Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de março de 2010

INGÁ PROMOVE RIBEIRINHOS E PRAIANOS DA BAÍA DE IGUAPE (BA)

Parque Jardim dos Namorados - Pituba - Salvador (BA)

Feira traz cultura e economia da Baía do Iguape para Salvador

Evento acontece no Jardim dos Namorados, na Pituba, dos dias 26 a 28 de março

"A Feira do Iguape objetiva ainda o fortalecimento da conservação ambiental e das águas na região do Iguape; contribuir com a valorização dos saberes tradicionais; aumentar a participação dos profissionais daquela região em feiras e evento; divulgar as potencialidades econômico-culturais (artesanato, pesca, marisco, agricultura e turismo) da região do Baixo Paraguaçu; e estimular o empreendedorismo das comunidades."


Durante três dias, pescadores e marisqueiras, artesões, agricultores e quilombolas de nove comunidades tradicionais da Baía do Iguape, localizadas nos municípios de Maragojipe, Cachoeira e São Félix, no Recôncavo Baiano, exporão em Salvador produtos de artesanato, cestaria, cerâmica, produtos agrícolas e de pesca, além da gastronomia local. Promovida pelo Governo do Estado, a Feira do Iguape acontece entre os dias 26 e 29 de março, no Jardim dos Namorados, no bairro da Pituba, de 16h às 22h. A solenidade de abertura será no dia 25, às 19h, para convidados.


Quem prestigiar o evento, poderá assistir também apresentações culturais de grupos artísticos da região, como rodas de capoeira, samba de roda, bumba meu boi, costumes e expressões religiosas, e apreciar um pouco da rica cultura de uma região caracterizada por abrigar comunidades tradicionais.


Entre os expositores, estão pessoas que habitam as localidades de Santiago do Iguape e São Francisco do Paraguaçu, no município de Cachoeira; povoado do Pilar, em São Félix; e povoados de Salaminas, Porto da Pedra, Ponta de Souza, Coqueiros do Paraguaçu, Najé e Capanema, em Maragojipe. Toda a região da Baía do Iguape, que faz o encontro do Rio Paraguaçu com a Baía de Todos os Santos, possui uma população de cerca 90 mil habitantes.


“Esta é uma boa oportunidade de mostrar e vender o que produzimos aqui na comunidade de Coqueiros do Paraguaçu. Vou levar panelas, frigideiras e canoeiras (tacho oval), além do nosso samba de roda”, entusiasma-se dona Ricardina Pereira da Silva, mais conhecida como “Dona Cadu”, que completará 90 anos de idade em abril. Artesã há 80 anos, “Dona Cadu” explica que, assim como as outras pessoas da comunidade, vende seus produtos na porta de casa. “Já participei de diversos eventos em Salvador e é sempre uma boa oportunidade de vendas”, comenta a anciã.


Sobre a Feira do Iguape


A Feira do Iguape está inserida no programa Iguape Sustentável, coordenado pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) em parceria com diversas secretarias do Estado, e tem como objetivo valorizar e fortalecer a cultura das comunidades tradicionais e estimular o desenvolvimento socioeconômico e ambiental.


A feira objetiva ainda o fortalecimento da conservação ambiental e das águas na região do Iguape; contribuir com a valorização dos saberes tradicionais; aumentar a participação dos profissionais daquela região em feiras e evento; divulgar as potencialidades econômico-culturais (artesanato, pesca, marisco, agricultura e turismo) da região do Baixo Paraguaçu; e estimular o empreendedorismo das comunidades.


De acordo com a Diretoria Socioambiental Participativa do INGÁ, o evento consolida o fortalecimento das comunidades e é um estímulo para a abertura de canais de mercado e para o fortalecimento dos sistemas de produção agrícola, artesanal, de apicultura, além das atividades culturais. Como resultado da atividade, o Governo do Estado espera que os produtores ganhem visibilidade, estabeleçam novas parcerias comerciais e se capitalizem com a venda dos produtos a preços justos.

O evento foi idealizado durante a Caravana Senhora das Águas, uma atividade do programa Iguape Sustentável, realizada em agosto de 2009. Na oportunidade, a Comissão Executiva do Iguape (formada pelas diversas diretorias do INGÁ, e de representantes de secretarias estaduais, de prefeituras e das comunidades envolvidas no Programa) percorreu a região e levantou diversas demandas das comunidades visitadas, entre elas a necessidade de fomentar alternativas de escoamento da produção local, a fim de fortalecer uma economia solidária e sustentável.


Quem realiza

A Feira do Iguape é um esforço conjunto de diversas secretarias e autarquias do Governo do estado.


Além do INGÁ, que é uma autarquia da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), são responsáveis pela realização do evento a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi); Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes); Secretaria da Saúde (Sesab); Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur); e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult). Também tem a participação da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e Instituto de Artesanato Visconde de Mauá.


Sobre o programa Iguape Sustentável

A Feira do Iguape é uma ação inserida no Programa Iguape Sustentável, que é uma proposta de execução de políticas públicas integradas voltadas para a melhoria da qualidade de vida socioambiental dos pescadores, marisqueiras, quilombolas, extrativistas, artesãos e demais moradores de pequenos povoados da Baía do Iguape. Distante 130 km da capital, a Baía do Iguape é caracterizada por ser uma região de ambiente de raras belezas naturais, com grande diversidade cultural e marcada pela profunda influência do povo negro e indígena que viveu no local. A culinária, a dança e a arquitetura são grandes atrativos turísticos da localidade.


17/03/10

Ascom INGÁ

Mais informações:

Letícia Belém/Yordan Bosco /Francisco Ribeiro

(71) 3116-3286/ 3042 /3215 /9966-7345



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br