Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de março de 2010

MARINHA NÃO DISPARA ALERTA DE TSUNAMI, APÓS TERREMOTO NO CHILE

Equipes de resgate em busca de vítimas em Concepción - Foto Natacha Pisarenko - AP Photo

CONCEPCIÓN- A Marinha do Chile falhou ao não emitir um aviso de tsunami para as ilhas e regiões litorâneas próximas ao país após o terremoto de magnitude 8.8 que atingiu a nação andina na madrugada de sexta para sábado, disse no domingo, 28, o ministro da Defesa chileno, Francisco Vidal, segundo o canal de notícias CNN.

"Nascemos de novo", diz brasileiro que está no Chile, ao descrever terremoto

“Nascemos de novo”, disse o secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura, José Castilho, ao descrever a sensação dos cerca de 40 brasileiros que participavam do Congresso Iberoamericano de Literatura Infantil, em Santiago, quando um terremoto de 8,8 graus na escala Richter atingiu o Chile. O grupo, liderado por Castilho, ainda continua naquele país.

Entre os brasileiros que representavam o país no congresso, que terminaria hoje, estão escritores como Lygia Bojunga e Ana Maria Machado, ganhadoras do Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante da literatura infantil.

“O que mais nos deixou impressionados foi quando vimos como os colegas de outros países que têm terremotos ficaram assustadíssimos. Isso nos deixou mais assustados ainda. Foi muito difícil. A sensação foi de que nascemos de novo”, afirmou Castilho.

Segundo ele, no momento do terremoto, por volta das 3h30, todos os hóspedes correram, ainda de pijamas, para a rua, retornando apenas horas depois. O elevador do prédio, de 11 andares, não está funcionando e várias pessoas, 500 delas participantes do congresso de literatura, se agruparam nos andares mais baixos do hotel, que estava com sua ocupação máxima. Alguns, com receio de novos tremores, estão acomodados no saguão.

“Ontem, sentimos outros tremores menores umas duas ou três vezes e todos corremos para fora do hotel de novo. O prédio está com algumas rachaduras e goteiras. Estamos passando um aperto”, disse Castilho. Hoje de manhã, o grupo entrou em contato com a Embaixada do Brasil no Chile

“Estamos aqui representando o país e há pessoas muito significativas. O sofrimento de todos os brasileiros por aqui é bem grande e não queremos tratamento privilegiado. Pedimos à Embaixada, apenas que caso haja um avião para repatriamento que essas pessoas que estão conosco, muitas de idade, sejam lembradas”, explicou.

Castilho disse que as últimas informações dadas ao grupo pelas autoridades chilenas e pela Embaixada do Brasil são de que há grande possibilidade de que amanhã o aeroporto de Santiago seja liberado para os primeiros voos comerciais depois de seu fechamento, logo após o terremoto.
(Fonte: Agência Brasil) - AMBIENTE BRASIL

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br