Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de março de 2010

DIGA NÃO À 2ª TRANSPOSIÇÃO DO RIO PARAÍBA DO SUL - AÇÕES DA COMISSÃO AMBIENTAL SUL - VOLTA REDONDA - RJ


Cúria Diocesana de Volta Redonda - RJ

Comissão Ambiental Sul traça série de ações contra transposição do Rio Paraíba e luta para projetos ambientais

VOLTA REDONDA
Ontem, a Cúria Diocesana foi palco de outro encontro promovido pela Comissão Ambiental Sul. Da reunião foram traçadas importantes ações a serem realizadas. Participaram cerca de 60 pessoas, entre especialistas, religiosos (bispos e pastores), educadores, lideranças políticas, sindicalistas e comunidade. A comissão foi criada para discutir questões ambientais de Volta Redonda e região. Atualmente são dois focos de trabalho: a transposição, proposta do Governo de São Paulo, que seria um estudo para pegar uma parte da água na região do Vale do Paraíba para abastecer parte da metrópole, sendo a segunda transposição de rio na região - a primeira é em Piraí para abastecer parte do Rio de Janeiro; e o segundo foco seria um trabalho de consciência para a criação de projetos de recuperação da bacia.

Ficou marcado para o dia 22, Dia Mundial das Águas, um ato público na praça da Prefeitura de Volta Redonda, com o objetivo de dar visibilidade e mostrar a importância das águas do Rio Paraíba do Sul; o agendamento de um encontro com a secretária Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, onde será exposta a situação precária do Rio Paraíba e também colocar a questão da transposição para o Estado tomar uma posição oficial. Sobre esse encontro o bispo dom João Maria Messi pediu prioridade.

A Comissão Ambiental Sul também definiu que será feito um estudo detalhado das resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) sobre a transposição e ações pertinentes. De acordo com o membro da comissão e integrante do Movimento Ética na Política (MEP), José Maria da Silva, o Zezinho, os técnicos da comissão se encontrarão na semana que vem para estudar a resolução do Conama 237, de 19 de dezembro de 1997, que pode subsidiar o processo da comissão que existe no Ministério Público. “A resolução sinaliza para confirmar que o Governo de São Paulo se equivocou ao fazer essa proposta sem fazer as considerações legais apontadas. Esse ponto foi colocado pelo professor Marcus Vinícius, especialista na área ambiental no encontro de hoje (ontem)”, diz.

Outra ação da comissão será a articulação com o Estado de Minas Gerais para tratar sobre o caso, além da participação na audiência pública no dia 15 de abril, no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), que tratará sobre o tema. Essa será a terceira audiência pública na região e será organizada por um grupo de entidades de Barra Mansa.

ADIADOS ESTUDOS DA TRANSPOSIÇÃO


Em notícia veiculada ontem, o Governo de São Paulo informou que está adiado por tempo indeterminado a divulgação dos estudos de transposição do Rio Paraíba do Sul para servir a macrometrópole de São Paulo. O trabalho seria divulgado neste mês. O fato, de acordo com Zezinho, não adia os trabalhos da Comissão Ambiental Sul, mas apenas reforça a continuidade do trabalho no sentido de prevenir que a ação aconteça, já que o trabalho foi apenas adiado e não suspenso. Fonte:
José Maria da Silva



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br