Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de fevereiro de 2010

FENÔMENO ATÍPICO PROVOCA SEQUÊNCIA DE CHUVA ANORMAL EM SÃO PAULO


DIGA NÃO ÀS ENCHENTES
CAMPANHA PERMANENTE
As comunidades precisam investir mais em
planejamento, para evitar desastres ambientais


Frequência de chuva em SP revela existência de fenômeno atípico

Sequência de chuva foi recorde em pelo menos dois pontos da capital, dizem órgãos

EDUARDO GERAQUE
DA REPORTAGEM LOCAL FOLHA SP

Não é só o volume de chuvas que impressiona e está acima da média. A quantidade de vezes que choveu em São Paulo em janeiro também reforça a existência de um fenômeno climático atípico.
Até ontem, foram 44 dias seguidos de chuvas na capital. Mas não é possível saber se a marca é recorde, pois a medição é feita em pontos isolados do município.

Recordes, de fato, ocorreram em dois pontos da cidade. Na zona norte de São Paulo, foram registrados 26 dias com chuva - a medição foi no Mirante de Santana. Na zona sul, na Estação Meteorológica da Universidade de São Paulo, foram 28.

As medições em Santana, sob responsabilidade do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), começaram em 1943. No parque do Estado, a série histórica da USP existe desde 1933.
"A chuva toda foi distribuída pelo mês. Nos 28 dias que choveu [nas medições da USP], as precipitações foram entre fraca e intensa, com poucas exceções", diz Samantha Martins, meteorologista da USP.

Segundo Augusto Pereira Filho, também da USP, nenhum recorde diário de chuva foi batido agora em 2010.
"Na sua grande maioria, mais de 95%, as taxas de precipitação ficaram abaixo dos 20mm/ h (o que caracteriza uma chuva de baixa intensidade).

Por causa do calor (a média das temperaturas máximas na capital em janeiro ficou 1,4C acima do normal) e da alta umidade é que as nuvens de tempestade se formam com rapidez sobre São Paulo.
Esse processo contribui também para as rajadas de vento, como as vistas ontem à tarde, por volta das 16h45, no cruzamento das avenidas Rebouças e Faria Lima. Esses fortes deslocamentos de ar tem encontrado árvores podres ou mal plantadas, que caem facilmente.

Depois das tempestades de janeiro, a previsão mostra que fevereiro e março vai continuar a chover um pouco acima da média, nos dois casos. Mas, no total desses dois meses, a quantidade de chuva ficará abaixo, afirma o Inmet, da registrada para o mês de janeiro.
Na cidade de São Paulo, por exemplo, choveu 480,5 mm.

Enquanto cidades como São Paulo, Guarulhos e Franca registraram volumes históricos de chuvas em janeiro, em Campos do Jordão, por exemplo, ocorreu o contrário.
De acordo com as medições do Inmet, choveu apenas 181,6 mm no alto da Mantiqueira. É o menor registro obtido para a área desde 1998.


Texto Anterior: Enxurrada destroi via e arrasta idosa
Próximo Texto: Calor no Rio é recorde desde 2003

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br