AS MULHERES PODEROSAS NAS ÁGUAS PAULISTAS
São Paulo tem mulheres muito importantes, ocupando cargos não menos importantes relacionados aos recursos hídricos do populoso e industrializado estado.
Os problemas decorrentes da grande demanda do precioso líquido para atender a população de seus municípios, com alta porcentagem de atendimento no quesito saneamento básico, a exigência de considerável volume para fazer girar seu imenso parque industrial e extenso sistema de irrigação, na sua agricultura, são alguns dos desafios das nossas homenageadas.
Destacamos aqui a Secretaria Estadual de Saneamento e Energia e as Secretárias Executivas de importantes Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado.
DILMA SELI PENA Secretária Estadual de Saneamento e Energia Mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP), iniciou sua carreira como funcionária pública federal, em 1976, como técnica em planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Ocupou o cargo de secretária adjunta da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, na gestão do secretário Martus Tavares.
|
MARIA EMÍLIA BOTELHO
Secretária Executiva do CBH Alto Tietê - SP
Assesora de Gabinete da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de S. Paulo
Principais realizações no CBH Alto Tietê - SP:
O planejamento conjunto das ações da Bacia do Alto Tietê com os cinco subcomitês, a consolidação da cobrança pelo uso da água, e a aprovação do decreto de regulamentação da Lei Específica do Reservatório Billings.
Suraya Damas Oliveira Modaelli
Secretária Executiva Adjunta – CBH-MP
Secretária Executiva - CBH - AP
Secretária Executivo do Fórum Nacional
de Comitês de Bacias Hidrográficas
Secretária Executiva do Fórum Paulista
de Comitês de Bacias Hidrográficas
Engenheira Civil Depto. de Águas e Energia Elétrica - DAEE
A assinatura de resolução conjunta entre os estados do Paraná e São Paulo, para a realização de estudos integrados sobre a bacia do Rio Paranapanema, abriu nova perspectiva de ação para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema.
Os comitês paulistas do Paranapanema buscavam, há anos, essa integração para
concretizar a instalação de um comitê de bacia federal, isso porque as águas do rio são de domínio da União. Foi instituído um grupo executivo com representação dos dois estados e várias reuniões de trabalho foram realizadas.
Para 2010, espera-se a contratação do Plano de Recursos Hídricos do Paranapanema e o início de um processo de capacitação e mobilização dos seis comitês que integram a bacia para a gestão compartilhada.
Marli Aparecida Reis Maciel Leite
Secretária Executiva – CBH-PS
Paraíba do Sul
Engenheira Civil Depto. de Águas e Energia Elétrica - DAEE
Em 2010, o desafio é implantar as medidas do plano, aperfeiçoar o sistema de cadastro para a cobrança do setor rural e preparar a equipe para o debate sobre a eventual transposição das águas da bacia do Rio Paraíba do Sul para a macrometrópole paulista.
Também faz parte das prioridades do comitê, em 2010, o convênio de integração a ser firmado entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais para resguardar o princípio da descentralização do gerenciamento dos recursos hídricos na bacia do Rio Paraíba do Sul.
Informações do Site da Secretaria de Energia e do Informativo do SIGRH "Correnteza"- Edição Nº 11 - Ano 03
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br