Foram realizados dois eventos na bacia do rio Pardo, no município de Águas Vermelhas, soltando mais de 15 mil alevinos da espécie piabanha. Agência Minas


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br