Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de março de 2010

ESGOTO ECOLÓGICO É PESQUISADO PELO IMPA (AM)

Inpa investe em pesquisa com esgoto ecológico

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), em parceria com a empresa Ecoete Tecnologia de Preservação Ambiental, investe em pesquisas para o tratamento do esgoto doméstico e industrial tendo como base métodos naturais e ecologicamente corretos.


Inpa investe em pesquisa com esgoto ecológico

EcoDebate - 05/03/2010

O experimento do esgoto ecológico é composto por duas estações de tratamento e está implantado há três meses. Ele purifica a água oriunda de um conjunto residencial próximo ao campus V-8 do Inpa usando o solo e plantas.

Uma das estações contém três módulos que absorvem a água contaminada. Cada uma tem cerca de quatro metros quadrados. No primeiro deles, é filtrado mais de 80% dos efluentes, em curso normal; no segundo os 20% e o terceiro serve para comportar o excedente, quando o nível de água aumenta. O processo também inclui várias perfurações no solo. Os buracos, de 25 centímetros de diâmetro, atingem três metros de profundidade.

A terra também é afofada para aumentar sua permeabilidade sendo coberta por uma camada de seixo que facilita a aeração (processo que permite a oxidação do material orgânico, fazendo com que os microorganismos trabalhem com mais eficiência, utilizando esses nutrientes como alimento e liberando CO²). Nessas condições, a água é absorvida no solo, chegando limpa ao lençol freático.

Plantas que purificam

As plantas também têm importante função no processo de purificação da água. Os estudos são realizados com duas espécies de vegetais: Munguba (Bombacaceae e Pseudobombax) e Canarana (espécie de gramínea da região amazônica com grande potencial para consumo em esgoto). Também será verificada a capacidade da planta Matapasto (Senna obtusifolia), para a absorção de efluentes.

“Além de purificar o ambiente, a planta diminui a quantidade de água infiltrada no solo. A Canarana, por exemplo, precisa de nutrientes para crescer, então, retira esses nutrientes que vem da água pelo processo de evapotranspiração, joga água limpa em forma de vapor na atmosfera”, ressalta Luiz Antonio de Oliveira, pesquisador do Inpa e um dos coordenadores do projeto.

O diferencial desse projeto, segundo Antonio Bento Neto, diretor técnico da Ecoete e também coordenador do estudo, é reduzir a quantidade de água suja no igarapé. Outro ponto que ele ressalta é o custo desse sistema, que chega a ser 40% inferior ao convencional. Outra característica é o tempo de implantação, que dura aproximadamente um mês.

O experimento recebe financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa em Micro e Pequenas Empresas (Pappe). Para o projeto foram destinados cerca de R$ 110 mil, dos quais R$ 66,70 mil já foram liberados.

Informe do MCT-Ministério da Ciência e Tecnologia publicado pelo EcoDebate, 05/03/2010

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br