Mulheres ambientalistas serão homenageadas no Rio e em Brasília
Onde: Em Brasília - Auditório anexo do Ministério, na 505 Norte.
Rio de Janeiro - Na Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro.
Simultaneamente, em Brasília, o MMA promove o debate "A contribuição das mulheres ao ambientalismo brasileiro", com ambientalistas de destaque no cenário nacional. O encontro acontece no auditório anexo do Ministério, na 505 Norte, entrada pela W2, com início previsto para 14h30. A cerimônia vai ar via internet pelo endereço eletrônico http://172.17.15.4
Ativistas, professoras, biólogas, militantes de ONGs e lideranças populares do movimento ambientalista , com relevantes contribuições para a preservação dos biomas brasileiros, serão homenageadas pelo MMA. A idéia é contribuir para a preservação da memória da luta feminina pela defesa do meio ambiente no Ano Internacional da Biodiversidade. A proposta reflete o reconhecimento do papel da mulher na defesa da natureza.
O evento, organizado pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA é aberto ao público e contará com a presença de representantes de ONGs, Organismos Internacionais e autoridades ligadas ao meio ambiente.
A professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Berta Becker, reconhecida pela sua atuação em defesa da Amazônia, presidirá a mesa de debates, que conta com a participação de Tereza Urban, historiadora e ambientalistas e a professora da PUCRJ, Isabel Cristina Moura Carvalho. O debate será mediado pela secretária executiva do MMA, Izabela Teixeira.
Além de Becker, três ambientalistas com atuação destacada, recebe homenagens especial, com a publicação dos primeiros quatro marcadores. São elas: Magda Renner, uma das fundadoras da Rede Internacional sobre Pesticidas, Judith Cortesão, uma das idealizadoras do Globo Ecologia e Dorothy Stang, freira norte americana naturalizada, assassinada barbaramente pela sua atuação em defesa dos direitos humanos e meio ambiente, na Terra do Meio, no Pará.
Fonte: Imprensa MMA /Portal do Meio Ambiente
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
[20100322 Terræ Registra] Dia Mundial da Água 2010. Vejam o que estamos protegendo:
ResponderExcluirhttp://network.earthday.net/photo/photo/slideshow?albumId=1734264:Album:99644
--------------------------------------------------------------------------------
22 Março de 2010- Salve a Bacia do Caçador! Todos vivemos rio abaixo. Para o benefício comum, proteger as fontes d´água da contaminação é dever de todos. Não se pode deixar esta responsabilidade apenas nas mãos do governo. Prevenir é mais econômico ( ONU, 2010)
O Centro de Referência do Movimento da Cidadania pelas Águas Florestas e Montanhas Iguassu Iterei, , celebra in situ e globalmente pela web, o Dia Mundial da Água 2010, difundindo virtualmente a campanha da ONU-AGUA e as ações emblemáticas do movimento pela Duplicação Sustentável da Br116-SP para SALVAR A BACIA DO CAÇADOR: nas cabeceiras da Serra do Mar, recobertas pela Mata Atlântica remanescente. As ações da sociedade civil em prol das alternativas sustentáveis para a Duplicação da BR-116 na Serra estão respaldadas em pareceres técnicos, científicos e jurídicos de conceituados especialistas . As ações do Centro de Referência celebrando o DIA MUNDIAL DA AGUA 2010 visam pedagogicamente dar conhecimento público do que tem sido feito , em prol da Água latu sensu , no que tange a qualidade e a quantidade , tanto globalmente como especificamente nesta Serra, para garantir a salvaguarda da Terra para a presente e futuras gerações. A campanha do CR MCPA FM Iguassu Iterei dá continuidade às realizadas desde 1998 no DIA MUNDIAL DA AGUA .
Conforme, Léa Corrêa Pinto, coordenadora de Iguassu Iterei, a presente contribuição está amparada nos princípios do conhecimento e informação , da participação, da precaução e da prevenção, que são essenciais quando se lida com a mudança de clima , a importânica de se evitar a poluição da água, elemento essencial à vida, a perda acelerada da biodiversidade , as crises da água do mundo e o lobby pela flexibilização global da legislação ambiental .
http://s.lourencinho.sites.uol.com.br/2010wwd/1.htm
http://s.lourencinho.sites.uol.com.br
Share Twitter Facebook