Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de março de 2010

VI Fórum Instituto Acende Brasil "

"O Homem, a Usina e o Poder Público"
Local: Salão Nobre da Bolsa de Valores do Rio de JaneiroEndereço: Rua do Mercado, 12 - Centro – Rio de Janeiro - RJ
Data: 27 de abril de 2010Horário: 8h30 às 13h00
Inscrições gratuitas

Objetivos:
Discutir os problemas relacionados à infraestrutura e ao remanejamento das populações de empreendimentos de energia
Apresentar alternativas para conciliar geração de energia e os interesses das comunidades locais
Promover debate com especialistas, empresários, acadêmicos e autoridades
Propor caminhos para o relacionamento direto e transparente entre as comunidades e os empreendedores de energia A relação entre o homem e os empreendimentos de energia é tema de debate no Rio de Janeiro.Empreendimentos de geração de energia provocam remanejamentos involuntários de comunidades. A qualidade de vida, a capacidade de geração de renda, os níveis de produção, os custos socioambientais e a eficácia do licenciamento ambiental como instrumento de participação popular são alguns dos temas que serão debatidos no VI Fórum Instituto Acende Brasil:
“O Homem, a Usina e o Poder Público”, que acontecerá dia 27 de abril, no Salão Nobre da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.Na oportunidade, especialistas do setor de energia, de órgãos do governo e do Ministério Público irão debruçar-se sobre o modelo de remanejamento da população e as questões sociais que integram o universo de construção e operação de usinas de energia elétrica.
O propósito é identificar alternativas que garantam transparência e diálogo entre a comunidade e os empreendedores de energia, sem intermediários nem conflitos.Estudos sobre remanejamento de comunidades atestam ser possível melhorar o padrão de vida e a renda das populações envolvidas desde que se trate de forma adequada cada uma das fases previstas no processo: Planejamento; Realocação das populações; Formação de nova comunidade; e Inserção Econômica do reassentado na região.A organização do evento é do Instituto Acende Brasil, entidade que desenvolve estudos voltados à promoção da transparência e da sustentabilidade no setor elétrico brasileiro.
Programação:8h30
- Credenciamento9h00
- Debate 10h30
- Intervalo11h00
- Debate13h00
- Encerramento
Apresentação do Tema e Diagnóstico:
• Claudio Sales
Presidente
- Instituto Acende Brasil
Debatedores:
• Cláudio Soares LopesProcurador-Geral do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro
• Professor Universitário• Rui Cândido DuarteEx-Prefeito de Anita Garibaldi (SC)•Empreendedor •Empresa de Pesquisa Energética•Secretaria do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro
Informações :Maria Célia Musa(61) 3963-6007
mcmusa@acendebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br