Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de março de 2010

AS MULHERES E AS ÁGUAS (II) - SEMANA DA MULHER 2010

NOSSA HOMENAGEM PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER 2010

AS MULHERES PODEROSAS NAS ÁGUAS PAULISTAS


São Paulo tem mulheres muito importantes, ocupando cargos não menos importantes relacionados aos recursos hídricos do populoso e industrializado estado.


Os problemas decorrentes da grande demanda do precioso líquido para atender a população de seus municípios, com alta porcentagem de atendimento no quesito saneamento básico, a exigência de considerável volume para fazer girar seu imenso parque industrial e extenso sistema de irrigação, na sua agricultura, são alguns dos desafios das nossas homenageadas.


Destacamos aqui a Secretaria Estadual de Saneamento e Energia e as Secretárias Executivas de importantes Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado.



DILMA SELI PENA

Secretária Estadual de Saneamento e Energia

Mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP), iniciou sua carreira como funcionária pública federal, em 1976, como técnica em planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Foi diretora de Saneamento da Secretaria de Política Urbana do Ministério de Planejamento, na gestão do Ministro José Serra, diretora de Investimentos Estratégicos do Ministério de Planejamento e diretora da Agência Nacional de Águas, na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Ocupou o cargo de secretária adjunta da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, na gestão do secretário Martus Tavares.


É presidente do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Saneamento. Dilma Pena tem vários artigos, textos e livros publicados nas áreas de saneamento, recursos hídricos, energia e planejamento.



MARIA EMÍLIA BOTELHO
Secretária Executiva do CBH Alto Tietê - SP
Assesora de Gabinete da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de S. Paulo






Principais realizações no CBH Alto Tietê - SP:
No cumprimento das metas prioritárias do comitê, em 2009, destacam-se as seguintes:
O planejamento conjunto das ações da Bacia do Alto Tietê com os cinco subcomitês, a consolidação da cobrança pelo uso da água, e a aprovação do decreto de regulamentação da Lei Específica do Reservatório Billings.

Para 2010, o comitê tem como metas prioritárias o fortalecimento do sistema de gestão e de comunicação, o Seminário sobre Gestão dos Recursos Hídricos e Mudança Climática na Região Metropolitana de São Paulo, a implantação do Programa de Educação Ambiental pela câmara técnica, a elaboração das leis específicas, os Planos de Desenvolvimento e Proteção Ambiental (PDPA) para os mananciais Alto Cotia, Ribeirão dos Cristais e Alto Tietê-Cabeceiras, e a aprovação da lei específica de mananciais do Alto Juqueri.



Suraya Damas Oliveira Modaelli

Secretária Executiva Adjunta – CBH-MP
Secretária Executiva - CBH - AP
Secretária Executivo do Fórum Nacional
de Comitês de Bacias Hidrográficas
Secretária Executiva do Fórum Paulista
de Comitês de Bacias Hidrográficas
Engenheira Civil
Depto. de Águas e Energia Elétrica - DAEE

Suas realizações à frente do CBH do Médio Paranapanema:
A assinatura de resolução conjunta entre os estados do Paraná e São Paulo, para a realização de estudos integrados sobre a bacia do Rio Paranapanema, abriu nova perspectiva de ação para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema.
Os comitês paulistas do Paranapanema buscavam, há anos, essa integração para
concretizar a instalação de um comitê de bacia federal, isso porque as águas do rio são de domínio da União. Foi instituído um grupo executivo com representação dos dois estados e várias reuniões de trabalho foram realizadas.
Para 2010, espera-se a contratação do Plano de Recursos Hídricos do Paranapanema e o início de um processo de capacitação e mobilização dos seis comitês que integram a bacia para a gestão compartilhada.


Marli Aparecida Reis Maciel Leite
Secretária Executiva – CBH-PS
Paraíba do Sul
Engenheira Civil
Depto. de Águas e Energia Elétrica - DAEE







Em 2009, o comitê completou 15 anos. O balanço é positivo, especialmente no que diz respeito à participação da sociedade. A defesa da bacia do Rio Paraíba do Sul, por exemplo, mobilizou recentemente cerca de 500 pessoas em São José dos Campos. O Plano de Bacia e o Relatório de Situação foram elaborados e aprovados pelo comitê.
Em 2010, o desafio é implantar as medidas do plano, aperfeiçoar o sistema de cadastro para a cobrança do setor rural e preparar a equipe para o debate sobre a eventual transposição das águas da bacia do Rio Paraíba do Sul para a macrometrópole paulista.
Também faz parte das prioridades do comitê, em 2010, o convênio de integração a ser firmado entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais para resguardar o princípio da descentralização do gerenciamento dos recursos hídricos na bacia do Rio Paraíba do Sul.

Informações do Site da Secretaria de Energia e do Informativo do SIGRH "Correnteza"- Edição Nº 11 - Ano 03

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br