Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de fevereiro de 2010

AUMENTA A PRESSÃO DO GOVERNO FEDERAL SOBRE A HIDRELÉTRICA APROVADA NO GRITO: "BELO MONSTRO"


hidrelétrica polêmica

Cresce pressão sobre usina de Belo Monte

04/02/2010 - O Globo

BRASÍLIA - A Advocacia Geral da União (AGU) decidiu aumentar a pressão contra o grupo de procuradores da República contrários à construção da usina de Belo Monte, no Pará, e de outras grandes hidrelétricas, como mostra matéria dos repórteres Jailton de Carvalho, Isabel Braga Eliane Oliveira, Geralda Doca e Cristiane Jungblut, publicada nesta sexta-feira, no GLOBO.

A cúpula da instituição vai pedir, na próxima terça-feira, que o Conselho Nacional do Ministério Público abra investigação contra procuradores que ingressaram com ações na Justiça, supostamente sem fundamento, contra as licenças concedidas pelo Ibama para a construção das usinas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira (RO). Será a primeira vez que a AGU recorrerá ao Conselho contra o MP.

Saiba mais: Construção de usina de Belo Monte abre guerra entre AGU e Ministério Público

O mesmo procedimento está previsto em relação aos procuradores que ameaçam processar servidores do Ibama responsáveis pela liberação do leilão de Belo Monte. Mas, mesmo com a ofensiva, o procurador da República no Pará, Ubiratan Cazetta, disse na quinta-feira ao GLOBO que ele e outros colegas mantêm a disposição de cassar, na Justiça, a licença do Ibama para o empreendimento, um dos principais projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Leia também: Tarso Genro não considera nota da AGU sobre Belo Monte como ameaça

A AGU decidiu pedir investigação contra os procuradores Heitor Soares e Nádia Simas e a promotora Aidee Torquato que, em 2009, fizeram denúncias contra dirigentes do Ibama, entre eles o presidente da instituição, Roberto Messias, para inviabilizar a construção de Jirau e Santo Antônio. Para os advogados da União, os representantes do MP estariam se orientando por ideais pessoais.

O primeiro aviso da AGU já estava presente na nota divulgada na quarta-feira pela instituição, após procuradores do Pará terem anunciado decisão de ajuizar ações contra dirigentes do Ibama que, na segunda-feira, autorizaram o leilão de Belo Monte. Para Ubiratan Cazetta, a ameaça da AGU é inócua. Ele disse que, de fato, o Ministério Público ainda não analisou o conteúdo da licença, mas nem por isso deixará de contestar sua liberação.

O procurador sustenta que, ao conceder a licença, o Ibama não considerou como obrigatório o levantamento prévio do impacto da usina nas populações ribeirinhas:

- Esse é um dos aspectos que vai nos levar a entrar com ação contra a licença.

Leia íntegra da reportagem na edição do GLOBO Digital (conteúdo exclusivo para assinantes)

Leia mais: Edital de Belo Monte deve sair depois do carnaval, diz Aneel



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br