Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de março de 2010

ASSINATURA DA DECLARAÇÃO DE FOZ DE IGUAÇU ENCERRA A 2ª LATINOSAN

Vice-Ministro boliviano assina Declaração de Foz do Iguaçu - Foto Wilson Ruanis.JPG

Países da América Latina assinam Declaração de Foz do Iguaçu

Para encerrar a Latinosan - Conferência Latinoamericana de Saneamento, foi assinada nessa quarta-feira (17) a Declaração de Foz do Iguaçu. Na oportunidade 10 países e duas instituições da América Latina reafirmaram as iniciativas e os esforços realizados em prol do saneamento básico, consolidando o compromisso para a superação da pobreza e alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) até 2015. Esta segunda edição da Latinosan é uma continuidade das discussões iniciadas durante a 1ª Conferência, realizada 2007, em Cali, na Colômbia. Dezessete países assinaram a “Declaração Ministerial de Cali”.

Alguns países apresentaram limitações para alcançar as metas de saneamento, especialmente nas áreas rurais e pequenas localidades. O Vice-Ministro de Água e Saneamento Básico da Bolívia Felipe Quispe disse que só conseguirão atingir as metas se houver investimentos e cooperação internacional. “Nós temos uma bolsa de recursos, mas precisamos de mais dinheiro para ter um tratamento adequado de água potável”, destacou. Os participantes reconheceram a necessidade de proteger e restaurar os ecossistemas, ampliar o acesso dos serviços de fornecimento de água e priorizar a gestão das águas pluviais.

O documento ainda reforça a utilização de resíduos sólidos e prioriza a sustentabilidade socioeconômica e ambiental desde a geração até a disposição final. O Ministro das Cidades Marcio Fortes informou por meio de sua assessoria que é necessário criar uma rede de trabalho para que um país ajude o outro. “O Brasil vai servir de exemplo e nosso compromisso é colaborar com os países vizinhos. Vamos trocar experiências e fornecer tecnologia para eles”, declarou.

Segundo o Coordenador do Departamento de Articulação Institucional da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, Sérgio Gonçalves a preocupação do Brasil é com o esgoto. “Já atingimos a cobertura de 60% e precisamos chegar a 75% para cumprir a meta da ONU”, disse. As instituições financeiras assumiram o compromisso de investir continuamente para implementação dos programas em saneamento.

A próxima Latinosan será em 2013 no Panamá. O convite foi oficializado por Julio Castillo do Ministério do Meio Ambiente. “Podemos chegar a 2015 cumprindo as metas e melhorando a qualidade de vida. Para nós Foz do Iguaçu foi o melhor lugar para acontecer este encontro, pois aqui tem tudo: geração de energia, água e reflorestamento”, definiu.

2ª Latinosan – Conferência Latino-americana de Saneamento

Período: 14 a 18 de março de 2010

Local: Hotel Rafain Palace - Fozdo Iguaçu / Paraná

Assessoria de Imprensa: CláudiaRomero – Tel: + 55 (21) 8252-7749 e 2275-5255

Márcia Soares – Tel:+55 (21) 2539-3664 e 8897-3664

imprensalatinosan2010@abes-dn.org.br
www.latinosan2010.org.br


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br